Entre os dias 23 e 27 de fevereiro, dez alunos das turmas de 12º ano (A, D, E, G) participaram numa viagem a  Bruxelas, capital da Bélgica, no âmbito da disciplina de Ciência Política e em parceria com alunos do Istituto Secondario Superiore Archimedes, de Rosolini, na Sicília.

Esta viagem pode ser realizada graças ao programa Erasmus+ e teve como objetivo proporcionar aos estudantes uma experiência educativa e cultural.Durante a estadia de cinco dias, os alunos tiveram a oportunidade de visitar locais como o Parlamento Europeu, a Casa das Histórias da Europa, o Parlamentarium, a Grand Place e o 
Atomium.
A visita ao Parlamento Europeu foi um dos momentos mais marcantes, pois permitiu-nos compreender melhor o funcionamento das instituições europeias e o impacto das decisões políticas na nossa vida quotidiana.
O Parlamentarium surpreendeu por ser um museu interativo onde tivemos acesso, não só a uma infinidade de informações, como também um tempo de convívio.
O último ponto turístico a visitar, foi a Casa da História Europeia, um espaço que conta “toda a evolução da Europa”. Nesse mesmo edifício fomos guiados e foram-nos apresentados vários momentos históricos e ideologias de várias épocas da Europa. A exposição, em vários pisos, era muito à base de imagens, de esculturas e cenários representativos, sendo tudo explicado pela guia. Nos últimos 15 minutos da visita guiada, os alunos ficaram à vontade para tirarem as fotos e observar com mais detalhe aquilo que mais lhes interessava.
A viagem proporcionou-nos também a observação das diferenças culturais. Por exemplo, espantou-nos muito ausência de caixotes do lixo pelas ruas. Era raro não haver uma rua com uma grande acumulação de sacos do lixo e de lixo espalhado pelo chão, algo que nenhum de nós esperava, por acharmos que a Bélgica seria um país muito mais evoluído nas questões ambientais. 
Além da visita a Bruxelas, visitamos, Gante, que de entre as duas cidades, foi a que mais nos chamou à atenção, devido à sua beleza. Ficamos todos encantados com arquitetura da cidade e pela presença massiva de bicicletas, que também causou alguma deslumbramento. Porque apesar da quantidade de vezes que se viu passar uma bicicleta em grandes velocidades, não vimos nenhum acidente.
Além das visitas, os estudantes puderam ter momentos de convivência com um grupo de alunos de uma escola italiana, promovendo uma troca cultural e outra perspetiva das coisas. Também o desenvolvimento de novas amizades. 
Testemunho de alguns alunos portugueses:
Bem, para mim esta viagem foi única pois, nunca tinha andado de avião nem tinha saído do país antes. Relativamente à experiência na Bélgica, tive momentos espetaculares e inesquecíveis com os colegas e professoras da minha escola e até mesmo com os colegas italianos, que nos acompanharam nesta mesma viagem. Aproveitei tudo ao máximo, desde o momento de partida e de chegada, até todos os pontos turísticos mais importantes da Bélgica. Foi uma viagem incrível com aventuras e interações maravilhosas.
Queria agradecer também às professoras, Luísa Correia e Teresa Gomes pela paciência e carinho perante todos os alunos...um obrigado não chega.
” (Bruno Pereira, 12ºD)
"Diverti-me bastante e conheci pessoas novas como a Inass, uma aluna Italiana. Foi uma viagem bastante marcante para mim porque nunca tinha viajado com amigos.” (Letícia Narciso, 12ºD)
“Foi a minha primeira viagem para fora de Portugal, e visitar Bruxelas e Gante, deixou-me com a vontade de ficar lá mais tempo. Fiquei encantando com a beleza das cidades, com a arquitetura e com a grande diversidade de culturas que presenciei durante aqueles dias. Outro ponto que me fez gostar da viagem foi a interação com os alunos italianos, que no início foi um pouco mais tímida, porém, com o tempo, fomos nos dando muito melhor e mantendo contacto até aos dias de hoje. Recomendo muito esta viagem e gostaria que todos os alunos tivessem a mesma oportunidade que eu tive, pois é algo fascinante. Foi uma viagem enriquecedora e inesquecível!” (Martim Cardona, 12ºD)
Autores Bruno Pereira, Letícia Narciso e Martim Cardona (12.ºD)

450

Destaques do Magazibn

  • O Agrupamento de Escolas Ibn Mucana participou, no passado dia 26 de março, no Torneio Concelhio de Basquetebol 3x3 – Cascais, realizado nas instalações da Escola Secundária Frei Gonçalo de Azevedo.

