.

.

 

No dia 30 de setembro, a biblioteca da Escola Básica e Secundária Ibn Mucana dinamizará a atividade “Livros Sempre a Rodar”, que consiste na troca de livros entre os membros da comunidade  educativa. Temos livros para todos os gostos e alguns com excelentes críticas e … premiados. Participem! 

(CLICAR NA IMAGEM)

 

 

.


(CLICAR NA IMAGEM)

No passado dia 20 de março, assistimos, na Escola Básica e Secundária Helena Cidade Moura, a uma sessão sobre “Os 50 Anos do 25 de Abril: Os sindicatos na construção dos pilares da democracia”, cujo orador foi o Professor Manuel Carvalho da Silva, coordenador e secretário-geral da CGTP-Intersindical Nacional, entre 1986 e 2012.

O convite partiu da nossa professora de História A e Ciência Política, Teresa Gomes.  
Gostamos muito da sessão e foi muito interessante ter alguém que viveu e sentiu o Estado Novo à nossa frente. A forma como falava, usando algumas gírias mais “jovens”, também ajudou.
Além disso, o modo como Carvalho da Silva deu ênfase, durante o início da sessão, à frase “É preciso sabermos de onde vimos!”, foi inspirador. Isso nos ajudará a saber olhar para o futuro como não sendo algo desconhecido.
O tema foi, extremamente,  importante e enriquecedor e sentimos que foi de louvar ter alguém que passou pelo importante dia 25 de abril de 1974, e que viu acontecer, em primeira mão,  todas as mudanças no mundo do trabalho nestes últimos 50 anos, que não foram poucas.
É importante destacar que, através desta palestra, conseguimos entender melhor  a importância dos sindicatos e como estes nos ajudam a “relembrar” os nossos direitos trabalhistas e a tornar o mundo do trabalho, um local mais justo e seguro para todos os trabalhadores.
Reforçou a importância da nossa participação cívica, e o quanto isso ajuda para podermos mudar o futuro do nosso país e o nosso modo de vida, fortalecendo assim um dos nossos maiores bens: a democracia!

Alunos 12.ºC
(História A)

Destaques do Magazibn

  • 27 de setembro 2024 - Dia Europeu do Desporto Na escola
    Durante a manhã do dia 27 de setembro, após a mostra das atividades e horários aos Encarregados de Educação junto ao portão da EBS Ibn Mucana, estiveram presentes os alunos do 5ºano no Dia Europeu do Desporto na Escola.

    Continuar...
  • Na Escola Básica (EB) Fernando José dos Santos, arrancámos o ano letivo de coração cheioheart.
    Cada turma pintou um coração e colocou-o no painel alusivo ao projeto curricular de escola.

    Continuar...
  • O Dia Internacional da Paz, realizado em 21 de setembro, promove 24 horas de não-violência e cessar-fogo em todo o mundo. Este ano, ao comemorar-se o 25.º aniversário da Declaração e Programa de Ação sobre uma Cultura de Paz, o tema escolhido é «Cultivar uma Cultura de Paz». Este tema destaca que a paz deve ser promovida em todas as comunidades e gerações, através da educação. 

    Continuar...
  • A biblioteca da Escola Básica e Secundária Ibn Mucana produziu um Escape Room Educativo, usando o espaço da biblioteca para a criação de cenários realistas. Os alunos, a partir da pergunta “Qual é o livro que tens de encontrar?” entraram na narrativa apresentada no livro e, trabalhando em equipas, procuraram pistas e foram resolvendo os desafios e enigmas que encontravam.

    Continuar...
  • Para finalizar o ano em grande, realizou-se mais uma vez o Encontro de Principiantes do  Surf do Desporto Escolar, Encontro esse onde os participantes puderam realizar estações de Surf, Stand Up Padle, Bodyboard, Skate Surf e workshops ligados à Segurança e à Cidadania Marítima.

    Continuar...
  • Entre os dias 3 a 5 de Junho os alunos do 6º ano, da turma D, juntamente com as professoras Graça Corte Real, Sofia Neves e Mariana Ramos da Silva, realizaram a sua viagem de finalistas.

    Continuar...
  • O dia 1 de junho, dia da Criança, foi assinalado na Biblioteca da EBSHCM, com a participação dos alunos ao indicarem os livros e jogos da sua infância.

    Continuar...
  • No dia 21/05/2024 a turma do 2.º C, da Escola Básica Raul Lino, foi visitar a Horta da Quinta do Pisão. 
    A visita de estudo à Horta contribuiu para o desenvolvimento integral dos alunos envolvidos e proporcionou o contato direto com a terra, as plantas e os seres vivos (aprendizagens multidisciplinares).

    Continuar...
  • Na Casa das Artes da Escola Básica e Secundária Ibn Mucana está patente uma exposição intitulada “50 anos…50 momentos”. Esta exposição tem como objetivo comemorar os 50 anos do 25 de Abril. Esta exibição é composta por telas, cada uma representa um momento histórico relevante durante o período destes 50 anos, um acontecimento por ano, e que marcaram Portugal, ao longo destes 50 anos de democracia.

    Continuar...
  • No dia 22 de maio comemorou-se o Dia do Autor Português na Biblioteca da EBSHCM.
    Da exposição de livros constaram os cânones da nossa literatura e especialmente os autores da atualidade existentes no na Biblioteca. 
    A proposta para interagir com a  exposição foi escrever excertos breves de entrevistas dos autores, trechos das obras expostas ou ilustrar com fotografias.

    Continuar...
  • Novidades da Biblioteca

                

  • No âmbito do Projeto Erasmus +, três alunos do 8.º G e duas alunas do 8.º E partiram para Imola, Itália, acompanhados pelas professoras Bianca Moreira (Ciências Naturais) e Cláudia Mourato (Inglês). 

     

    Continuar...
  • No dia 21 de maio de 2024 os alunos da EBSHCM receberam uma alferes e uma aspirante da Força Área Portuguesa. A palestra foi muito interessante para os 73 alunos das turmas 11º1, 12º3, 10ºF, 11ºG e 12ºB. Abriram-se expectativas de carreiras num futuro muito próximo aos alunos que tenham concluído o 9º ano, o 12º ano ou a licenciatura.

    Continuar...
  • No passado dia 11 de maio, 26 alunos do Agrupamento participaram no Torneio convívio de Esgrima organizado pelo Clube Atlântico de Esgrima.

    Continuar...