.

.

 

No dia 30 de setembro, a biblioteca da Escola Básica e Secundária Ibn Mucana dinamizará a atividade “Livros Sempre a Rodar”, que consiste na troca de livros entre os membros da comunidade  educativa. Temos livros para todos os gostos e alguns com excelentes críticas e … premiados. Participem! 

(CLICAR NA IMAGEM)

 

 

.


(CLICAR NA IMAGEM)

Os alunos do 9ºA, acompanhados pelas professoras Isabel Costa e Rosário Valente, participaram no  Ciclo “Ver, Ouvir e Debater Saúde Mental”, que decorreu no âmbito da comemoração, a 10 de Outubro, do Dia Mundial da Saúde Mental.

Esta atividade foi promovida da Plataforma Saúde na Escola a Câmara Municipal de Cascais e teve como objetivo, contribuir para o reforço de informação sobre questões associadas à Saúde Mental, na perspetiva da educação para a saúde, tendo em vista a adoção de comportamentos e atitudes informadas e conscientes.
Assim, foi exibido o episódio da série Black Mirror (Netflix), Nosedive, que retrata o fenómeno das redes sociais e a sobrevalorização que os adolescentes (e adultos) dão aos “likes” que recebem pelas suas publicações. 
 O filme foi seguido de um debate com a participação de um painel de especialistas de entidades  com intervenção reconhecida na área da Saude Mental, nomeadamente médicos, psicólogos e enfermeiros do Hospital de Cascais Dr. José de Almeida,  Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (Serviço de Psiquiatria da Infância e da Adolescência e Equipa Comunitária de Cascais) e do Agrupamento de Centros de Saúde de Cascais - ACES de Cascais.
Neste debate os jovens levantaram algumas questões:
• O valor da amizade “real” e “virtual”
• Aspectos positivos da tecnologia (manter contacto com amigos e familiares que estão longe) e negativos (já muitos de nós não falam “cara a cara”, criamos relações “falsas”)
• O novo fenómeno da “Moeda/Crédito Social” (algo que procuramos para nos autovalorizarmos (os conhecidos “likes”). Será que já não conseguimos viver sem este tipo de “aprovação”?
• Os “likes” funcionam como neurotransmissor positivo (dopamina), que nos dão uma sensação de bem-estar. Podemos ficar viciados!?
• Ser ou Ter? Haverá algo que substitua a relação pessoal? O que é mais importante o abraço ou o “like”?
• Vivemos o imediato… A opinião pública conta mais que a realidade!?
• O uso da tecnologia cria dependência!
• A dependência da tecnologia provoca perda de competência social (existem muitos adolescentes que já não conseguem socializar com os seus amigos ou familiares e recorrem a ajuda de técnicos em saúde mental)
• Sem tecnologia ficamos mais “despertos” para as situações mais simples da vida, mas significativas para o crescimento pessoal 


 
O episódio Nosedive está disponível na Netflix.

Deixamos aqui um pequeno resumo:
Usando implantes oculares e dispositivos móveis, as pessoas classificam suas interações realizadas online e pessoalmente numa escala de cinco estrelas. Este sistema cultiva relações falsas, pois a classificação de uma pessoa afeta significativamente seu status socioeconómico. Lacie é uma jovem atualmente avaliada com 4.2 e entusiasmada para adquirir auto-aperfeiçoamento. 
Para obter um desconto na aquisição de um apartamento de luxo, Lacie tem de alcançar uma avaliação de 4.5. Assim, Lacie tenta ganhar a admiração de pessoas altamente avaliadas, uma vez que estas têm maior impacto nas pontuações. 
A grande oportunidade de alcançar rapidamente a avaliação de 4.5 surge, quando uma amiga de escola, Naomi, pede para Lacie ser dama de honra no seu casamento, com muitos convidados altamente avaliados. 
Após uma série de contratempos no caminho do casamento, que fazem as suas avaliações caírem, Naomi liga para Lacie e diz que ela já não poderá assistir ao seu casamento (uma fez que a pontuação é demasiado baixa). 
Irritada, Lacie consegue chegar ao copo de água e, alcançando o microfone, decide discursar sobre Naomi e a forma como esta a usou ao longo da sua vida. 
Os convidados avaliam-na negativamente, fazendo com que sua avaliação caia para zero. Ela fica perigosamente perturbada e os seguranças tiram-na do local. 
Lacie é presa e a tecnologia que suporta o sistema de avaliação é removida dos seus olhos. Finalmente Lacie sente-se livre e termina a discutir com outro “prisioneiro” sem se preocuparem com as “avaliações” das outras pessoas. 

