.             

No dia 6 de maio, os alunos da disciplina de Ciência Política apresentaram, na Casa das Artes, o  resultado de cinco entrevistas realizadas a pessoas que viveram o 25 de Abril, na presença de vários convidados. Estes trabalhos foram realizados no âmbito do Programa de Iniciação à Investigação Histórica, no intuito de preservar memórias de pessoas que experienciaram uma época marcante na história do nosso país: o 25 de Abril.

Teve como objetivo a investigação da história familiar e local, com recurso à entrevista e à história oral, bem como aos arquivos locais, escolares, pessoais e familiares. Constituiu uma oportunidade única para honrar a memória dos que presenciaram o dia que mudou a vida dos portugueses. Foi uma parceria com o Laboratório de História, Territórios e Comunidades da FCSH da Universidade Nova de Lisboa e o Arquivo Municipal de Cascais. Para a consecução das entrevistas, foi fundamental a ajuda do mentor João Gomes, do projeto Teach For Portugal e dos alunos da disciplina de Multimédia que ajudaram nas gravações e no trabalho de bastidores. Sob a orientação da professora da disciplina, os alunos produziram vários recursos audiovisuais que exploraram os diferentes aspetos do período pré e pós-revolucionário em Portugal. Desde análises políticas e sociais, até relatos pessoais, daqueles que vivenciaram estes acontecimentos históricos, a apresentação ofereceu uma visão abrangente e perspicaz do legado do 25 de Abril. Durante a apresentação, foi enfatizada a valorização contínua da democracia, dos direitos humanos e da participação cívica na vida política, princípios fundamentais que emergiram com a Revolução dos Cravos e que continuam a moldar a sociedade portuguesa. Nas palavras dos alunos “Poder participar neste projeto, foi uma mais-valia: vi e ouvi factos sobre a Revolução que nunca cheguei sequer a imaginar!”, “Aprendi muita coisa que nunca aprenderia se não fosse pelo projeto!” 
Assista AQUI ao video.
Turma de Ciência Política 12.ºC/D

Destaques do Magazibn

  • Na Escola Básica Fernando José dos Santos, no mês de dezembro tivemos várias atividades.No âmbito do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, Marta Soares autora do livro “A primeira aula” e mãe de uma menina com deficiência, veio partilhar o seu dia a dia e passar a mensagem de que “Somos todos diferentes e o importante é não desistirmos perante uma dificuldade”. A turma do 4.ºD arrancou com a venda de bolos!

    Continuar...

  • CLIQUE NA IMAGEM

  • No último dia de aulas, os alunos da Escola Básica Fausto Cardoso Figueiredo participaram de uma apresentação especial das turmas.

    Continuar...
  • O espírito natalício esteve presente na EB Raul Lino e a comunidade escolar comemorou a época festiva em harmonia com os corações alegres e felizes! Boas Festas!

    Continuar...
  • No dia 25 de novembro 2024, foram realizadas duas sessões na EBS Helena Cidade de Mouracom o palestrante e autor André Fernandes, provida pela Biblioteca escolar. A primeira sessão contou com a presença de 99 alunos, 10º1, 2 e D, 11º E, e a segunda, com 88 alunos, 10ºE, C e 11ºD.

    Continuar...
  • No âmbito da disciplina de Ciência Política, no passado dia 29 de novembro, os alunos do 12.º ano, das turmas E, F e G, tiveram a oportunidade de participar numa visita de estudo à Assembleia da República, num dia particularmente marcante para a política portuguesa: a votação final do Orçamento do Estado para 2025.

    Continuar...
  • 59 alunos representaram esta manhã (17 de dezembro) o Agrupamento Ibn Mucana no Corta-Mato Concelhio, disputado na Quinta da Marinha. Uma equipa muito completa e diversificada, com alunos do 4º ao 12º ano, que participaram nas corridas de Infantis A e B, Iniciados, Juvenis, Juniores e Corrida Adaptada de ambos os sexos.

    Continuar...
  • A atividade realizada no dia 4 de dezembro na Casa das Artes, reflete um compromisso contínuo com a educação ambiental em Portugal. Dinamizada pela Sociedade Ponto Verde, esta iniciativa visou promover a literacia ambiental, sensibilizando os jovens para a importância da reciclagem e da sustentabilidade.

    Continuar...

  • CLIQUE NA IMAGEM

    Instalação realizada pelos
    alunos das professoras
    Claudia Leal, 
    Filipa Spínola e Isadora Pestana

  • O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência é celebrado no dia 3 de dezembro. O seu objetivo é promover os direitos e bem-estar das pessoas com deficiência, na sociedade e a sua participação nos vários domínios social, cultural, econômico e político.

    Continuar...
  • No dia 09 de dezembro, pelas 13 horas e 30 minutos, deu-se início à montagem da “árvore de Natal Matematizada”, uma iniciativa do grupo de matemática do Agrupamento de Escolas Ibn Mucana e da sua direção, este ano com uma novidade: a participação de elementos da comunidade envolvente ao Agrupamento.

    Continuar...
  • No dia 5 de dezembro de 2024, o Agrupamento de Escolas Ibn Mucana celebrou o Dia Internacional do Voluntário com diversas iniciativas, destacando-se a recolha de bens essenciais para apoiar as famílias mais carenciadas da comunidade escolar.

    Continuar...
  • No passado dia 4 de dezembro decorreu a Festa da Esgrima do Agrupamento, evento que juntou no pavilhão de Alcabideche 412 crianças e Jovens dos 7 aos 12 anos. A parte da manhã foi destinada ao Torneio Interno para os 3º e 4º anos das Escolas EB Fernando Teixeira Lopes, EB Fausto Cardoso Figueiredo, EB Raul Lino e EB Fernando José dos Santos, que compõem o Agrupamento Ibn Mucana.

  • No dia 2 de dezmbro de 2024, a Escola Básica e Secundária Ibn Mucana recebeu com entusiasmo os alunos do 11.º B da Escola Básica e Secundária Helena Cidade Moura para uma atividade especial de dinamização de aulas laboratoriais sobre as Leis de Newton. Sob a orientação da professora Cristina Rouxinol, os jovens do ensino secundário mostraram uma verdadeira paixão pela ciência e pedagogia.

    Continuar...