
Dias 4 e 6 de novembro de 2025 o 5º ano da Ibn Mucana foi em Visita de Estudo às Grutas de Santo António, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, com o objetivo de, posteriormente, discutir, entre outros aspetos, a importância dos minerais, das rochas e do solo nas atividades humanas.
Os Diretores de Turma e diversos Professores acompanharam os alunos e todos ficaram encantados com a explicação que o Guia deu ao longo da visita. Ficámos a saber que as referidas grutas se situam em pleno Parque Natural das Serras de Aires e Candeeiros e foram descobertas em 1955.
As Grutas de Santo António são impressionantes, além de podermos observar inúmeras estalactites e estalagmites, os pequenos cursos de água e lagos naturais são uma das maravilhas da Natureza que regala os nossos olhos.
Turmas 5ºs A/D/E/F e Prof. Sofia Neves (Português)






No dia 13 de Março decorreu o Torneio Inter Turmas de Voleibol do 3º Ciclo na Escola Ibn Mucana. Foi um torneio que contou com a participação de 49 equipas, cerca de 248 alunos e foram disputados 78 jogos.
No dia 12 de Março decorreu o Torneio Inter Turmas de Voleibol do 2º Ciclo na Escola Ibn Mucana. Foi um torneio que contou com a participação de 46 equipas, cerca de 120 alunos e foram disputados 98 jogos.
A visita de estudo ao Parque Marechal Carmona realizou-se no âmbito do Projeto Envolve-te, integrada nas disciplinas de Educação Visual (EV) e Educação Tecnológica (ET).

No dia 5 de março, a turma do 4º F da EB Fernando Teixeira Lopes participou no Torneio Concelhio do Jogo do Mata / Fase Ocidental, no Pavilhão Desportivo de Murches.
As turmas do 5.º A e 5.º B participaram recentemente numa aula interdisciplinar que juntou as disciplinas de História e Geografia de Portugal (HGP), lecionada pelo Professor José Ferreira (Manuel Pinho), e Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), orientada pelo Professor Pedro Filipe.
No dia 25 de fevereiro, o grupo de Desporto Escolar de Patinagem, participou no Torneio de PPO + Velocidade.
No passado dia 21 de fevereiro, os alunos do Clube do Voluntariado do Agrupamento de Escolas Ibn Mucana participaram numa significativa ação solidária, em parceria com a Associação São Francisco de Assis.
A final concelhia do Concurso de Leitura teve lugar no dia 12 de fevereiro de 2026, reunindo os onze Agrupamentos do concelho de Cascais. Pela EBS Helena Cidade Moura participaram as alunas Matilde Maria Mendes Ferreira,10ºF, e Sara Beroge Tavaria Nunes, 10ºG.
No dia 19 de fevereiro, a turma do 6.º G realizou uma visita de estudo à exposição “Paixão Universal – Arte Africana”, patente na Galeria de Exposições do Palácio da Cidadela de Cascais.
No dia 11 de fevereiro de 2026, participamos na Assembleia Municipal Jovem de Cascais, que teve lugar no Centro Cultural de Cascais.Esta iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Cascais, tem como objetivo aproximar os jovens do funcionamento dos órgãos autárquicos e incentivar uma cidadania informada, crítica e participativa.
Entre os dias 10 e 15 de fevereiro, a docente de Inglês Paula Abreu participou num projeto de Job Shadowing na escola Liceo Statale Scientifico Ettore Majorana, em Desio, perto da cidade de Monza, na região da Lombardia, em Itália. 