ATENÇÃO

 Os Exames Nacionais, Provas Finais e Provas de Equivalência à Frequência de TODOS os ciclos de ensino de ensino se realizam na Escola Básica e Secundária de Alcabideche
Rua Conde Barão 614, 2645-109 Alcabideche

INFORMAÇÃO PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA  2022 -   NOVO 

2º CICLO 3º CICLO ENSINO SECUNDÁRIO

CALENDÁRIO

INFORMAÇÕES DE PROVA 

CALENDÁRIO 

INFORMAÇÕES DE PROVA

CALENDÁRIO 

INFORMAÇÕES DE PROVA

Calendarização das Provas Orais
Espanhol-547/ Espanhol-847/ Inglês-550

INFORMAÇÃO PROVAS DE AFERIÇÃO 2022

CALENDÁRIO DAS PROVAS DE AFERIÇÃO

INFORMAÇÕES DE PROVA 21/22 (IAVE)

Guia para a Realização das Provas de Aferição 2022

 

INFORMAÇÃO EXAMES 2022

As inscrições decorrem na plataforma PIEPE, e podem aceder através do endereço eletrónico https://jnepiepe.dge.mec.pt/site/login

Questões frequentes da plataforma "PIEPE"

Todas as informações relativas à inscrição de exames deverão ser enviadas para o seguinte email: exames2022@ibn-mucana.pt
Regulamento de exames 2022
Norma01
Norma02

Informações aos alunos sobre os procedimentos a observar na realização de provas de avaliação externa

 

Visita de Estudo às Grutas de Santo António e ao Centro de Ciência Viva do Alviela

No dia 24 de maio de 2022 as turmas E, 2 e 3 do 10º ano e ainda, 6 alunos italianos que se encontram em intercâmbio ao abrigo do programa Erasmus+, no âmbito do estudo dos Recursos Hídricos, no subtema a escorrência nas regiões cársicas, na Disciplina de Geografia, visitaram as Grutas de Santo António e o Centro de Ciência Viva do Alviela.

As turmas foram acompanhados pelas professoras, Alexandra Freire, Filomena Clemente e Veronica Cutuli (professora italiana).
Sendo o trabalho de campo fundamental para a aquisição de competências fundamentais que os alunos deverão adquirir à saída da escolaridade obrigatória em Geografia, notou-se o interesse e a alegria dos alunos para uma paisagem tão diferente, paisagem cársica. A visita foi muito enriquecedora para todos os intervenientes e constituiu um momento de aprendizagem muito diferente do realizado em sala de aula.
Os alunos tiveram oportunidade de visitar uma gruta calcária e observar a ação de dissolução do calcário provocada pela água e a formação da grutas, de estalactites, estalagmites e colunas. 
No Centro de Ciência Viva visitaram as três salas temáticas: Carsoscópio, Geódromo e Quiroptário. A visita teve ainda um percurso pedestre para observação da perda da Ribeira dos Amiais (quando a escorrência superficial entra na formação rochosa calcária) a ressurgência da mesma ribeira, quando esta reaparece depois de parte do seu percurso ter sido subterrâneo e por último, observaram a exsurgência do Rio Alviela (nascente nos olhos de água do Alviela). 
Os 46 alunos foram divididos em 2 grupos, uns visitaram primeiros o centro de Ciência Viva enquanto o segundo grupo fazia o percurso pedestre e posteriormente trocaram. Este facto explica só aparecerem fotos do grupo que acompanhou a professora Filomena Clemente.

 

Destaques do "Magazibn"

  • No dia 9 de junho, findou o concurso de selecção do Eco-Código, que decorreu na biblioteca, e envolveu toda a comunidade educativa. 

    Continuar...
  • No âmbito do Projeto Cultural de Escola, está a decorrer a partir de hoje, dia 2 de junho de 2022, uma Exposição na Casa das Artes da nossa escola, de trabalhos elaborados pelos alunos das turmas C, D, E e F do 5º ano de escolaridade, que aceitaram e participaram no desafio de Escrita Criativa intitulado: "A minha janela inspira-me..."

    Continuar...
  • No âmbito da disciplina de Aplicações Informáticas B do 12º ano, os alunos das turmas 12ºA, B e C realizaram vários trabalhos de multimédia que se encontram expostos nas páginas web das respetivas turmas, cujos links se encontarm abaixo: Continuar...
  • Integrado no programa das comemorações do Dia da Europa que se assinalou no passado dia 9 de maio e a convite do Clube Europeu do nosso agrupamento, o Dr. Pedro Silva Pereira, vice-presidente do Parlamento Europeu esteve na Casa das Artes, no dia 26 de maio para nos falar sobre o passado, o presente e o futuro da União Europeia.

    Continuar...
  • No dia 30 de abril, quatro alunos da turma A do 10.º ano fizeram a disseminação das duas mobilidades, no âmbito do Projeto Erasmus + entre Portugal e Espanha, às turmas A, B e C do 10.º ano, fazendo referência às aprendizagens que realizaram com este projeto.

    Continuar...

  • No passado dia 4 de maio de 2022, as turmas A/B/C e G do 5º ano de escolaridade assistiram à peça de teatro: “O Príncipe Nabo”, da Companhia Cultural Kids, no Auditório Colégio Pedro Arrupe, situado no Parque das Nações, em Lisboa.

    Continuar...
  • Ao longo de sete semanas, os alunos do 5D viveram numerosas aventuras em Jogos de Personagens variados, divididos em dois grandes grupos, cujos Mestres de Jogo foram: a Técnica Madalena Silva e a Professora de Português, Sofia Neves.

    Continuar...
  • O Concerto da Equipa Educativa Somos um só ritmo, cujo tema central era a interculturalidade, decorreu dia 7 de junho, na Casa das Artes, pelas 17h30, e contou com a participação entusiasta dos alunos das turmas D, E e F do 5º ano.

    Continuar...
  •    Basta clicar na imagem para assistir aos momentos mais especiais desta visita de estudo!

  • No dia 24 de maio de 2022 as turmas E, 2 e 3 do 10º ano e ainda, 6 alunos italianos que se encontram em intercâmbio ao abrigo do programa Erasmus+, no âmbito do estudo dos Recursos Hídricos, no subtema a escorrência nas regiões cársicas, na Disciplina de Geografia, visitaram as Grutas de Santo António e o Centro de Ciência Viva do Alviela.

    Continuar...
  • Para muitos, a esgrima é só um “passa-tempo” onde se pegam em floretes e atacam os amigos, para outros é algo agradável, onde se conseguem distrair dos seus problemas ou até uma atividade escolar em que os pais os obrigaram a inscrever... 

    Continuar...
  • Os alunos do Curso Profissional de Apoio à Gestão Desportiva estiveram no dia 25 de maio de 2022 envolvidos na organização do Torneio Concelhio do Cascais Volley no Parque Urbano da Quinta da Carreira.

    Continuar...
  • No passado dia 27 de abril de 2022 o nós, alunos do 9ºD, e os alunos da turma do 9ºF deslocámo-nos ao centro de Cascais para fazer uma atividade de foto-orientação no Parque Marechal Carmona e canoagem na Praia dos Pescadores, atividades dinamizadas pelo nosso professor de Educação Física Gustavo Duarte.

    Continuar...
  • Dia 28 de abril os alunos do 9º ano forma ao Pólo assistir a uma palestra sobre o 25 de Abril. Esta teve a participação de 3 pessoas que viveram o antes e o depois 25 de abril de 74. José Pedro Soares, um ex preso político, Simões Teles, um comandante de abril e por fim o Almirante Martins Guerreiro. 

    Continuar...