Reportagem LPDA

 No dia 6 de dezembro de 2021, das 13:30 às 16:45, a turma 8º G foi visitar a Instituição LPDA (Liga Portuguesa dos Direitos Animais), situada em Tercena, Oeiras, que recolhe animais em situação de abandono.

Esta visita enquadra-se no âmbito de um dos projetos da turma que está a ser desenvolvido pelas alunas números quatro, Ana Sofia Braga; cinco, Apolo Carinha; sete, Beatriz Frias e vinte, Leonor Pinheiro, intitulado “Projeto Canil”. 
   Já no local, os alunos foram divididos em dois grupos, de forma a que a visita decorresse de forma mais organizada e sem causar stress nos animais. Uma parte da turma foi acompanhada pela professora Cecília Ogando e pelo Professor Pedro Felipe e a outra metade foi acompanhada pela professora Fátima Vasconcelos, tendo usufruído de visitas guiadas e orientadas por membros da Instituição. 
  Os alunos observaram animais adotados pela associação: cães, gatos, uma ovelha, um burro, cabras, patos, galinhas e galos e ouviram as suas histórias, muitas delas, de abandono.
Foi-lhes dado a conhecer a história de vários cães como, por exemplo, a de um cão chamado Guli, que foi recolhido de uma Associação no “Dia do Animal”, depois do evento ter terminado e não ter sido adotado. Outro caso foi o de um cão chamado Linguiny, que deu entrada na LPDA, após ter sido atropelado, foi operado várias vezes e tem o seu queixo pequeno, tendo a sua língua sempre de fora.
   Os alunos e os professores conheceram, ainda, a diretora do recinto, Maria do Céu Sampaio, que transmitiu informações muito interessantes sobre a história do espaço e, de seguida, foram encaminhados para um “parque”, onde puderam contatar e brincar um pouco com a cadela, Brandie, que estava em processo de adoção e o cão, Linguiny. 
   Os alunos entregaram à Instituição os bens alimentares e outros bens que foram recolhidos numa Campanha realizada na Escola, no intuito de contribuir para ajudar a cuidar dos animais.
   Em 2022, estima-se que a Câmara Municipal de Oeiras conclua uma obra de construção de um espaço para a LPDA. 
   A visita de estudo foi muito enriquecedora para todos os intervenientes.  A obra desenvolvida pela LPDA é, de facto, muito meritória, os animais sentem-se acolhidos e protegidos até sentirem a alegria de uma adoção responsável.

Os alunos do 8º G.

Destaques do "Magazibn"

  • No dia 5 de maio de 22, os alunos do 11.ºD, na companhia das professoras Helena Cardial e Filomena Clemente, foram visitar a Associação São Francisco de Assis.

  • No âmbito do projeto Academia de Líderes UBUNTU, o Agrupamento de Escolas Ibn Mucana dinamizou. no decorrer do dia 16 de maio, data em que se assinala o Dia Mundial Viver Juntos em Paz, a atividade do movimento nacional “12 Horas UBUNTU pela Paz”.

    Continuar...
  • No dia 2 de maio os alunos da turma do 11º D e a professora Filomena Clemente, apresentaram cinco projetos desenvolvidos ao longo do ano letivo, no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT), na Universidade de Lisboa.

    Continuar...
  • Na manhã do dia 4 de maio de 2022, por volta das 9:45, os alunos do 12ºG, 12ºC e 11ºD participaram numa sessão de esclarecimento de dúvidas promovida pelo professor estagiário Francisco Faustino e dinamizada pela organização Inspiring Future.

    Continuar...
  • Na manhã do dia 4 de maio de 2022, por volta das 11h25, os alunos do 11ºB, 11ºC e 10ºA participaram num workshop, promovido pelo professor estagiário Francisco Faustino e dinamizada pela organização Inspiring Future.

    Continuar...
  • No dia 5 de maio 2022 estivemos presentes no Regional de Surf do Desporto Escolar onde fomos representados pela nossa juíza Catarina Raminhos, com uma intervenção fundamental para a realização da atividade, e ainda pelo atleta Manuel Cruz, que obteve um honroso 3º lugar na categoria de Skimboard, apurando-se dessa forma para os nacionais da modalidade. Continuar...
  • No âmbito da Prática de Ensino Supervisionado de Inglês, o professor estagiário Francisco Faustino promoveu, no dia 2 de maio de 2022, uma Feira das Universidades no refeitório da Escola Básica e Secundária de Alcabideche, com início às 15h00 e destinado aos alunos do ensino secundário.

    Continuar...
  • No dia 27 de abril, na Piscina Municipal de Vila Franca de Xira, realizou-se o Campeonato Regional de Natação do Desporto Escolar.

    Continuar...
  • Desde o dia 1 de maio que vinte alunos, acompanhados por quatro professoras, se encontra em Itália, na cidade de Limbiate, perto de Milão, em mobilidade Erasmus+ com a escola ITC Pacle Elsa Morante.
    Foi emocionante o encontro entre alunos italianos e portugueses após os contactos online. 

    Continuar...
  • A data tem como objetivo reconhecer a importância e a utilidade dos livros, assim como incentivar hábitos de leitura na população.

    Continuar...
  • Para celebrar a Semana do Patrono, os intervenientes da comunidade educativa da EBFJS, uniram-se e proporcionaram às crianças, ateliês diversificados: "Ser Saudável"; "Ser Cientista"; "Ser Emoções"; "Ser Português"; "Ser do Mundo"; "Ser Futuro"; entre outros.

    Continuar...
  • No passado dia 19 de abril, a turma F do 12º ano, foi até à Casa das Histórias Paula Rego, no âmbito do Projeto Cultural de Escola. A aula de História foi substituída por esta visita que possibilitou aos alunos um maior conhecimento sobre a artista e as características da sua obra.

    Continuar...
  • Um cravo da Unidade Especializada,
    para assinalar a memória do 25 de abril de 1974.

  • A Escola Básica e Secundária Ibn Mucana celebrou a Semana do Patrono com muitas atividades culturais, desportivas e lúdicas. Foram muitos os que quiseram, não só participar, mas também dinamizar atividades para toda a comunidade. 

    Continuar...