Os alunos do 9ºA, acompanhados pelas professoras Isabel Costa e Rosário Valente, participaram no  Ciclo “Ver, Ouvir e Debater Saúde Mental”, que decorreu no âmbito da comemoração, a 10 de Outubro, do Dia Mundial da Saúde Mental.

Esta atividade foi promovida da Plataforma Saúde na Escola a Câmara Municipal de Cascais e teve como objetivo, contribuir para o reforço de informação sobre questões associadas à Saúde Mental, na perspetiva da educação para a saúde, tendo em vista a adoção de comportamentos e atitudes informadas e conscientes.
Assim, foi exibido o episódio da série Black Mirror (Netflix), Nosedive, que retrata o fenómeno das redes sociais e a sobrevalorização que os adolescentes (e adultos) dão aos “likes” que recebem pelas suas publicações. 
 O filme foi seguido de um debate com a participação de um painel de especialistas de entidades  com intervenção reconhecida na área da Saude Mental, nomeadamente médicos, psicólogos e enfermeiros do Hospital de Cascais Dr. José de Almeida,  Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (Serviço de Psiquiatria da Infância e da Adolescência e Equipa Comunitária de Cascais) e do Agrupamento de Centros de Saúde de Cascais - ACES de Cascais.
Neste debate os jovens levantaram algumas questões:
• O valor da amizade “real” e “virtual”
• Aspectos positivos da tecnologia (manter contacto com amigos e familiares que estão longe) e negativos (já muitos de nós não falam “cara a cara”, criamos relações “falsas”)
• O novo fenómeno da “Moeda/Crédito Social” (algo que procuramos para nos autovalorizarmos (os conhecidos “likes”). Será que já não conseguimos viver sem este tipo de “aprovação”?
• Os “likes” funcionam como neurotransmissor positivo (dopamina), que nos dão uma sensação de bem-estar. Podemos ficar viciados!?
• Ser ou Ter? Haverá algo que substitua a relação pessoal? O que é mais importante o abraço ou o “like”?
• Vivemos o imediato… A opinião pública conta mais que a realidade!?
• O uso da tecnologia cria dependência!
• A dependência da tecnologia provoca perda de competência social (existem muitos adolescentes que já não conseguem socializar com os seus amigos ou familiares e recorrem a ajuda de técnicos em saúde mental)
• Sem tecnologia ficamos mais “despertos” para as situações mais simples da vida, mas significativas para o crescimento pessoal 


 
O episódio Nosedive está disponível na Netflix.

Deixamos aqui um pequeno resumo:
Usando implantes oculares e dispositivos móveis, as pessoas classificam suas interações realizadas online e pessoalmente numa escala de cinco estrelas. Este sistema cultiva relações falsas, pois a classificação de uma pessoa afeta significativamente seu status socioeconómico. Lacie é uma jovem atualmente avaliada com 4.2 e entusiasmada para adquirir auto-aperfeiçoamento. 
Para obter um desconto na aquisição de um apartamento de luxo, Lacie tem de alcançar uma avaliação de 4.5. Assim, Lacie tenta ganhar a admiração de pessoas altamente avaliadas, uma vez que estas têm maior impacto nas pontuações. 
A grande oportunidade de alcançar rapidamente a avaliação de 4.5 surge, quando uma amiga de escola, Naomi, pede para Lacie ser dama de honra no seu casamento, com muitos convidados altamente avaliados. 
Após uma série de contratempos no caminho do casamento, que fazem as suas avaliações caírem, Naomi liga para Lacie e diz que ela já não poderá assistir ao seu casamento (uma fez que a pontuação é demasiado baixa). 
Irritada, Lacie consegue chegar ao copo de água e, alcançando o microfone, decide discursar sobre Naomi e a forma como esta a usou ao longo da sua vida. 
Os convidados avaliam-na negativamente, fazendo com que sua avaliação caia para zero. Ela fica perigosamente perturbada e os seguranças tiram-na do local. 
Lacie é presa e a tecnologia que suporta o sistema de avaliação é removida dos seus olhos. Finalmente Lacie sente-se livre e termina a discutir com outro “prisioneiro” sem se preocuparem com as “avaliações” das outras pessoas. 

