INFORMAÇÃO EXAMES (NOVO)

AS PROVAS FINAIS DE 3º CICLO, EXAMES NACIONAIS DO ENSINO SECUNDÁRIO E
PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUENCIA REALIZAM-SE
NA ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA HELENA CIDADE MOURA

Rua Conde Barão 614, 2645-109 Alcabideche

GOOGLE MAPS

A cópia da prova será fornecida aos alunos em suporte digital (formato pdf) ou em suporte papel, mediante o pagamento do valor das fotocópias, por indicação do aluno.

Modelos do JNE

Todas as questões relativas a exames deverão ser enviadas para: exames2024@ibn-mucana.pt

 

Entre os dias 26 de fevereiro e 3 de março, um grupo de 16 alunos, acompanhados pelos professores Liliana Ferreira, Geraldo Paiva e Josefa Rico, realizaram uma deslocação em mobilidade de grupo à cidade de Albal, Espanha, como parte do projeto Erasmus 2021-1-PT01-KA121-SCH-000012288.

Foram acolhidos no Instituto de Educación Secundaria de Albal, onde realizaram atividades relacionadas com o tema do projeto, “Inclusão e Sustentabilidade”, e os professores frequentaram algumas aulas das suas respetivas áreas. O grupo, que foi recebido pelo Presidente da Câmara Municipal da cidade de Albal, teve a oportunidade de melhorar as suas competências na língua espanhola, conhecer outras metodologias de ensino e apreciar uma parte do património cultural da zona. Em reciprocidade, na semana de 17 a 22 de abril, visitaram o nosso agrupamento 3 professoras e 16 alunos espanhóis, entre os quais, Miguel Camacho que, devido a uma doença neuromuscular congénita, permanece numa cadeira de rodas especial, com respiração assistida, e comunica através de um computador que reproduz de forma sonora as suas mensagens. O Miguel teve a oportunidade de transmitir a sua experiência de vida a um grupo formado por três turmas da escola Helena Cidade Moura. Os alunos portugueses e espanhóis realizaram na nossa escola atividades relativas ao tema “Uma ponte entre duas culturas: tão próximas e tão distantes” e aproveitaram para conhecer o património cultural do nosso entorno. Antes de partir mostraram o seu agradecimento pela excelente acolhida que tiveram em Portugal.

Destaques do Magazibn

  • A biblioteca da Escola Básica e Secundária Ibn Mucana produziu um Escape Room Educativo, usando o espaço da biblioteca para a criação de cenários realistas. Os alunos, a partir da pergunta “Qual é o livro que tens de encontrar?” entraram na narrativa apresentada no livro e, trabalhando em equipas, procuraram pistas e foram resolvendo os desafios e enigmas que encontravam.

    Continuar...
  • Para finalizar o ano em grande, realizou-se mais uma vez o Encontro de Principiantes do  Surf do Desporto Escolar, Encontro esse onde os participantes puderam realizar estações de Surf, Stand Up Padle, Bodyboard, Skate Surf e workshops ligados à Segurança e à Cidadania Marítima.

    Continuar...
  • Entre os dias 3 a 5 de Junho os alunos do 6º ano, da turma D, juntamente com as professoras Graça Corte Real, Sofia Neves e Mariana Ramos da Silva, realizaram a sua viagem de finalistas.

    Continuar...
  • O dia 1 de junho, dia da Criança, foi assinalado na Biblioteca da EBSHCM, com a participação dos alunos ao indicarem os livros e jogos da sua infância.

    Continuar...
  • No dia 21/05/2024 a turma do 2.º C, da Escola Básica Raul Lino, foi visitar a Horta da Quinta do Pisão. 
    A visita de estudo à Horta contribuiu para o desenvolvimento integral dos alunos envolvidos e proporcionou o contato direto com a terra, as plantas e os seres vivos (aprendizagens multidisciplinares).

    Continuar...
  • Na Casa das Artes da Escola Básica e Secundária Ibn Mucana está patente uma exposição intitulada “50 anos…50 momentos”. Esta exposição tem como objetivo comemorar os 50 anos do 25 de Abril. Esta exibição é composta por telas, cada uma representa um momento histórico relevante durante o período destes 50 anos, um acontecimento por ano, e que marcaram Portugal, ao longo destes 50 anos de democracia.

    Continuar...
  • No dia 22 de maio comemorou-se o Dia do Autor Português na Biblioteca da EBSHCM.
    Da exposição de livros constaram os cânones da nossa literatura e especialmente os autores da atualidade existentes no na Biblioteca. 
    A proposta para interagir com a  exposição foi escrever excertos breves de entrevistas dos autores, trechos das obras expostas ou ilustrar com fotografias.

    Continuar...
  • Novidades da Biblioteca

                

  • No âmbito do Projeto Erasmus +, três alunos do 8.º G e duas alunas do 8.º E partiram para Imola, Itália, acompanhados pelas professoras Bianca Moreira (Ciências Naturais) e Cláudia Mourato (Inglês). 

     

    Continuar...
  • No dia 21 de maio de 2024 os alunos da EBSHCM receberam uma alferes e uma aspirante da Força Área Portuguesa. A palestra foi muito interessante para os 73 alunos das turmas 11º1, 12º3, 10ºF, 11ºG e 12ºB. Abriram-se expectativas de carreiras num futuro muito próximo aos alunos que tenham concluído o 9º ano, o 12º ano ou a licenciatura.

    Continuar...
  • No passado dia 11 de maio, 26 alunos do Agrupamento participaram no Torneio convívio de Esgrima organizado pelo Clube Atlântico de Esgrima.

    Continuar...
  • No dia 10 de maio, comemorou-se o 3º lugar do Agrupamento de Escolas Ibn Mucana, no Galardão Escola Voluntária, projeto da Câmara Municipal de Cascais, com a cerimónia do hastear da bandeira Escola Voluntária, um momento que enalteceu o Voluntariado no nosso Agrupamento, gesto de solidariedade que abrange diversas vertentes, sociais, culturais e ambientais, e que muito nos orgulha.

    Continuar...
  • Os alunos do 11º A, embaixadores juniores, integrados no Clube Europeu e no EPAS (Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu) comemoraram o Dia da Europa na Escola Helena Cidade Moura dinamizando uma sessão de partilha e de esclarecimento acerca da União Europeia, apelando também para a importância do voto nas eleições para o Parlamento Europeu.

    Continuar...
  • No dia 6 de maio, os alunos da disciplina de Ciência Política apresentaram, na Casa das Artes, o  resultado de cinco entrevistas realizadas a pessoas que viveram o 25 de Abril, na presença de vários convidados. Estes trabalhos foram realizados no âmbito do Programa de Iniciação à Investigação Histórica, no intuito de preservar memórias de pessoas que experienciaram uma época marcante na história do nosso país: o 25 de Abril.

    Continuar...