Destaques do "Magazibn"

  • A EB Raul aceitou o desafio e participou na atividade promovida pela Compal em parceria com o Programa Eco-Escolas da Associação Bandeira Azul da Europa. 

    Continuar...
  • O Dia da Mãe foi comemorado na EB Raul Lino com muita alegria e amor. 

    Continuar...
  • A Ibn Mucana termina em grande a sua participação na Esgrima do Desporto Escolar com 7 medalhas (3 ouros, 2 pratas e 2 bronzes) na última Etapa e 3 vencedores do Circuito.

    Continuar...
  • No dia vinte e quatro de abril, a escola recebeu, na Casa das Artes, a escritora Margarida Fonseca Santos. Nas duas sessões, a autora falou da coleção “A Escolha É Minha”.

    Continuar...
  • No dia 23 de abril, o professor de Artes e artista plástico José Tomás Féria celebrou, na Casa das Artes, o “Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor”.

    Continuar...
  • 22nd March 2019- A group of 34 students of 12nd year (last year students) visited an Eco- Farm near Cascais. There, they could find another way of living and profiting the nature without spoiling it.​

    Continuar...
  • No âmbito do projeto Erasmus+ "BITE-Bring Intuitive Teaching to Eating", seis alunos do 8ºB e 9ºB, acompanhados pelas professoras Filomena Clemente e Ana Barreiros, foram a Caen - Normandia em França.

    Continuar...
  • Está patente na Casa das Artes uma exposição de duas alunas do 12ºF Joana Cruz e Joana Melo. "1x4 é uma exposição que pretende mostrar, aos outros, o que 4 olhos podem ver num só local." (JM) Este trabalho foi obtido a partir de "uma Canon 500D, uma Canon AT1 e uma Polaroid, que nos permitiram viajar no mundo da fotografia"(JC). A não perder!

    Continuar...
  • A propósito da comemoração do 45º aniversário do 25 de abril, no passado dia 30 de abril, no auditório da Casa das Artes da nossa escola, foram apresentados os trabalhos finais do projeto: “Abril Hoje”, envolvendo as turmas A, B, C, D, e F do 9º ano e as turmas B, E e F do 11ºano.

    Continuar...
  • 4 alunos da EB Fernando José dos Santos representaram o nosso Agrupamento no passado dia 28 de Abril em mais um Torneio de Esgrima organizado pela Casa do Povo de Mafra.

    Continuar...
  • Na Biblioteca da EBFTL as atividades para celebrar o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, dia 23 de Abril, foram realizadas com as  ideias dos alunos utilizadores nos intervalos. 

    Continuar...
  • A EB Raul Lino comemorou a Semana do Patrono com atividades diversificadas, diferenciadas, significativas e muito divertidas!

    Continuar...
  • Na noite de 4 de abril realizou-se na Casa das Artes um espetáculo onde alunos do agrupamento mostraram os seus talentos artísticos. 

    Continuar...
  • No âmbito do Projeto de Autonomia e Flexibilidade, a equipa educativa das turmas 5ºG e 5ºH apresentaram a peça de teatro de Marionetas "O Peixe", do professor Rui Valente, duas vezes durante a semana do Patrono.

    Continuar...

10 de Outubro - Dia Mundial da Saúde Mental

Os alunos do 9ºA, acompanhados pelas professoras Isabel Costa e Rosário Valente, participaram no  Ciclo “Ver, Ouvir e Debater Saúde Mental”, que decorreu no âmbito da comemoração, a 10 de Outubro, do Dia Mundial da Saúde Mental.

