"Notícias" Magazibn

No dia 21/05/2024 a turma do 2.º C, da Escola Básica Raul Lino, foi visitar a Horta da Quinta do Pisão. 
A visita de estudo à Horta contribuiu para o desenvolvimento integral dos alunos envolvidos e proporcionou o contato direto com a terra, as plantas e os seres vivos (aprendizagens multidisciplinares).

No âmbito do Projeto Erasmus +, três alunos do 8.º G e duas alunas do 8.º E partiram para Imola, Itália, acompanhados pelas professoras Bianca Moreira (Ciências Naturais) e Cláudia Mourato (Inglês). 

 

No dia 21 de maio de 2024 os alunos da EBSHCM receberam uma alferes e uma aspirante da Força Área Portuguesa. A palestra foi muito interessante para os 73 alunos das turmas 11º1, 12º3, 10ºF, 11ºG e 12ºB. Abriram-se expectativas de carreiras num futuro muito próximo aos alunos que tenham concluído o 9º ano, o 12º ano ou a licenciatura.

No passado dia 11 de maio, 26 alunos do Agrupamento participaram no Torneio convívio de Esgrima organizado pelo Clube Atlântico de Esgrima.

No dia 10 de maio, comemorou-se o 3º lugar do Agrupamento de Escolas Ibn Mucana, no Galardão Escola Voluntária, projeto da Câmara Municipal de Cascais, com a cerimónia do hastear da bandeira Escola Voluntária, um momento que enalteceu o Voluntariado no nosso Agrupamento, gesto de solidariedade que abrange diversas vertentes, sociais, culturais e ambientais, e que muito nos orgulha.

Os alunos do 11º A, embaixadores juniores, integrados no Clube Europeu e no EPAS (Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu) comemoraram o Dia da Europa na Escola Helena Cidade Moura dinamizando uma sessão de partilha e de esclarecimento acerca da União Europeia, apelando também para a importância do voto nas eleições para o Parlamento Europeu.

No dia 6 de maio, os alunos da disciplina de Ciência Política apresentaram, na Casa das Artes, o  resultado de cinco entrevistas realizadas a pessoas que viveram o 25 de Abril, na presença de vários convidados. Estes trabalhos foram realizados no âmbito do Programa de Iniciação à Investigação Histórica, no intuito de preservar memórias de pessoas que experienciaram uma época marcante na história do nosso país: o 25 de Abril.

No âmbito do tema da escola "Ventos de Liberdade", a turma de Artes Visuais 11ºH acompanhada de 6 alunos com Necessidades Educativas Especiais, visitou o  recém inaugurado Museu Nacional Resistência e Liberdade em Peniche.

No âmbito do projeto Erasmus +, as professoras Isadora Pestana, Isabel Correia e Alexandra Correia e 19 alunos da Escola Helena Cidade Moura, receberam nos dias 10 a 16 de março, um grupo de 17 estudantes e 4 professoras polacas.

No dia 24 de Abril de 2024 a turma do 10ºF foi convidada para as exposições “Imagens e Poemas de Abril” e “Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor”, na biblioteca da EBSHCM, no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril. 

No âmbito do Programa Cascais Seguro 2024, decorreu na nossa escola, no dia 10 de abril, a atividade “Floresta Segura”, dinamizada em parceria pela Proteção Civil, GNR e Corpo de Bombeiros de Alcabideche, e que envolveu as turmas de 5º e 6º anos.

Mais uma vez a nossa Escola foi a responsável pela organização e enquadramento da 2ª prova de Surf do Desporto Escolar no passado dia 15 de abril.

Dias 13 de março e 17 de abril de 2024, os alunos do 5ºA da Ibn Mucana, acompanhados da Diretora de Turma,Professora Elsa Boinas e da Professora de Português, Sofia Neves, visitaram o Museu Condes de Castro 
Guimarães, no âmbito da disciplina de Educação Visual (Professora Leonor Irra) e do Programa “Envolve-te”.

No âmbito do concurso nacional "25 de abril, um Projeto de Liberdade", dinamizado pela Escola Virtual, os alunos das turmas A, B e L do 8º ano, realizaram um vídeo onde mergulhamos na história vibrante e libertadora da Revolução dos Cravos.