No dia 4 de abril de 2022, a turma do 12ºB foi à Universidade Lusófona em uma visita de estudo no âmbito da disciplina de Biologia.

A visita estava dividida em duas partes pelo que, inicialmente, a turma foi separada em dois grupos. Uma das atividades estava relacionada com clonagem, enquanto a outra era sobre o uso do ADN em buscas forenses, e cada grupo realizou uma das atividades enquanto o outro participava na outra. 
Quanto à atividade da clonagem, analisámos a multiplicação da bactéria Escherichia coli. Por ser um organismo que se multiplica de forma assexuada, a descendência destas bactérias é geneticamente idêntica à “bactéria mãe”, logo designam-se por “clones”. Após uma breve introdução teórica, seguiu-se a parte prática, na qual averiguámos os efeitos que meios com/sem plasmídeo e com/sem antibiótico têm no crescimento destas bactérias. No final, concluímos que o plasmídeo acelera o crescimento bacteriano, que o antibiótico o impede e que, caso tanto um como outro estejam presentes no meio, as bactérias desenvolvem-se normalmente.
Já na atividade sobre como identificar criminosos com base no ADN, começámos por, em conjunto, imaginar um crime. Depois de ter o cenário estruturado, passámos para a prática, em que, utilizando uma micropipeta, retirámos 10μL de uma solução com ADN e passámo-los para um gel. Após algumas horas, seria possível ver várias riscas cuja organização varia de indivíduo para indivíduo e, desta forma, é possível identificar o culpado comparando o padrão obtido com o ADN da cena do crime e o do ADN dos vários suspeitos.
Todos na turma concordamos que foi um dia bastante enriquecedor em termos de conhecimento. Os organizadores foram profissionais e organizados, e nós revimos vários conceitos e aprendemos outros, além de ter sido muito interessante trabalhar nos laboratórios da faculdade. É, com certeza, um dia que irá ficar na nossa memória.
Rodrigo Martins, aluno do 12ºB

CLICAR AQUI para vizualizar algumas imagens da visita.

 

Destaques do Magazibn

  • Realizou-se com grande entusiasmo o III Torneio do Mata Piolho, um momento já emblemático do Agrupamento, que reuniu docentes, assistentes técnicos e assistentes operacionais num ambiente de alegria, espírito desportivo e muito companheirismo.

    Continuar...
  • No dia 5 de Junho juntámos os alunos PLNM da escola básica Ibn Mucana e da escola secundária Helena Cidade Moura, e convidámos os pais para um convívio com lanche.

    Continuar...
  • No dia 11 de junho de 2025, as crianças do pré-escolar (três salas) comemoraram  o Dia Internacional do Brincar, no Museu da Música Portuguesa - Casa Verdades de Faria.As crianças brincaram e exploraram o jardim do Museu da Música Portuguesa de forma livre, autónoma e responsável. 

    Continuar...
  • No passado dia 6 de junho, o refeitório da Escola Básica e Secundária Ibn Mucana foi palco de um jantar muito especial.  Num tributo marcado por reencontros, afetos e gratidão, homenagearam-se os colaboradores do agrupamento que se aposentaram no ano letivo de 2024/2025.

    Continuar...
  • O Agrupamento Ibn Mucana esteve em força no Encontro promovido pelo Clube Atlântico de Esgrima, envolvendo todas as Escolas parceiras do seu projeto. 11 atletas, 4 árbitros e 1 membro da organização, do 3º ao 12º ano, foram os representantes do nosso Agrupamento, com 10 alunos da Escola Básica Fernando José dos Santos, 4 da Escola Básica e Secundária Ibn Mucana e 2 da Escola Básica e Secundária Helena Cidade Moura.

  • A nossa Escola participou em mais uma prova do Desporto Escolar da modalidade de Surfing no dia 4 de junho. Desta vez foi na Praia de Carcavelos onde contámos com forte presença de alunos e professores num conjunto de várias estações, Surf, Stand Up Padle, Skimboard, BodyBoard, SurfSkate e Segurança.  Continuar...
  • O futuro começa agora… repensar, reduzir e reciclar!

    No dia 5 de junho de 2025, na Escola Básica Raul Lino, comemorou-se o Dia Mundial do Ambiente. Para celebrar o Dia Mundial do Ambiente os alunos da escola construíram um chapéu com materiais reciclados.

    Continuar...
  • A turma F do 12º ano, participou No Poupar Está o Ganho, um projeto de educação financeira da iniciativa da Fundação António Cupertino de Miranda que está identificado como sendo um dos projetos com capacidade de influenciar as políticas públicas.

    Continuar...
  • A turma do 8ºE participou no Projeto da ARISCO, “Castelos de Risco”, nas aulas de Cidadania, no segundo semestre. O Projeto “Castelos de Risco” é um Programa de Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais e Promoção Global da Saúde e Cidadania.

    Continuar...
  • Partilhamos convosco o último projeto deste ano letivo do Clube Ciência Viva - Planeta Oceano: Conhecer e Experimentar para Proteger -, que é o Suplemento Científico da Revista Vozes da Ibn, um complemento da revista Vozes da Ibn em formato digital.
    Podem consultá-lo através da página do Clube Ciência Viva:
    Fica também aqui o link direto: 
     
  • Os alunos de Português Língua Não Materna (PLNM) foram descobrir Lisboa.

    Veja AQUI um pouco dessa aventura.

  • Entre os dias 24 e 28 de março de 2025, os professores Patrícia Pincha (Educação Especial) e Rui Campos (Ciências Naturais e Matemática) participaram no programa Erasmus+, na modalidade de Job Shadowing, que decorreu no Istituto Comprensivo 6 – Imola, em Itália.

    Continuar...
  • No dia 30 de maio, as alunas da turma 7ºH foram premiadas pelo seu empenho e dedicação na elaboração de um vídeo criativo e inspirador, no âmbito do concurso nacional "Voyage... pour la paix", organizado pela Associação Portuguesa de Professores de Francês (APPF). Continuar...