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Nosedive_(Black_Mirror) 
Para aprofudar este tema: https://observador.pt/opiniao/nosedive/

 

Destaques do Magazibn

  • 27 de setembro 2024 - Dia Europeu do Desporto Na escola
    Durante a manhã do dia 27 de setembro, após a mostra das atividades e horários aos Encarregados de Educação junto ao portão da EBS Ibn Mucana, estiveram presentes os alunos do 5ºano no Dia Europeu do Desporto na Escola.

    Continuar...
  • Na Escola Básica (EB) Fernando José dos Santos, arrancámos o ano letivo de coração cheioheart.
    Cada turma pintou um coração e colocou-o no painel alusivo ao projeto curricular de escola.

    Continuar...
  • O Dia Internacional da Paz, realizado em 21 de setembro, promove 24 horas de não-violência e cessar-fogo em todo o mundo. Este ano, ao comemorar-se o 25.º aniversário da Declaração e Programa de Ação sobre uma Cultura de Paz, o tema escolhido é «Cultivar uma Cultura de Paz». Este tema destaca que a paz deve ser promovida em todas as comunidades e gerações, através da educação. 

    Continuar...
  • A biblioteca da Escola Básica e Secundária Ibn Mucana produziu um Escape Room Educativo, usando o espaço da biblioteca para a criação de cenários realistas. Os alunos, a partir da pergunta “Qual é o livro que tens de encontrar?” entraram na narrativa apresentada no livro e, trabalhando em equipas, procuraram pistas e foram resolvendo os desafios e enigmas que encontravam.

    Continuar...
  • Para finalizar o ano em grande, realizou-se mais uma vez o Encontro de Principiantes do  Surf do Desporto Escolar, Encontro esse onde os participantes puderam realizar estações de Surf, Stand Up Padle, Bodyboard, Skate Surf e workshops ligados à Segurança e à Cidadania Marítima.

    Continuar...
  • Entre os dias 3 a 5 de Junho os alunos do 6º ano, da turma D, juntamente com as professoras Graça Corte Real, Sofia Neves e Mariana Ramos da Silva, realizaram a sua viagem de finalistas.

    Continuar...
  • O dia 1 de junho, dia da Criança, foi assinalado na Biblioteca da EBSHCM, com a participação dos alunos ao indicarem os livros e jogos da sua infância.

    Continuar...
  • No dia 21/05/2024 a turma do 2.º C, da Escola Básica Raul Lino, foi visitar a Horta da Quinta do Pisão. 
    A visita de estudo à Horta contribuiu para o desenvolvimento integral dos alunos envolvidos e proporcionou o contato direto com a terra, as plantas e os seres vivos (aprendizagens multidisciplinares).

    Continuar...
  • Na Casa das Artes da Escola Básica e Secundária Ibn Mucana está patente uma exposição intitulada “50 anos…50 momentos”. Esta exposição tem como objetivo comemorar os 50 anos do 25 de Abril. Esta exibição é composta por telas, cada uma representa um momento histórico relevante durante o período destes 50 anos, um acontecimento por ano, e que marcaram Portugal, ao longo destes 50 anos de democracia.

    Continuar...
  • No dia 22 de maio comemorou-se o Dia do Autor Português na Biblioteca da EBSHCM.
    Da exposição de livros constaram os cânones da nossa literatura e especialmente os autores da atualidade existentes no na Biblioteca. 
    A proposta para interagir com a  exposição foi escrever excertos breves de entrevistas dos autores, trechos das obras expostas ou ilustrar com fotografias.

    Continuar...
  • Novidades da Biblioteca

                

  • No âmbito do Projeto Erasmus +, três alunos do 8.º G e duas alunas do 8.º E partiram para Imola, Itália, acompanhados pelas professoras Bianca Moreira (Ciências Naturais) e Cláudia Mourato (Inglês). 

     

    Continuar...
  • No dia 21 de maio de 2024 os alunos da EBSHCM receberam uma alferes e uma aspirante da Força Área Portuguesa. A palestra foi muito interessante para os 73 alunos das turmas 11º1, 12º3, 10ºF, 11ºG e 12ºB. Abriram-se expectativas de carreiras num futuro muito próximo aos alunos que tenham concluído o 9º ano, o 12º ano ou a licenciatura.

    Continuar...
  • No passado dia 11 de maio, 26 alunos do Agrupamento participaram no Torneio convívio de Esgrima organizado pelo Clube Atlântico de Esgrima.

    Continuar...