
No dia 6 de dezembro de 2021, das 13:30 às 16:45, a turma 8º G foi visitar a Instituição LPDA (Liga Portuguesa dos Direitos Animais), situada em Tercena, Oeiras, que recolhe animais em situação de abandono.
Esta visita enquadra-se no âmbito de um dos projetos da turma que está a ser desenvolvido pelas alunas números quatro, Ana Sofia Braga; cinco, Apolo Carinha; sete, Beatriz Frias e vinte, Leonor Pinheiro, intitulado “Projeto Canil”.
Já no local, os alunos foram divididos em dois grupos, de forma a que a visita decorresse de forma mais organizada e sem causar stress nos animais. Uma parte da turma foi acompanhada pela professora Cecília Ogando e pelo Professor Pedro Felipe e a outra metade foi acompanhada pela professora Fátima Vasconcelos, tendo usufruído de visitas guiadas e orientadas por membros da Instituição.
Os alunos observaram animais adotados pela associação: cães, gatos, uma ovelha, um burro, cabras, patos, galinhas e galos e ouviram as suas histórias, muitas delas, de abandono.
Foi-lhes dado a conhecer a história de vários cães como, por exemplo, a de um cão chamado Guli, que foi recolhido de uma Associação no “Dia do Animal”, depois do evento ter terminado e não ter sido adotado. Outro caso foi o de um cão chamado Linguiny, que deu entrada na LPDA, após ter sido atropelado, foi operado várias vezes e tem o seu queixo pequeno, tendo a sua língua sempre de fora.
Os alunos e os professores conheceram, ainda, a diretora do recinto, Maria do Céu Sampaio, que transmitiu informações muito interessantes sobre a história do espaço e, de seguida, foram encaminhados para um “parque”, onde puderam contatar e brincar um pouco com a cadela, Brandie, que estava em processo de adoção e o cão, Linguiny.
Os alunos entregaram à Instituição os bens alimentares e outros bens que foram recolhidos numa Campanha realizada na Escola, no intuito de contribuir para ajudar a cuidar dos animais.
Em 2022, estima-se que a Câmara Municipal de Oeiras conclua uma obra de construção de um espaço para a LPDA.
A visita de estudo foi muito enriquecedora para todos os intervenientes. A obra desenvolvida pela LPDA é, de facto, muito meritória, os animais sentem-se acolhidos e protegidos até sentirem a alegria de uma adoção responsável.
Os alunos do 8º G.








No dia 27 de novembro de 2025, os alunos do 12.º ano do Curso Profissional Técnico de Turismo, da Escola Básica e Secundária Helena Cidade Moura (Agrupamento de Escolas Ibn Mucana), dinamizaram mais uma visita educativa aos espaços do Palácio da Cidadela de Cascais, desta vez com a turma do 9ºE, acompanhados pela Diretora de Turma, a professora Rita Leme.
Durante a Semana da Cultura Científica, a Escola Básica e Secundária Ibn Mucana apresentou uma exposição dedicada aos trabalhos de Físico-Química do 3.º ciclo, que refletem o empenho e a criatividade dos alunos nos diversos temas explorados.
A partir do contacto da Câmara do Comércio Italiano em Portugal com o Agrupamento de Escolas Ibn Mucana, foi feita uma proposta de visita e acolhimento de um grupo de dez docentes e três colaboradores administrativos provenientes da Catânia, Itália, no dia 27 de novembro. Aceite o convite, a nossa escolha acolheu-os ontem para lhes dar a conhecer as nossas práticas e projetos.
Decorreu no passado dia 26 de novembro o tradicional dia da Festa da Esgrima do Agrupamento, evento que contou com mais de 300 participantes dos 8 aos 12 anos.
Os alunos do curso de Ciências e Tecnologias da Escola Básica e Secundária Helena Cidade Moura participaram ativamente na Semana da Cultura Científica, que decorreu entre os dias 24 e 28 de novembro.
Cascais assinalou no dia 22 de novembro, o Dia Nacional do Mar com uma celebração marcada pelo entusiasmo da comunidade educativa e pela valorização das tradições marítimas locais.
No Dia Mundial da Filosofia, as turmas do 10º e 11º Ano foram desafiadas a construir máscaras inspiradas em rostos de filósofos, acompanhadas de frases ou ideias que representam o contributo de cada autor para a história do pensamento.
No âmbito do projeto Erasmus+ 2025-1-PT-01-KA121-SCH-000330837, quatro alunas da área de Artes , duas do 12º G e uma do 10º H, visitam Pádua, Itália, numa mobilidade individual de curta duração.
O Erasmus+ abre portas para mobilidades de pessoal docente e não docente, promovendo a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus participantes.

No dia 31 de outubro, os alunos da Escola Básica Raul Lino, usufruíram de uma sessão de hora do conto, na Biblioteca Escolar, onde tiveram oportunidade de explorar o livro "Espreita pela janela".

Na Escola Básica Raul Lino comemorou-se o tradicional Magusto com muita alegria e grande entusiasmo saboreando as castanhas quentinhas!