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Nosedive_(Black_Mirror) 
Para aprofudar este tema: https://observador.pt/opiniao/nosedive/

 

Destaques do Magazibn

  • Na Escola Básica Fernando José dos Santos, no âmbito da celebração da Festa do Patrono dinamizaram-se várias atividades!
    Os encarregados de educação da sala rosa vieram ensinar a fazer surf e a contar uma história.

    Continuar...
  • No dia 10 de abril, durante a Festa do Patrono, na Escola Básica Fausto Cardoso Figueiredo, decorreu o concurso de declamação de poesia, com todos os alunos da escola, com poesias de Luís Vaz de Camões como celebração dos 500 anos do seu nascimento.

    Continuar...
  • O Clube Europeu, em parceria com a secção Erasmus+ , integrou-se no programa da Festa do Patrono do agrupamento, promovendo no dia 14 de abril, na Helena Cidade Moura a atividade" Viver a Europa". Tratou-se de um debate convívio com a presença de diversas turmas do ensino secundário.

    Continuar...
  • No dia 7 de abril realizou-se um Concurso de Leitura, no ginásio da Escola Fernando Teixeira Lopes, com a participação de todos os alunos da escola.
    Este concurso realiza-se todos os anos, durante a Festa do Patrono do Agrupamento, Ibn Mucana. Continuar...
  • No dia 20 de março de 2025 a Escola Fernando Teixeira Lopes recebeu a autora Ana Sousa Martins que apresentou o seu primeiro livro "O Diário da Pulga" e encantou-nos com uma história maravilhosa em forma de diário e uma sessão de autógrafos.

    Continuar...
  • A Feira do Desporto animou a manhã do terceiro dia da Semana do Patrono do Agrupamento Ibn Mucana, 11 de abril, com atividades para todos os alunos do 5º ao 12º ano.

    Continuar...
  • No dia 9 de abril de 2025, no âmbito da Festa do Patrono, celebrou-se o Dia da Poesia, na Escola Básica Raul Lino, com uma atividade dinamizada na biblioteca escolar entre os alunos mais velhos (os padrinhos) e os alunos mais novos (os afilhados).  Continuar...
  • A turma do 8.⁰ D dinamizou a atividade do laboratório aberto, no dia 11 de abril de 2025, na área da Física, inserida na Semana do Patrono do Agrupamento de Escolas Ibn Mucana.

    Continuar...
  • A convite do Vereador Frederico Nunes, as turmas do 12.ºD e E, da Escola Básica e Secundária Helena Cidade de Moura, participaram no Dia da Democracia, que teve lugar no Centro de Congressos do Estoril, no dia 01 de abril, no âmbito da disciplina de Ciência Política. 

    Continuar...
  • No dia 10 de abril seis alunas do 8.ºF dinamizaram as atividades do Projeto Ciência de Palmo e Meio para a turma do 2.º E da Escola Básica Fernando Teixeira Lopes.

    Continuar...

  • (CLICAR NA IMAGEM PARA VER O PROGRAMA)

  • Na biblioteca da EBS Helena Cidade Moura iniciámos a homenagem aos 500 anos do nascimento de Camões com uma atividade envolvendo os sonetos mais conhecidos do poeta. 

    Continuar...
  • Na Escola Básica Fernando José dos Santos, no dia 2 de abril, quarta-feira, os jovens do clube de voluntariado da Ibn Mucana vieram à nossa escola conhecer a nossa experiência no que diz respeito aos projetos desenvolvidos juntamente desenvolvidos com a Associação Social dos Idosos da Amoreira (ASIA).  

    Continuar...
  • O Agrupamento de Escolas Ibn Mucana participou, no passado dia 26 de março, no Torneio Concelhio de Basquetebol 3x3 – Cascais, realizado nas instalações da Escola Secundária Frei Gonçalo de Azevedo.

    Continuar...