.

.

 

 

.


(CLICAR NA IMAGEM)

No dia 5 de junho foi proporcionada às turmas de 12 ano de ciências uma visita de estudo ao Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes no âmbito da disciplina de Biologia.

No início da visita, os alunos foram ao biobanco onde estão armazenadas várias amostras biológicas de diferentes indivíduos normais e doentes que mais tarde vão ser utilizadas para pesquisa médica, nomeadamente de várias doenças como por exemplo doenças cardiovasculares e cancro.

De seguida, foram visitar vários laboratórios do instituto onde foram explicados os diferentes projetos e os respectivos processos que envolvem os estudos dos mesmos realizados pelos investigadores.

Alguns destes estudos são realizados em animais, como os ratos e os peixes zebra, com o fim de acompanhar e estudar o desenvolvimento e o tratamento de algumas doenças em estudo como as doenças cardiovasculares, principalmente o acidente vascular cerebral (AVC), e alguns tipos de cancro como a leucemia. Outros projetos são baseados na tentativa de compreender se é possível desfazer coágulos sanguíneos a partir da introdução de um fármaco (como por exemplo uma proteína) numa bolha de lipídios criada em laboratório. Estas pesquisas são por isso fundamentais para o desenvolvimento de tratamentos ou para a prevenção de doenças cardiovasculares.

Após as visitas aos laboratórios os alunos tiveram a oportunidade de ir ver as salas onde se encontram os equipamentos que ajudam na realização destes estudos e puderam ver o microscópio de força atómica que permite ver por exemplo imagens, numa escala nanométrica, de glóbulos vermelhos e brancos, plaquetas, péptidos e bactérias e permite visualizar também gráficos que após a sua análise é possível determinar a elasticidade das células e observar o comportamento das mesmas perante o fármaco que é aplicado na bolha de lipídios como foi explicado anteriormente.

Assim, tudo isto que é estudado no instituto tem como objetivo principal apresentar novas abordagens ao tratamento de determinadas doenças de forma a contribuir para a evolução da investigação científica.

Destaques do Magazibn

  • No dia 3 de outubro deu-se início às atividades do Projeto Ciência de Palmo e Meio com a turma do 4.º A da Escola Básica Fausto Cardoso Figueiredo. É um privilégio trabalhar com os meninos do 1º ciclo e Pré-Escolar e colaborar com as suas professoras e educadoras, promovendo a articulação vertical e a literacia científica.

    Continuar...
  • No dia 27 de setembro, os alunos da Escola Básica Fernando José dos Santos comemoraram o Dia Europeu do Desporto na Escola com uma sessão especial de jiu-jitsu. Orientados pelo treinador Bryan, os alunos praticaram durante 24 minutos, numa colaboração voluntária que deixou todos com o coração cheio de alegria.

    Continuar...
  • No âmbito da promoção da atividade física e dos hábitos de vida saudável, a turma do 4.ºD da Escola Básica Fernando José dos Santos teve a oportunidade de visitar a praia de São Pedro do Estoril.

    Continuar...
  • No passado dia 3 de outubro, um grupo de 7 alunos da nossa escola representou-nos com grande entusiasmo no "Iron Kids", uma iniciativa da Câmara Municipal de Cascais. Os nossos atletas participaram em diferentes escalões, demonstrando determinação e espírito de equipa.

    Continuar...
  • É muito fácil sermos vítimas de cyberbullying e nenhum de nós, os adultos da Ibn Mucana, é imune a  determinados acontecimentos que se passam nas vidas cibernéticas como comentários ou mensagens menos agradáveis.

    Continuar...
  • No dia 27 de setembro de 2024, decorrei mais uma edição das "Conversas Re-Construtivas", uma iniciativa promovida em parceria entre a Técnica Especializada em Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário, Madalena Silva, e a Ludoteca da Adroana, destinada a educadores adultos. Esta atividade, realizada mensalmente, tem como objetivo apoiar e capacitar pais, educadores e profissionais que trabalham com crianças e jovens.

    Continuar...
  • No dia 25 de setembro decorreu, na praia de São Pedro do Estoril, uma aula de Surf, organizada pela professora Patrícia Pincha, no âmbito do Plano Estratégico do Bem-Estar.

    Continuar...
  • 27 de setembro 2024 - Dia Europeu do Desporto Na escola
    Durante a manhã do dia 27 de setembro, após a mostra das atividades e horários aos Encarregados de Educação junto ao portão da EBS Ibn Mucana, estiveram presentes os alunos do 5ºano no Dia Europeu do Desporto na Escola.

    Continuar...
  • Na Escola Básica (EB) Fernando José dos Santos, arrancámos o ano letivo de coração cheioheart.
    Cada turma pintou um coração e colocou-o no painel alusivo ao projeto curricular de escola.

    Continuar...
  • O Dia Internacional da Paz, realizado em 21 de setembro, promove 24 horas de não-violência e cessar-fogo em todo o mundo. Este ano, ao comemorar-se o 25.º aniversário da Declaração e Programa de Ação sobre uma Cultura de Paz, o tema escolhido é «Cultivar uma Cultura de Paz». Este tema destaca que a paz deve ser promovida em todas as comunidades e gerações, através da educação. 

    Continuar...
  • A biblioteca da Escola Básica e Secundária Ibn Mucana produziu um Escape Room Educativo, usando o espaço da biblioteca para a criação de cenários realistas. Os alunos, a partir da pergunta “Qual é o livro que tens de encontrar?” entraram na narrativa apresentada no livro e, trabalhando em equipas, procuraram pistas e foram resolvendo os desafios e enigmas que encontravam.

    Continuar...
  • Para finalizar o ano em grande, realizou-se mais uma vez o Encontro de Principiantes do  Surf do Desporto Escolar, Encontro esse onde os participantes puderam realizar estações de Surf, Stand Up Padle, Bodyboard, Skate Surf e workshops ligados à Segurança e à Cidadania Marítima.

    Continuar...
  • Entre os dias 3 a 5 de Junho os alunos do 6º ano, da turma D, juntamente com as professoras Graça Corte Real, Sofia Neves e Mariana Ramos da Silva, realizaram a sua viagem de finalistas.

    Continuar...
  • O dia 1 de junho, dia da Criança, foi assinalado na Biblioteca da EBSHCM, com a participação dos alunos ao indicarem os livros e jogos da sua infância.

    Continuar...