Calendário Escolar Atualizado

O 11ºE NO FORTE DE SÃO JORGE DE OITAVOS

No dia 2 de dezembro de 2021, a turma 11.ºE, acompanhada pelas professoras, Cecília Ogando e Irene Torres, foi visitar o Forte de São Jorge de Oitavos. Este forte encontra-se situado a 4km do centro da Vila de Cascais, em direção à Praia do Guincho, à beira mar, estando inserido no Parque Natural Sintra-Cascais.

A visita teve como objetivos principais conhecer a história do Forte e a artilharia utilizada nos séculos XVII e XVIII, enquadrando-se no âmbito de História A.
O forte foi construído entre 1642 e 1648, apresentando uma planta poligonal de cinco lados desiguais, apoiada sobre a falésia, o que revela uma eficaz adaptação ao tipo de terreno acidentado. Esta fortificação pertenceu à linha defensiva da barra do Tejo.
Sob a orientação de duas mediadoras do Serviço Educativo do Forte, os alunos puderam aprender de uma forma mais ativa, interagindo com o espaço envolvente, através da realização de um Quizz, durante o percurso orientado, e, depois, efetuando um Peddy-Paper. 
Todos estiveram muito atentos e interessados, tendo participado nos desafios que lhes foram propostos, com motivação.
Depois, ainda houve tempo para apreciar a bonita vista para o mar a partir do Forte, ouvir o som das ondas e fazer o registo fotográfico de momentos vividos com boa disposição e convívio são.
Os alunos do 11.º E

 

Destaques do "Magazibn"

  •  No dia 6 de dezembro de 2021, das 13:30 às 16:45, a turma 8º G foi visitar a Instituição LPDA (Liga Portuguesa dos Direitos Animais), situada em Tercena, Oeiras, que recolhe animais em situação de abandono.

    Continuar...
  • A turma do 2ºD participou no Concurso Eco-Natal 2021. O objetivo deste concurso é alertar a comunidade escolar, munícipes e visitantes do concelho de Cascais para o consumo excessivo de materiais, através do desenvolvimento de uma atividade de expressão plástica. Continuar...
  • Nos dias 13 e 20 de dezembro, as turmas do 12º F e do 12ºD, nas disciplinas de Geografia e de Ciência Política, respetivamente, tiveram oportunidade de participar numa sessão do Projeto Despolitizar. Continuar...
  • No dia 14 de dezembro, o 3ºD (Escola Básica Fernando José dos Santos) participou num ateliê de construção de estrelas de natal, nos jardins do Museu do Mar em Cascais.

    Continuar...
  • A turma do 2ºD (Escola Básica Fernando José dos Santos) foi ver a exposição do Museu e pintar com sal.

    Continuar...
  • No dia 2 de dezembro de 2021, a turma 11.ºE, acompanhada pelas professoras, Cecília Ogando e Irene Torres, foi visitar o Forte de São Jorge de Oitavos. Este forte encontra-se situado a 4km do centro da Vila de Cascais, em direção à Praia do Guincho, à beira mar, estando inserido no Parque Natural Sintra-Cascais.

    Continuar...
  • No dia 17 de dezembro, os alunos do 12º2, do Curso Profissional de Técnico de Turismo, realizaram uma visita de estudo a Cascais.

    Continuar...
  • A 13 de novembro celebrou-se o Dia Mundial da Bondade, e porque #ABondadeImporta sempre, e merece uma atenção especial neste dia, o 9.ºC associou-se à celebração do World Kindness Day 2021,.

    Continuar...
  • Que os nossos corações se encham de boas energias e permaneçam sempre em nossas vidas.  Vamos oferecer abraços, miminhos, beijinhos, amor, … fazer com que a luz de Natal brilhe mais forte de bondade, respeito e amizade.

    Continuar...
  • No início do ano a Professora Ana Jesus mostrou-nos umas sementes pequenas e redondas e perguntou-nos se sabíamos de que planta eram. Dissemos várias plantas mas não conseguimos acertar. Eram sementes da mostarda!

    Continuar...
  • Na passada semana, de 20 a 28 de novembro, comemorou-se a Semana Europeia da Prevenção dos Resíduos. A nossa escola aceitou o desafio do Departamento de Cascais Ambiente e construiu o seu "Estendal dos Resíduos". 

    Continuar...
  • No dia três de dezembro, a turma do segundo ano E, foi a uma visita de estudo ao Banco Genético Vegetal Autóctone para uma atividade “Da semente à árvore”.Primeiro apanhou-se sementes de roseira brava para as guardar no banco num local frio e seco.

    Continuar...
  • Em comemoração a esta data tão simbólica, importante e inclusiva, foi ao longo da semana anterior e na decorrer à data, desenvolvidas diversas atividades numa temática artística e desportiva.

    Continuar...