O AEleva-te está integrado no Programa de Capacitação Juvenil e é desenvolvido pela Divisão de Juventude da C.M.C. É um projeto que promove a cidadania ativa e responsável, enquanto auxilia os jovens a adquirir novas competências.
Pretende potenciar o desenvolvimento pessoal de cada jovem e a aquisição de competências para o envolvimento cívico, utilizando metodologias de educação não formal.
As competências a desenvolver são as relações interpessoais, capacidade de adaptação, trabalho de equipa, multiculturalidade, liderança, planeamento e comunicação.
O AEleva-te trabalha com as associações de estudantes já existentes nas escolas secundárias do concelho de Cascais e alunos que queiram formar Associações de Estudantes. Por este motivo, a nossa nova Associação de Estudantes, mal tomou posse, arregaçou as mangas e começou a preparar-se para um excelente mandato, estando presente e participando num roadshow que decorreu no passado dia 25 de novembro.
Os elementos da Associação de Estudantes fizeram a sua apreciação desta 1ª ação:
A sessão com os elementos da CMC sobre o AEleva-te foi muito interessante e dinâmica.
Pensamos ser uma oportunidade a não perder, uma vez que nos vai ser dada toda a orientação que precisamos para construir uma associação de estudantes ativa, organizada e que cumpra as suas funções e deveres.
Com este projeto, além de nos guiarem pelo caminho que uma AE deve seguir, vamos estar em contacto com outras escolas e associações de estudantes e vai ser uma oportunidade incrível de debate e resolução de problemas comuns.
A parte que considerámos mais engraçada / curiosa foi quando escrevemos os valores da nossa AE e reparámos que temos todos valores e ideias semelhantes.
Concluindo, estamos super entusiasmados para fazer mais sessões!











No dia 27 de novembro de 2025, os alunos do 12.º ano do Curso Profissional Técnico de Turismo, da Escola Básica e Secundária Helena Cidade Moura (Agrupamento de Escolas Ibn Mucana), dinamizaram mais uma visita educativa aos espaços do Palácio da Cidadela de Cascais, desta vez com a turma do 9ºE, acompanhados pela Diretora de Turma, a professora Rita Leme.
Durante a Semana da Cultura Científica, a Escola Básica e Secundária Ibn Mucana apresentou uma exposição dedicada aos trabalhos de Físico-Química do 3.º ciclo, que refletem o empenho e a criatividade dos alunos nos diversos temas explorados.
A partir do contacto da Câmara do Comércio Italiano em Portugal com o Agrupamento de Escolas Ibn Mucana, foi feita uma proposta de visita e acolhimento de um grupo de dez docentes e três colaboradores administrativos provenientes da Catânia, Itália, no dia 27 de novembro. Aceite o convite, a nossa escolha acolheu-os ontem para lhes dar a conhecer as nossas práticas e projetos.
Decorreu no passado dia 26 de novembro o tradicional dia da Festa da Esgrima do Agrupamento, evento que contou com mais de 300 participantes dos 8 aos 12 anos.
Os alunos do curso de Ciências e Tecnologias da Escola Básica e Secundária Helena Cidade Moura participaram ativamente na Semana da Cultura Científica, que decorreu entre os dias 24 e 28 de novembro.
Cascais assinalou no dia 22 de novembro, o Dia Nacional do Mar com uma celebração marcada pelo entusiasmo da comunidade educativa e pela valorização das tradições marítimas locais.
No Dia Mundial da Filosofia, as turmas do 10º e 11º Ano foram desafiadas a construir máscaras inspiradas em rostos de filósofos, acompanhadas de frases ou ideias que representam o contributo de cada autor para a história do pensamento.
No âmbito do projeto Erasmus+ 2025-1-PT-01-KA121-SCH-000330837, quatro alunas da área de Artes , duas do 12º G e uma do 10º H, visitam Pádua, Itália, numa mobilidade individual de curta duração.
O Erasmus+ abre portas para mobilidades de pessoal docente e não docente, promovendo a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus participantes.

No dia 31 de outubro, os alunos da Escola Básica Raul Lino, usufruíram de uma sessão de hora do conto, na Biblioteca Escolar, onde tiveram oportunidade de explorar o livro "Espreita pela janela".

Na Escola Básica Raul Lino comemorou-se o tradicional Magusto com muita alegria e grande entusiasmo saboreando as castanhas quentinhas!