Destaques do "Magazibn"

  • A EB Raul Lino comemorou a Semana do Patrono com atividades diversificadas, diferenciadas, significativas e muito divertidas!

    Continuar...
  • Na noite de 4 de abril realizou-se na Casa das Artes um espetáculo onde alunos do agrupamento mostraram os seus talentos artísticos. 

    Continuar...
  • No âmbito do Projeto de Autonomia e Flexibilidade, a equipa educativa das turmas 5ºG e 5ºH apresentaram a peça de teatro de Marionetas "O Peixe", do professor Rui Valente, duas vezes durante a semana do Patrono.

    Continuar...
  • O Bruno Bento, ex-aluno da Ibn Mucana, regressou à escola para apresentar o seu primeiro livro "Animais Relógio". Foram várias as ideias que o Bruno quis passar aos alunos...

    Continuar...
  • No final da manhã do dia 5 de abril, último dia da Semana do Patrono, alunos e colaboradores da escola cantaram os parabéns pelos 30 anos da Ibn Mucana. Não faltou o bolo e, apesar do frio e da chuva que se juntaram à festa, o momento foi de alegria e boa disposição.

    Continuar...
  • No dia 4 de abril foi a vez do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais proporcionarem aos alunos da Ibn Mucana momentos de aprendizagem bem divertidos.

    Continuar...
  • Elementos da equipa da Cascais Jovem estiveram na Ibn Mucana a apresentar todos os projetos que estão disponíveis para jovens de todas as idades, nomeadamente os projetos de voluntariado e o Espaço S. 

    Continuar...
  • Os alunos do 8ºD lançaram um desafio a todos os alunos do 2º e 3º ciclos para recriarem o símbolo do agrupamento utilizando materiais recicláveis. Os trabalhos estiveram expostos ao longo da semana e os alunos votaram no seu preferido.

    Continuar...
  • Dia 4 de abril a senhora Secretária de Estado da Educação Drª Alexandra Leitão conversou com os alunos sobre o seu percurso político e os desafios que as mulheres, ainda hoje, têm na sua vida profissional e especial na área da política.

    Continuar...
  • No dia 4 de abril foi com muito entusiasmo que alunos do ensino secundário receberam o professor Daniel Sampaio para uma conversa sobre o suicídio juvenil. Muitos jovens, devido a diferentes situações, acabam por não conseguir superar os seus problemas, e entram em depressão. 

    Continuar...
  • Dia 2 de abril, numa conversa com o geólogo Nuno Leal do Departamento de Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa, alunos do 3ºciclo tiveram a oportunidade de ficar a conhecer melhor o que são os sismos.

    Continuar...
  • No dia 1 de abril todos os alunos do 9º ano da Escola Básica e Secundária Ibn Mucana, construíram uma Tabela Periódica Humana.

    Continuar...
  • Mais um ano de Pitéu que prima pela generosidade e boa disposição! Desta forma, premeamos o corpo docente , assistentes operacionais e pessoal administrativo nas atividades da Semana do Patrono. 

    Continuar...
  • No dia 20/03/2019, decorreu a segunda fase do “Concurso de Literacia 3 Di” . Continuar...

A maior Aula de Química do Mundo

O Mercado da Vila de Cascais foi palco da maior aula de Química do Mundo. Esta atividade reuniu 1440 alunos de 17 escolas públicas e privadas do concelho, do 7º ao 9º ano, com o objetivo de bater o record, que se encontra registado na Bélgica (Mechelen) numa aula que contou com 1018 alunos.

Durante a aula a atividade laboratorial realizada pelos alunos, denominada Rockets, constou da reação química entre  as soluções aquosas de bicarbonato de sódio e ácido cítrico, que origina a libertação de dióxido de carbono que, ao ser libertado em grandes quantidades, desencadeia o aumento da pressão e o consequente lançamento do rocket.
Antecedeu à atividade prática uma aula teórica que foi ministrada por um conjunto de Famelabers, (jovens cientistas), através de pequenos pitch de 5 minutos, falaram sobre o lado mais divertido e cativante da Ciência.
Só dia 14 de dezembro será conhecido o resultado oficial, mas Cascais estará seguramente no Guiness. 
A Ibn Mucana esteve representada por 150 alunos do 8ºano (turmas A, B, E e F) e do 9ºano (turmas A e B) acompanhados pelas suas professoras de Físico-Química Ana Paula Lourenço, Cristina Rouxinol, Margarida Carvalho e Rosário Valente e ainda as professoras Ana Barreiros, Fátima França, Isabel Costa, Margarida Ferreira e Teresa Miranda.
Todos os participantes consideraram que esta iniciativa foi uma das mais divertidas em que participaram e será certamente inesquecível!

Consulta das avaliações do 2º período

Estão disponíveis para consulta individual as avaliações referentes  ao 2º período através da plataforma INOVAR - "Consulta Alunos"

Matrículas - Pré-escolar e 1º Ciclo

O processo das matrículas é estabelecido pelo Despacho normativo nº6/2018.

Período de Matrículas 
Início: 15 de abril (segunda- feira)
Termo: 17 de junho (segunda- feira)

Local: na escola sede do Agrupamento -
Escola Básica e Secundária Ibn Mucana – Rua do Pombal – Alcabideche

Horário:
 Segundas, terças, quintas e sextas- feiras das 9h às 15h

Obter o impresso de  matrícula

Alcabideche, 12 de abril de 2019

A Diretora
___________________________
Lic. Maria Teresa de Matos Lopes

Exames 2018/19