No passado dia 28 de janeiro, a nossa escola recebeu no C.R.E. ex-alunos, atuais alunos universitários, que vieram partilhar as suas experiências com alunos do 11º ano das turmas A, B, E e F.
O objetivo desta atividade, promovida pelas professoras Paula Abreu e Olga Prata, visava que os nossos alunos do secundário percebessem, caso queiram prosseguir os seus estudos frequentando um qualquer curso universitário, todo o percurso que os aguarda, com algumas dificuldades, muitas mudanças, mas também muitos desafios e conquistas.
Cremos que a atividade teve sucesso, foi muito agradável receber na escola estes ex-alunos tão bem-sucedidos, cada qual em áreas diferentes e para os atuais alunos foi importante perceberem, em traços gerais, aquilo que os espera no futuro.
A propósito desta atividade, as alunas Ana Margarida Garraio e Beatriz Vila, do 11º B, escreveram o seguinte:
“No passado dia 28 de janeiro algumas turmas assistiram a uma palestra dirigida por ex-alunos da escola, convidados pela Prof.ª Olga Prata e pela Prof.ª Paula Abreu para nos darem uma visão da sua experiência universitária, bem como os seus objetivos para o que se segue e os obstáculos até então enfrentados ao longo do seu percurso académico.
Nesta sessão tivemos a oportunidade de ter o testemunho de alguns alunos universitários que há alguns anos atrás já estiveram na nossa posição nesta escola, o que tornou possível identificarmo-nos mais com eles, visto que certamente tiveram muitas das dúvidas e incertezas com que nos deparamos agora relativamente à área em que queremos prosseguir estudos, bem como os receios que possuímos no que diz respeito ao futuro.
Posteriormente partilharam connosco algumas das suas experiências pessoais, tais como o primeiro contacto que tiveram com a universidade – as praxes, os amigos, as festas e sobretudo os estudos e o quão diferente é a vida de estudante universitário comparativamente ao secundário. Deram-nos alguns conselhos acerca de como vivermos essa fase da nossa vida da melhor maneira possível e disseram-nos para nunca deixarmos de acreditar em nós mesmos independentemente das circunstâncias. Para além disso, indicaram-nos algumas aptidões que devemos desenvolver e que certamente nos ajudarão no caminho para o sucesso.
Contaram-nos não só as suas histórias passadas como também os seus desejos e ambições para o futuro. Apesar dos seus percursos distintos, todos estão a trabalhar e a dar o seu máximo para serem o melhor de si, atingirem os seus objetivos e transmitiram-nos precisamente a mensagem de que devemos fazer o mesmo.
Existe a ideia preconcebida de que o mais importante no nosso percurso académico são as nossas classificações, porém, sem nos apercebermos, o que nós fazemos fora da escola também constitui uma influência significativa para a nossa construção pessoal. Quem nós somos, o que nós queremos e o que nos move. E independentemente das nossas diferenças e dos nossos objetivos, podemos alcançar tudo o que desejamos se trabalharmos para tal e nos empenharmos."

















Durante a Semana da Cultura Científica, a Escola Básica e Secundária Ibn Mucana apresentou uma exposição dedicada aos trabalhos de Físico-Química do 3.º ciclo, que refletem o empenho e a criatividade dos alunos nos diversos temas explorados.
A partir do contacto da Câmara do Comércio Italiano em Portugal com o Agrupamento de Escolas Ibn Mucana, foi feita uma proposta de visita e acolhimento de um grupo de dez docentes e três colaboradores administrativos provenientes da Catânia, Itália, no dia 27 de novembro. Aceite o convite, a nossa escolha acolheu-os ontem para lhes dar a conhecer as nossas práticas e projetos.
Decorreu no passado dia 26 de novembro o tradicional dia da Festa da Esgrima do Agrupamento, evento que contou com mais de 300 participantes dos 8 aos 12 anos.
Os alunos do curso de Ciências e Tecnologias da Escola Básica e Secundária Helena Cidade Moura participaram ativamente na Semana da Cultura Científica, que decorreu entre os dias 24 e 28 de novembro.
Cascais assinalou no dia 22 de novembro, o Dia Nacional do Mar com uma celebração marcada pelo entusiasmo da comunidade educativa e pela valorização das tradições marítimas locais.
No Dia Mundial da Filosofia, as turmas do 10º e 11º Ano foram desafiadas a construir máscaras inspiradas em rostos de filósofos, acompanhadas de frases ou ideias que representam o contributo de cada autor para a história do pensamento.
No âmbito do projeto Erasmus+ 2025-1-PT-01-KA121-SCH-000330837, quatro alunas da área de Artes , duas do 12º G e uma do 10º H, visitam Pádua, Itália, numa mobilidade individual de curta duração.
O Erasmus+ abre portas para mobilidades de pessoal docente e não docente, promovendo a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus participantes.

No dia 31 de outubro, os alunos da Escola Básica Raul Lino, usufruíram de uma sessão de hora do conto, na Biblioteca Escolar, onde tiveram oportunidade de explorar o livro "Espreita pela janela".

Na Escola Básica Raul Lino comemorou-se o tradicional Magusto com muita alegria e grande entusiasmo saboreando as castanhas quentinhas!
