No âmbito da Semana Polar, os alunos do 8.ºano, da Escola Básica e Secundária Ibn Mucana, assistiram a uma palestra realizada pelo Professor Doutor Pedro Ferreira sobre a Antártida, uma vez que o próprio conhece e trabalha nesta área geográfica.

O professor distinguiu o Ártico da Antártida, o primeiro referido tem como espécie mais conhecida os ursos polares, o Oceano está rodeado por terra e apresenta populações nativas. Na Antártida, a Terra é rodeada por um oceano, não apresenta população nativa e a espécie mais conhecida e acarinhada são os pinguins. Como semelhanças destacam-se os Invernos longos com poucas horas de luz, os verões são curtos com muitas horas de luz e são as áreas da Terra com menos impacto humano.
Relativamente à Antártida, descobrimos que 0.03% da sua área são vales secos, 70% da água doce está localizada no manto de gelo, é húmida, apresenta   ventos fortes, é muito fria e seca e que parte da mesma está situada no oceano. Tem uma média de temperatura de – 57º C no interior e no litoral oscila entre os -26ºC e os -3ºC. A altitude é em média de 2500 m, sendo a altitude máxima de 4900m 
A Antártida atualmente não pertence a nenhum país, pois em 1959, no Tratado da Antártida, foi decidido que, até 2041, esta só serviria para estudos científicos, tendo assim no total 70 bases científicas de vários países.
 Para o cientista Pedro Ferreira poder viajar e trabalhar na Antártida teve que realizar um curso de primeiros socorros. E deve fazer-se acompanhar por um colega para que estabeleça contactos de emergência.
Na Antártida, apenas existem duas espécies de plantas, designadas por líquenes e musgos, pelo que os cientistas criam os seus próprios alimentos vegetais em estufas. Existem, ainda, outras espécies animais, como a andorinha-do-ártico, lobo-marinho, focas e elefantes marinhos

Diana Alegria nº 4 Ana Rita Soares nº2 Matilde Carvalho nº19 (8.ºH)

Destaques do Magazibn

  • No passado dia 28 de fevereiro a Ibn Mucana foi a anfitriã da Festa da Esgrima.
    Durante o período da manhã realizou-se o encontro do 1⁰ ciclo do Agrupamento, envolvendo todos os alunos do 3⁰ e 4⁰ ano das nossas 4 Escolas - Fausto Cardoso Figueiredo, Fernando Teixeira Lopes, Fernando José dos Santos e Raul Lino – num total de 255 participantes.

    Continuar...
  • Um grupo de 11 alunos do ensino secundário, acompanhados pelas professoras Dalila Chumbinho e Cristina Rouxinol, encontram-se em mobilidade Erasmus na Cidade Real de Aranjuez entre os dias 26 de fevereiro e 2 de março. Este grupo da Ibn Mucana é recebido pelo Instituto IES Santiago Rousinol,  estando programadas visitas  de âmbito cultural, bem como atividades pedagógicas.

    Continuar...
  • Entre os dias 19 e 24 de fevereiro, a Ibn Mucana recebeu, no âmbito do Erasmus, um grupo de alunos e professores  do Liceul Teoretic Solomon Halitã, Sângeorz - Bai, Roménia.

    Continuar...
  • No dia 22 de Fevereiro, pelas 17 horas, na Casa das Artes, recebemos dois dos autores do livro "Tribuna Negra-Origem do Movimento Negro em Portugal (1911-1933)", Pedro Varela e José Augusto Pereira, para uma tertúlia sobre o Movimento Negro no nosso país. Continuar...
  • O Carnaval é a máscara da felicidade! É Carnaval, ninguém leva a mal!
    A Escola Básica Raul Lino comemorou o Carnaval com muita folia! 
    Foi uma comemoração muito animada, divertida e alegre! Fez despertar a felicidade e a empatia da comunidade escolar. Clique AQUI para assistir ao vídeo.

  • Das atividades realizadas durante o 1º semestre pelos alunos do 10ºB, destaca-se a exposição na biblioteca “A comunicação antes e depois do 25 de Abril”, no âmbito das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento  e de Filosofia, integradas na AFC - Ventos de Liberdade. Foram utilizados exemplos dos meios de comunicação antigos e atuais, como a rádio, telefone, jornal, televisão e carta.

    Continuar...
  • A turma do 4ºD da EBFJS recebeu a visita de uma representante do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental de Cascais (PESA) para dinamizar a sessão “”, uma atividade de sensibilização ambiental que alerta para o facto de a indústria da moda ser uma das mais poluentes do planeta.

    Continuar...
  • No dia 18 de janeiro, na Casa das Artes, realizou-se o Roadshow da terceira edição do Concurso "Segue a Tua Natureza". Para tal, tivemos a honra de receber, nas nossas instalações, a Direção Regional de Turismo dos Açores, nas pessoas da Drª Rosa Costa, da Drª Cristina Ávila, e da Drª Paula Campos.

    Continuar...
  • No passado dia 11 de janeiro, o 5ºI foi à Exposição "Memórias da Praia da Corte"na Galeria do Palácio da Cidadela.

    Continuar...
  • Este mês de Janeiro as turmas do 5ºD e 5ºF fizeram uma visita de estudo ao Museu do Mar, para saberem mais sobre o Polvo de Cascais e as Tartarugas marinhas, pois estão a trabalhar o ODS 14 - Proteger a Vida Marinha.

    Continuar...
  • No dia 11 de janeiro de 2024 saíram os resultados do Concurso Concelhio de Leitura – fase de escola, secundário, da EBS Helena Cidade Moura. Os dois vencedores que passaram à fase final foram os alunos João Francisco Machado,10ºC, e Miguel Bartolomeu Galvão, 10ºA.

    Continuar...
  • O espírito natalício esteve presente na EB Raul Lino e a comunidade escolar comemorou a época festiva em harmonia com os corações alegres e felizes! Feliz Natal!

    Clicar AQUI para assistir às imagens.

  • A turma A do 8º ano deseja a toda a comunidade escolar um Feliz Natal (Joyeux Noël) e um Bom Ano 2024 (Bonne Année)!

    Cique AQUI

  • Nos dias 18,19, e 20 de dezembro, os alunos do 11ºG e a professora de Francês, Vanessa Luís realizaram o tradicional "Marché de Noël", onde a comunidade educativa da EBSHCM pode desfrutar de alguns produtos franceses

    Continuar...