    Continuar...
  • No âmbito do projeto "O Melhor de Ti", o encarregado de educação da turma do 3.º C, esteve presente na Escola Básica Raul Lino, para dinamizar a atividade "Como voam as asas-deltas e os aviões?" Continuar...
  • No passado dia 25 de março, o grupo de Educação Física, em parceria com as turmas do 10º1 e 11º1, dinamizou o entusiasmante “Torneio de Voleibol – 3º ciclo”, uma competição inserida no Plano Anual de Atividades da escola.

    Continuar...
  • No dia 24 de Março decorreu o na Escola Básica e Secundária Ibn Mucana. Foi um torneio que contou com a participação de 41 equipas, cerca de 120 alunos e foram disputados 92 jogos.

    Continuar...
  • No âmbito do Erasmus+, KA121,  nove alunos, acompanhados pelas professoras Isabel Costa e Dalila Chumbinho, encontram-se na Bulgária, em mobilidade de curta duração com o Lyceum Vasil Levsky, Breznik. Para além das atividades na escola e nas famílias de acolhimento já foi efetuada uma visita ao mosteiro Giginstsi.  Continuar...
  • No dia 14 de março, os alunos das turmas 7.ºH, 8.ºF e 9.ºC tiveram a oportunidade de assistir à peça de teatro "Les Trois Mousquetaires", uma nova adaptação de Paul Stebbings. A apresentação aconteceu no Auditório Camões, em Lisboa, e foi realizada pela companhia Le Théâtre du Héron, com música original de Christian Auer e produção de Grantly Marshall. Continuar...
  • Um grupo de alunos do 11º e 12º anos da Escola Básica e Secundária Helena Cidade Moura esteve em mobilidade Erasmus+ no Lyceum of Chalastra, em Salonica, de 9 a 15 de fevereiro. Após uma primeira fase desenvolvida em Portugal, os estudantes, acompanhados pelas professoras Cristina Rouxinol e Ana Amador, envolveram-se em diversas atividades académicas e culturais, permitindo-lhes conhecer novas realidades no contexto europeu.

    Continuar...
  •  ☘️  Os alunos do terceiro e quarto anos (Inglês) da Escola Básica Raul Lino, interpretaram uma dança tradicional irlandesa, no âmbito da comemoração do Dia de São Patrício (17/03/2025). ☘️
    CLIQUE AQUI e AQUI
     
  • O Agrupamento de Escolas Ibn Mucana participou, no passado dia 12 de março, na prova “Mega-Sprinter – Fase CLDE”, realizada no campo do Real Sport Clube de Massamá. Continuar...
  • No dia 11 de março, os alunos das turmas A, D e L do 9º ano participaram numa enriquecedora visita de estudo ao World of Discoveries, no Porto. A atividade teve como objetivo complementar os conhecimentos adquiridos em sala de aula sobre a Era dos Descobrimentos e proporcionar uma experiência interativa e imersiva sobre a história das grandes navegações portuguesas.

    Continuar...
  • A Escola Secundária Ibn Mucana foi palco de um vibrante e animado desfile de Carnaval no passado dia 27 de Fevereiro, provando que a alegria e a criatividade não se deixam intimidar pelo mau tempo. Alunos de 2º e 3º ciclos deram largas à imaginação, desfilando com máscaras divertidas e fatos originais, numa demonstração de talento e espírito carnavalesco.

    Continuar...
  • A Escola Básica Raul Lino comemorou o Carnaval com muita animação, diversão e alegria! Despertou a felicidade e a folia da comunidade escolar e educativa. 
    O Carnaval é a máscara da felicidade! Clique AQUI para ver as imagens.

  • Já conhece o Clube Ciência Viva da Ibn Mucana?
    Desafiamos toda a comunidade educativa a espreitar a Página Clube Ciência Viva Ibn Mucana - Planeta Oceano: Planeta Oceano: Conhecer e Experimentar para Proteger - onde constam os quatro projetos anuais. 
    Consulte AQUI as nossas atividades!

  • No âmbito do Erasmus+, entre 23 e 27 de fevereiro, nove alunos acompanhados pelas professoras Teresa Gomes e Luísa Correia,em parceria com alunos do Istituto Secondario Superiore Archimedes, de Rosolini, na Sicília, tiveram a oportunidade de visitar o Parlamento Europeu e outras instituições importantes da União Europeia. 

    Continuar...