
A Quinta do Pisão é constituída por 380 hec de natureza. Foi criada em 1879 por Carlos Ribeiro, mas até aos dias de hoje sofreu várias alterações. O 8ºG, no âmbito de CD, com o tema “Proteger a vida terrestre”, escolheu este local para um passeio no dia 19 de janeiro, pois é único, quer pela sua biodiversidade e história, quer pela vertente educacional que proporciona.
À medida que a visita decorria, pudemos visualizar enormes parques verdes e pastagem para várias espécies de animais residentes na quinta como: burros, ovelhas e cavalos. Esses animais ajudam na adubação da pastagem e no corte da pastagem. Este é um controlo natural de tudo o que nos rodeia e é também uma forma de controlar os fogos e manter a pastagem. As aves de rapina ajudam a controlar e a manter o equilíbrio dos frágeis ecossistemas.
A Quinta do Pisão recebe, por ano, 120 mil visitantes. Hoje em dia, tem uma horta biológica, que também pudemos contemplar. A nossa guia disse-nos que pode ser visitada por qualquer pessoa, de segunda a sexta, até às 12h e sábado até 13h. Nela, as pessoas recolhem os próprios produtos da terra e levam-nos para casa. Os produtos cultivados são sazonais e locais.
Na Quinta, foram criados trilhos que podem ser percorridos a pé ou de bicicleta. Podem trazer-se até os animais de estimação, como os cães que vimos com os seus donos.
Em suma, esta Quinta proporciona atividades diversas, seja a passear com burros e cavalos, a visitar a Horta Biológica, fazer passeios interpretativos, alugar bicicletas, fazer caminhadas, andar de trator e muito mais.
É, na verdade, ter o campo aqui tão perto da cidade e poder desfrutar da calma e de paisagens relaxantes.
Por: Beatriz Frias, Ana Sofia Braga, Adriana Lopes, Leonor Pinheiro e Apolo Carinha, 8ºG.
Clicar AQUI para assistir ao vídeo sobre a Visita de Estudo à Quinta do Pisão







No dia 27 de novembro de 2025, os alunos do 12.º ano do Curso Profissional Técnico de Turismo, da Escola Básica e Secundária Helena Cidade Moura (Agrupamento de Escolas Ibn Mucana), dinamizaram mais uma visita educativa aos espaços do Palácio da Cidadela de Cascais, desta vez com a turma do 9ºE, acompanhados pela Diretora de Turma, a professora Rita Leme.
Durante a Semana da Cultura Científica, a Escola Básica e Secundária Ibn Mucana apresentou uma exposição dedicada aos trabalhos de Físico-Química do 3.º ciclo, que refletem o empenho e a criatividade dos alunos nos diversos temas explorados.
A partir do contacto da Câmara do Comércio Italiano em Portugal com o Agrupamento de Escolas Ibn Mucana, foi feita uma proposta de visita e acolhimento de um grupo de dez docentes e três colaboradores administrativos provenientes da Catânia, Itália, no dia 27 de novembro. Aceite o convite, a nossa escolha acolheu-os ontem para lhes dar a conhecer as nossas práticas e projetos.
Decorreu no passado dia 26 de novembro o tradicional dia da Festa da Esgrima do Agrupamento, evento que contou com mais de 300 participantes dos 8 aos 12 anos.
Os alunos do curso de Ciências e Tecnologias da Escola Básica e Secundária Helena Cidade Moura participaram ativamente na Semana da Cultura Científica, que decorreu entre os dias 24 e 28 de novembro.
Cascais assinalou no dia 22 de novembro, o Dia Nacional do Mar com uma celebração marcada pelo entusiasmo da comunidade educativa e pela valorização das tradições marítimas locais.
No Dia Mundial da Filosofia, as turmas do 10º e 11º Ano foram desafiadas a construir máscaras inspiradas em rostos de filósofos, acompanhadas de frases ou ideias que representam o contributo de cada autor para a história do pensamento.
No âmbito do projeto Erasmus+ 2025-1-PT-01-KA121-SCH-000330837, quatro alunas da área de Artes , duas do 12º G e uma do 10º H, visitam Pádua, Itália, numa mobilidade individual de curta duração.
O Erasmus+ abre portas para mobilidades de pessoal docente e não docente, promovendo a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus participantes.

No dia 31 de outubro, os alunos da Escola Básica Raul Lino, usufruíram de uma sessão de hora do conto, na Biblioteca Escolar, onde tiveram oportunidade de explorar o livro "Espreita pela janela".

Na Escola Básica Raul Lino comemorou-se o tradicional Magusto com muita alegria e grande entusiasmo saboreando as castanhas quentinhas!