O auditório da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril foi palco do lançamento da 13.ª edição do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental de Cascais (PESA), numa sessão que distinguiu o trabalho desenvolvido por professores, escolas e agrupamentos ao longo do último ano letivo.
Nesta cerimónia, realizada na quarta-feira, dia 15 de outubro, o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, e a vereadora Diana Vale, entregaram os Galardões “Mérito Ambiental”, reconhecendo o empenho e a dedicação das comunidades educativas do concelho na promoção da Educação para o Ambiente e Cidadania.O Agrupamento de Escolas Ibn Mucana foi distinguido com o Galardão de Agrupamento, e a Escola Básica e Secundária Ibn Mucana recebeu o Galardão Escola. O Galardão Professor foi atribuído às professoras Lurdes Martins e Mariana Arouca, e o Prémio de Mérito Ambiental foi entregue à professora Marta França, reconhecendo o trabalho de excelência que têm desenvolvido na dinamização de projetos de sustentabilidade.
A equipa da Eco-Escola deixou aqui o seu agradecimento:
"É com enorme orgulho e profunda satisfação que comunicamos à nossa Comunidade Educativa a atribuição do Galardão Mérito Ambiental, pela Câmara de Cascais em consonância com a Cascais Ambiente, ao Agrupamento de Escolas Ibn Mucana e à Escola Básica e Secundária Ibn Mucana.
Esta distinção só foi possível graças ao empenho coletivo de todos os membros das nossas seis escolas, abrangendo o pré-escolar, primeiro, segundo e terceiro ciclos do ensino básico e secundário. O envolvimento ativo de alunos, professores, funcionários e encarregados de educação foi determinante para este reconhecimento, que celebra o compromisso com a sustentabilidade e a cidadania ambiental.
O Programa de Educação e Sensibilização Ambiental de Cascais (PESA) tem como missão promover uma cultura de responsabilidade ambiental, envolvendo toda a comunidade escolar na construção de um futuro mais sustentável. Este programa articula os planos curriculares dos diferentes níveis de ensino com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS), contribuindo para a formação de jovens cidadãos mais conscientes, responsáveis e comprometidos com a preservação do planeta.
O nosso Agrupamento está, pois, de parabéns e, todos aqueles que se dedicam às causas ambientais merecem igualmente este reconhecimento. Agradecemos profundamente o contributo de cada um, deixando também uma palavra especial de gratidão à nossa Senhora Diretora, Teresa Lopes, pelo seu apoio incansável, bem como à equipa coordenada pela Dra. Ana Rodrigues, da Cascais Ambiente, cuja dedicação foi essencial para este sucesso.
Vamos continuar a trabalhar com entusiasmo e determinação pelos nossos alunos e pela nossa Casa comum – o Planeta Terra.
Com os melhores cumprimentos,
Equipa Eco-Escolas."









Na Escola Básica Raul Lino comemorou-se o tradicional Magusto com muita alegria e grande entusiasmo saboreando as castanhas quentinhas!

No dia 7 de novembro cinco alunos do 9.ºF, Lúcia Fialho, Madalena Gomes, Mariana Gomes, Rodrigo Jorge e Stela Madureira, participaram na competição internacional de Física Náboj, no Instituto Superior Técnico, acompanhados pela professora Margarida Carvalho e a Encarregada de educação de duas alunas.
O mês de outubro na EB Fausto Cardoso Figueiredo!
Mais uma vez as escolas do Agrupamento participaram dia 5 de novembro no exercício público A Terra Treme, promovido pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, com o objetivo de alertar e sensibilizar a população sobre como agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo.
No dia 31 de outubro, os alunos da Escola Básica Raul Lino, usufruíram de uma sessão de hora do conto, na Biblioteca Escolar, onde tiveram oportunidade de explorar o livro "Espreita pela janela".

Os alunos das turmas D, E e H, do 10º ano participaram no programa Scholas Cidadania, uma iniciativa do Papa Francisco e que em Portugal, tem sede em Cascais.
Nos dias 25 e 26 de outubro as docentes de FQ Josina Filipe e Margarida Carvalho participaram no Festival Nacional Science on Stage 2025, no Polo de Oeiras do IST (Taguspark), no âmbito do projeto do NUCLIO “Práticas Inspiradoras no Ensino das Ciências – 2025”, com o projeto “Ciência de Palmo e Meio”. Para saber mais,clique 
