Abertura do ano letivo 2020/21

Informação aos Encarregados de Educação  (consulta turmas)


Receção aos alunos pelo Diretor de Turma  ( 16 de setembro 2020 - 4ªfeira)

2º e 3º ciclos do Ensino Básico

Ensino Secundário

 

Visita de Estudo – Bruxelas

No início do ano letivo, a turma do 12°D foi convidada a visitar o Parlamento Europeu, em Bruxelas, pelos deputados do Bloco de Esquerda, Marisa Matias e José Gusmão que, como eurodeputados, pertencem ao grupo político denominado “Grupo da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Nórdica Verde”.

Na manhã do dia 2 de Dezembro, os 14 alunos e as duas professoras, Luísa Correia e Teresa Lopes, encontraram-se no aeroporto de Lisboa, prontos para embarcarem.

O voo de Lisboa até Bruxelas foi bastante tranquilo. Por volta das 13h, seguimos do aeroporto diretamente para o Parlamento, onde almoçámos e assistimos a uma breve explicação sobre o funcionamento político da União Europeia (UE), e onde conhecemos, pessoalmente, os deputados Marisa Matias e José Gusmão. Em seguida, visitámos o espaço onde se realizam as sessões parlamentares da UE, com lugar para 751 deputados!

Após a breve visita a uma das sedes mais importantes da UE, dirigimo-nos para Grand-Place, uma das praças mais importantes da cidade de Bruxelas.

No segundo dia da viagem fizemos uma visita à cidade medieval de Bruges. O dia foi passado a explorar e a caminhar pelas ruas da cidade, incluindo uma viagem de barco pelos bonitos canais de Bruges.

Regressados a Bruxelas, fomos presenteados com um jantar oferecido pelos eurodeputados.

O último dia serviu para visitarmos a Casa da História Europeia, um museu com um conceito muito original, pois cada aluno poderia explorar as diferentes exposições, divididas por vários pisos, ao seu próprio ritmo, através de um tablet que continha toda a informação acerca das exposições.

Aproveitámos o resto do dia para descobrir um pouco mais da cidade e à tardinha regressámos a Lisboa.

Destaques do "Magazibn"

  • No âmbito da área disciplinar de Cidadania e Desenvolvimento os alunos do 11ºE criaram um poema sobre o que é ser cidadão.

    Continuar...
  • Este ano não haverá as típicas festas populares, mas certamente muitas famílias não deixarão de comer uma sardinhada. Por que não desafiar os alunos a decorar uma sardinha?

     

    Continuar...
  • Tendo em consideração que o 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades de comemorou há poucos dias, alguns alunos escreveram textos reflexivos acerca desta obra grandiosa. Eis algumas opiniões. 

    Continuar...
  • No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, a professora Olga Prata desafiou os seus alunos do 12º B, a realizarem um vídeo de incentivo e motivação, tendo em conta esta fase da vida menos agradável que todos estamos a passar, em virtude da Covid19.

    Continuar...
  • A família é o amor que plantamos num solo fértil, com raiz forte e que cultivamos e cuidamos constantemente, para que brotem belas flores e bons frutos.

    Continuar...
  • O Brincar  é fundamental para o desenvolvimento saudável de cada criança, e portanto, deve ser sempre reforçada a sua importância.

    Continuar...
  • Desde o dia 22 de maio que a Mega Ibn Radio está em direto para todo o mundo através da internet .Uma semente lançada no nosso agrupamento,  em "território das turmas 7D, 7M, 9A e 11D . O video que a seguir  partilhamos conta como foi.

    Continuar...
  • O Agrupamento de Escola Ibn Mucana está de parabéns pela participação no Prémio EMI – Escola Mais Inclusiva!

    Continuar...
  • Debate com dois políticos: Eurodeputada Margarida Marques e deputado Miguel Costa Matos
    No âmbito do Clube Europeu e do Projeto Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu, e ainda na sequência da comemoração do Dia da Europa., realizou-se via zoom, no dia 19 de maio, um debate acerca do futuro da Europa após o covid19.

    Continuar...
  • A MEGAIbn Rádio está a chegar!!!
    É a rádio escolar online feita por alunos do agrupamento, inspirada nos valores do florescimento humano e criada para servir o Bem-estar e a Cidadania. Resulta do projeto Semear Valores On-air, uma academia do programa Academias Gulbenkian do Conhecimento. 

    Continuar...
  • A turma do 9ºE da Escola Básica e Secundária Ibn Mucana traz para a escola, o prémio EMI - Escola Mais Inclusiva!
    Acreditamos que a participação no Peddypaper do Dia das Acessibilidades causou a diferença nos vossos alunos, assim como todo o trabalho desenvolvido pós atividade. Continuar...
  • Neste dia celebra-se  a formação da União Europeia e com esta a união, a paz, a solidariedade, a cooperação e o desenvolvimento económico alcançados.

     

  • A União Europeia é, atualmente, a mais forte aliança tanto política, como económica como social, do mundo, com 27 países membros.

    Continuar...