INFORMAÇÃO CENTRAL

AVISO - Refeições escolares 

Informação importante sobre regras de marcação da refeição escolar

ESCOLA DIGITAL - Informação

A partir de 23 de janeiro os Encarregados de educação que submeteram a  requisição de kit tecnológico,  serão contactados via e-mail para o seu levantamento .

 

DESPORTO ESCOLAR - Informação

Os alunos que não obtiveram vaga na natação, encontram-se em lista de espera.

No dia vinte e quatro de novembro, às dez da manhã, a turma do 8ºA entrava no autocarro, dirigindo-se à Praia das Avencas, para uma visita de estudo ao ecossistema da praia, no âmbito das disciplinas de Ciências Naturais, Português e Cidadania. Chegaram à praia às dez e meia da manhã e foram recebidos por dois biólogos que davam explicações sobre a biodiversidade da zona; por isso, a turma foi dividida em dois grupos, cada um com um biólogo e uma professora.

Primeiro, cada grupo foi para perto da água onde se observou uma anémona-do-mar, as anémonas são animais que utilizam os  tentáculos para capturar os seus alimentos e como cnidários estão intimamente relacionados com corais, as hidras e as águas-vivas. Os alunos puderam ver vários seres vivos: um verme do mar, uma porífera laranja mais conhecida como esponja do mar, um caranguejo-eremita e um ouriço do mar. Encontraram uma estrela do mar com um braço partido, o que não lhe faz mal nenhum, porque os braços das estrelas do mar crescem quando lhes partem um.
Quando estavam a ir para mais perto do mar, encontraram o tentáculo de um polvo que estava escondido numa rocha, tentaram tirá-lo, mas não conseguiram, porque ele tinha muita força. Nas rochas, existiam muitas lapas e mexilhões, que são moluscos com concha calcária.
Nas poças entre as rochas, existiam vários tomates e morangos do mar, que os alunos não podiam tocar pois tinham substâncias urticantes. Além disso, encontraram líquen, que é a relação de simbiose entre a alga e o fungo, a alga dá alimento ao fungo e o fungo permite à alga viver fora de água. 
Também se pôde observar uma alforreca morta e um poliqueta, que tem o aspeto de uma cobrinha cor-de-rosa com pelos brancos que pode ser de vida livre, ou sedentário. Encontraram cracas que são animais moluscos que filtram a água, caracóis negros e caramujos.
Nas paredes das rochas em arriba encontraram avencas, as plantas que dão o nome à praia. 
Nas rochas, em toda a praia há um cemitério de conchas preservadas, são fósseis de conchas que podem ter vivido há mais de dez mil anos.
A praia é característica do filão basáltico, que é onde muitos animais desovam, por isso a praia é conhecida como uma maternidade, porque quando nascem os animais voltam para o mar.
A visita de estudo acabou às treze horas. 
Todos gostaram muito da visita, porque a maior parte dos alunos desconhecia que havia tanta biodiversidade na praia das Avencas e que era um ecossistema tão importante. 
 As visitas continuam para todas as turmas de oitavo ano que iniciam o estudo dos ecossistemas marinhos, com este excelente exemplo que é o “Berçário das Avencas”.

Sofia Sande e Castro, 8ºA

Destaques do Magazibn

  • O Clube de Esgrima Ibn Mucana esteve no passado sábado, dia 28 de janeiro, no Encontro de Espada de Benjamins, prova dinamizada pelo Clube Atlântico de Esgrima.
    A defender as cores do nosso Agrupamento estiveram 10 alunos: 6 alunos do 3º ano da Escola Básica Fernando José dos Santos e 4 alunos do 5º ano da Escola Básica e Secundária Ibn Mucana.

    Continuar...
  • No dia 23 de janeiro de 2023, as turmas do 11º D e 11º E, acompanhadas pelas professoras Alexandra Freire e Filomena Clemente participaram no Dia Aberto da Geografia, no Instituto  de Geografia e Ordenamento do Território - IGOT, da Universidade de Lisboa.

    Continuar...
  • O Agrupamento Ibn Mucana contou com a presença de 57 alunos no Corta-Mato Concelhio, disputado no dia 18 de janeiro na Quinta da Marinha.

    Continuar...
  • No passado dia 16 de dezembro, as turmas A e G do nono ano tiveram o privilégio de contar com a presença da cantora Rita Laranjeira, e de participar no desafio proposto pela professora Vanessa Luís, realizando a coreografia da Amizade/Paz.

    Continuar...
  • A fase de escola da 2ª edição do Concurso Concelhio de Escrita Criativa da EBS Helena Cidade Moura realizou-se no dia 10 de janeiro de 2023. 
    Na sensibilização e incentivo à participação no concurso de escrita criativa os alunos mostraram bastante interesse e disponibilidade, tendo-se inscritos alunos dos 10º, 11º e 12º anos.

    Continuar...
  • No dia 6 de dezembro de 2022, decorreu na Biblioteca escolar da EBS Helena Cidade Moura a atividade “Conversa com o escritor João Pinto Coelho”, dinamizada pela Biblioteca e com a participação e apoio da área disciplinar de Economia.

    Continuar...
  • No passado dia 7 de dezembro, logo pela manhã, iniciámos o processo de transporte dos enfeites de natal, produzidos por todas as turmas que aderiram ao desafio proposto pelo grupo disciplinar de matemática:" construir um enfeite de Natal que obedecesse a três regras: tivesse uma alusão à matemática, fosse impermeável e fosse totalmente construído com materiais reciclados".

    Continuar...
  • Para a celebração do dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a turma 2ºD da EB Fernando José dos Santos, convidou todos os alunos da escola para realizar uma dinâmica, onde foi utilizada a língua gestual, a partir da canção do Bom dia, criada pela turma.

    Continuar...
  • No dia vinte e quatro de novembro, às dez da manhã, a turma do 8ºA entrava no autocarro, dirigindo-se à Praia das Avencas, para uma visita de estudo ao ecossistema da praia, no âmbito das disciplinas de Ciências Naturais, Português e Cidadania. Chegaram à praia às dez e meia da manhã e foram recebidos por dois biólogos que davam explicações sobre a biodiversidade da zona; por isso, a turma foi dividida em dois grupos, cada um com um biólogo e uma professora.

    Continuar...
  • Entre os dias 21 e 22 de novembro, as turmas do 5.ºI, 7.ºA, 8.ºB e 8.ºH foram à área protegida de Sintra e Cascais, à parcela da nossa escola plantar as seguintes espécies autóctones: murta, medronheiro, e sanguinhos-das-sebes, e também eliminar espécies invasoras, como as acácias.

    Continuar...
  • De vinte e um a vinte sete de novembro foi a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos. A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos encoraja todos os Europeus e não só, a desenvolverem ações de sensibilização sobre recursos sustentáveis e gestão de resíduos. Continuar...
  • No ano em que se comemora o centésimo aniversário do nascimento de José Saramago, a turma do décimo ano do Curso de Artes Visuais realizou um exercício coletivo de desenho a pastel de óleo. Trata-se de um exercício de desenho de meios tons a preto e branco sobre caixas de cartão canelado.

    Continuar...
  • Uma vez mais, os alunos do Curso de Artes Visuais, realizaram um projeto de decoração de Natal do átrio da escola.

    Continuar...
  • No seu projeto de cidadania e desenvolvimento, a turma 10H decidiu convidar diferentes profissionais da área das artes visuais para partilhar a sua experiência com as turmas de artes e desta forma dar a conhecer saídas profissionais menos reconhecidas.

    Continuar...