INFORMAÇÃO CENTRAL

AVISO - Refeições escolares 

Informação importante sobre regras de marcação da refeição escolar

ESCOLA DIGITAL - Informação

A partir de 23 de janeiro os Encarregados de educação que submeteram a  requisição de kit tecnológico,  serão contactados via e-mail para o seu levantamento .

 

DESPORTO ESCOLAR - Informação

Os alunos que não obtiveram vaga na natação, encontram-se em lista de espera.

No passado dia 16 de dezembro, as turmas A e G do nono ano tiveram o privilégio de contar com a presença da cantora Rita Laranjeira, e de participar no desafio proposto pela professora Vanessa Luís, realizando a coreografia da Amizade/Paz.

“#SAYHI – Um Mundo Melhor” é uma campanha de âmbito europeu que fomenta a Paz e a Amizade, sendo designada de Campanha Europeia da Amizade. Está a ser divulgada em Portugal, através da RTP e da plataforma ZIGZAG, mas conta com a participação de vários países europeus. 
Os alunos começaram por realizar uma atividade lúdica subordinada ao tema dos Direitos Humanos, organizada pela técnica da escola, Sandra Madalena.
De seguida, os alunos do 9ºA entregaram um cabaz de Natal à representante da Associação Acácia para a Cooperação Internacional com África, demonstrando um verdadeiro espírito de solidariedade, nesta quadra natalícia.
Finalmente, os alunos juntaram-se, com muita alegria e dedicação, à cantora Rita Laranjeira para realizar a coreografia da Amizade/Paz. Neste desafio que juntou música, dança, alegria, atenção, diversão, interesse e colaboração de corpo e coração, contamos todos uns com os outros neste “Conta comigo! 123! É a nossa vez de provar a nossa Amizade!”, porque “Juntos sonhamos por um mundo melhor!”.

Destaques do Magazibn

  • O Clube de Esgrima Ibn Mucana esteve no passado sábado, dia 28 de janeiro, no Encontro de Espada de Benjamins, prova dinamizada pelo Clube Atlântico de Esgrima.
    A defender as cores do nosso Agrupamento estiveram 10 alunos: 6 alunos do 3º ano da Escola Básica Fernando José dos Santos e 4 alunos do 5º ano da Escola Básica e Secundária Ibn Mucana.

    Continuar...
  • No dia 23 de janeiro de 2023, as turmas do 11º D e 11º E, acompanhadas pelas professoras Alexandra Freire e Filomena Clemente participaram no Dia Aberto da Geografia, no Instituto  de Geografia e Ordenamento do Território - IGOT, da Universidade de Lisboa.

    Continuar...
  • O Agrupamento Ibn Mucana contou com a presença de 57 alunos no Corta-Mato Concelhio, disputado no dia 18 de janeiro na Quinta da Marinha.

    Continuar...
  • No passado dia 16 de dezembro, as turmas A e G do nono ano tiveram o privilégio de contar com a presença da cantora Rita Laranjeira, e de participar no desafio proposto pela professora Vanessa Luís, realizando a coreografia da Amizade/Paz.

    Continuar...
  • A fase de escola da 2ª edição do Concurso Concelhio de Escrita Criativa da EBS Helena Cidade Moura realizou-se no dia 10 de janeiro de 2023. 
    Na sensibilização e incentivo à participação no concurso de escrita criativa os alunos mostraram bastante interesse e disponibilidade, tendo-se inscritos alunos dos 10º, 11º e 12º anos.

    Continuar...
  • No dia 6 de dezembro de 2022, decorreu na Biblioteca escolar da EBS Helena Cidade Moura a atividade “Conversa com o escritor João Pinto Coelho”, dinamizada pela Biblioteca e com a participação e apoio da área disciplinar de Economia.

    Continuar...
  • No passado dia 7 de dezembro, logo pela manhã, iniciámos o processo de transporte dos enfeites de natal, produzidos por todas as turmas que aderiram ao desafio proposto pelo grupo disciplinar de matemática:" construir um enfeite de Natal que obedecesse a três regras: tivesse uma alusão à matemática, fosse impermeável e fosse totalmente construído com materiais reciclados".

    Continuar...
  • Para a celebração do dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a turma 2ºD da EB Fernando José dos Santos, convidou todos os alunos da escola para realizar uma dinâmica, onde foi utilizada a língua gestual, a partir da canção do Bom dia, criada pela turma.

    Continuar...
  • No dia vinte e quatro de novembro, às dez da manhã, a turma do 8ºA entrava no autocarro, dirigindo-se à Praia das Avencas, para uma visita de estudo ao ecossistema da praia, no âmbito das disciplinas de Ciências Naturais, Português e Cidadania. Chegaram à praia às dez e meia da manhã e foram recebidos por dois biólogos que davam explicações sobre a biodiversidade da zona; por isso, a turma foi dividida em dois grupos, cada um com um biólogo e uma professora.

    Continuar...
  • Entre os dias 21 e 22 de novembro, as turmas do 5.ºI, 7.ºA, 8.ºB e 8.ºH foram à área protegida de Sintra e Cascais, à parcela da nossa escola plantar as seguintes espécies autóctones: murta, medronheiro, e sanguinhos-das-sebes, e também eliminar espécies invasoras, como as acácias.

    Continuar...
  • De vinte e um a vinte sete de novembro foi a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos. A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos encoraja todos os Europeus e não só, a desenvolverem ações de sensibilização sobre recursos sustentáveis e gestão de resíduos. Continuar...
  • No ano em que se comemora o centésimo aniversário do nascimento de José Saramago, a turma do décimo ano do Curso de Artes Visuais realizou um exercício coletivo de desenho a pastel de óleo. Trata-se de um exercício de desenho de meios tons a preto e branco sobre caixas de cartão canelado.

    Continuar...
  • Uma vez mais, os alunos do Curso de Artes Visuais, realizaram um projeto de decoração de Natal do átrio da escola.

    Continuar...
  • No seu projeto de cidadania e desenvolvimento, a turma 10H decidiu convidar diferentes profissionais da área das artes visuais para partilhar a sua experiência com as turmas de artes e desta forma dar a conhecer saídas profissionais menos reconhecidas.

    Continuar...