Esta atividade foi promovida da Plataforma Saúde na Escola a Câmara Municipal de Cascais e teve como objetivo, contribuir para o reforço de informação sobre questões associadas à Saúde Mental, na perspetiva da educação para a saúde, tendo em vista a adoção de comportamentos e atitudes informadas e conscientes.
Assim, foi exibido o episódio da série Black Mirror (Netflix), Nosedive, que retrata o fenómeno das redes sociais e a sobrevalorização que os adolescentes (e adultos) dão aos “likes” que recebem pelas suas publicações. 
 O filme foi seguido de um debate com a participação de um painel de especialistas de entidades  com intervenção reconhecida na área da Saude Mental, nomeadamente médicos, psicólogos e enfermeiros do Hospital de Cascais Dr. José de Almeida,  Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (Serviço de Psiquiatria da Infância e da Adolescência e Equipa Comunitária de Cascais) e do Agrupamento de Centros de Saúde de Cascais - ACES de Cascais.
Neste debate os jovens levantaram algumas questões:
• O valor da amizade “real” e “virtual”
• Aspectos positivos da tecnologia (manter contacto com amigos e familiares que estão longe) e negativos (já muitos de nós não falam “cara a cara”, criamos relações “falsas”)
• O novo fenómeno da “Moeda/Crédito Social” (algo que procuramos para nos autovalorizarmos (os conhecidos “likes”). Será que já não conseguimos viver sem este tipo de “aprovação”?
• Os “likes” funcionam como neurotransmissor positivo (dopamina), que nos dão uma sensação de bem-estar. Podemos ficar viciados!?
• Ser ou Ter? Haverá algo que substitua a relação pessoal? O que é mais importante o abraço ou o “like”?
• Vivemos o imediato… A opinião pública conta mais que a realidade!?
• O uso da tecnologia cria dependência!
• A dependência da tecnologia provoca perda de competência social (existem muitos adolescentes que já não conseguem socializar com os seus amigos ou familiares e recorrem a ajuda de técnicos em saúde mental)
• Sem tecnologia ficamos mais “despertos” para as situações mais simples da vida, mas significativas para o crescimento pessoal 


 
O episódio Nosedive está disponível na Netflix.

Deixamos aqui um pequeno resumo:
Usando implantes oculares e dispositivos móveis, as pessoas classificam suas interações realizadas online e pessoalmente numa escala de cinco estrelas. Este sistema cultiva relações falsas, pois a classificação de uma pessoa afeta significativamente seu status socioeconómico. Lacie é uma jovem atualmente avaliada com 4.2 e entusiasmada para adquirir auto-aperfeiçoamento. 
Para obter um desconto na aquisição de um apartamento de luxo, Lacie tem de alcançar uma avaliação de 4.5. Assim, Lacie tenta ganhar a admiração de pessoas altamente avaliadas, uma vez que estas têm maior impacto nas pontuações. 
A grande oportunidade de alcançar rapidamente a avaliação de 4.5 surge, quando uma amiga de escola, Naomi, pede para Lacie ser dama de honra no seu casamento, com muitos convidados altamente avaliados. 
Após uma série de contratempos no caminho do casamento, que fazem as suas avaliações caírem, Naomi liga para Lacie e diz que ela já não poderá assistir ao seu casamento (uma fez que a pontuação é demasiado baixa). 
Irritada, Lacie consegue chegar ao copo de água e, alcançando o microfone, decide discursar sobre Naomi e a forma como esta a usou ao longo da sua vida. 
Os convidados avaliam-na negativamente, fazendo com que sua avaliação caia para zero. Ela fica perigosamente perturbada e os seguranças tiram-na do local. 
Lacie é presa e a tecnologia que suporta o sistema de avaliação é removida dos seus olhos. Finalmente Lacie sente-se livre e termina a discutir com outro “prisioneiro” sem se preocuparem com as “avaliações” das outras pessoas. 

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Nosedive_(Black_Mirror) 
Para aprofudar este tema: https://observador.pt/opiniao/nosedive/

 

Matrículas - Pré-escolar e 1º Ciclo

O processo das matrículas é estabelecido pelo Despacho normativo nº6/2018.

Período de Matrículas 
Início: 15 de abril (segunda- feira)
Termo: 17 de junho (segunda- feira)

Local: na escola sede do Agrupamento -
Escola Básica e Secundária Ibn Mucana – Rua do Pombal – Alcabideche

Horário:
 Segundas, terças, quintas e sextas- feiras das 9h às 15h

Obter o impresso de  matrícula

Alcabideche, 12 de abril de 2019

A Diretora
___________________________
Lic. Maria Teresa de Matos Lopes

CONCURSO PARA PROVIMENTO DO CARGO DE DIRETOR DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS IBN MUCANA

LISTA DE CANDIDATOS