Destaques do "Magazibn"

  • No dia 16 de Novembro de 2021, comemorou-se o Dia Nacional do Mar, nas turmas do 8.° A, B e C da equipa educativa n.°1 do 8.º ano, através do acompanhamento do direto do Jardim Zoológico em colaboração com a Escola Azul.

    Continuar...
  • Realizou-se no passado fim de semana um encontro no âmbito do Projeto DeliberaEscola.  Este encontro teve lugar no Caparica Sun Centre, de 6ªfeira a domingo (dias 19 a 21 de novembro). 

    Continuar...
  • Na passada quarta-feira, dia 24 de novembro, na Casa das Artes, celebrámos a Educação Ambiental para a Sustentabilidade, numa Cerimónia que primou pelo seu caráter pedagógico, lúdico e interativo, motivando mudanças de atitudes e adoção de comportamentos sustentáveis. Continuar...
  • Em 2021, a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR) decorre de 20 a 28 de novembro e tem como temática "Comunidades Circulares".

    Continuar...
  • No âmbito do Projeto Cultural de Escola, no dia 24 de novembro, os professores do Agrupamento de Escolas Ibn Mucana, estiveram à conversa com os autores do livro "Manifesto para uma escola (quase) perfeita - um guia para o sucesso dos nossos filhos!

    Continuar...
  • Na passada segunda-feira, dia 22 de novembro, alunos das turmas do 11ºA e 12ºB participaram numa atividade ecológica no âmbito do projeto «Faz Eco... com a Ibn», na sala P6 da Escola Secundária Ibn Mucana (“Polo”). 

    Continuar...
  • No âmbito da utilização das novas tecnologias (partilha de slides na drive) e dando asas à imaginação. 

     

    Continuar...
  • Para a comemoração do , a turma do 1.ºD construiu uma canção sobre este tema, contando com o apoio da professora de música, Joana Pedro.

    Continuar...
  • No âmbito do Projeto de AFC delineado para a Equipa Educativa do 7ºA e 7ºB, seguindo o tema SER Cidadão Ecológico, os docentes de FQ, CN, Português, EV, Cidadania e Espaço Projeto realizaram duas saídas de campo.

    Continuar...
  • "Os alunos dos 8ºA e B participaram no concurso "Curtas Fapas - Olhar as Pessoas no Ambiente" que pretende promover um olhar sobre o ambiente de forma interrogativa, interpretativa, e virada para o Futuro!

    Continuar...
  • Para celebrar o Dia das Bruxas, os alunos da Escola Básica Fernando José dos Santos vieram vestidos a rigor! Recebemos a visita da Associação de Seniores da Amoreira com a atividade "Doçura ou Travessura".

    Continuar...
  • O dia mais medonho (Dia das Bruxas) foi celebrado na Escola Básica Raul Lino no dia 29/10/2021 em parceria com a equipa da ludobiblioteca e a biblioteca escolar. A comunidade escolar vivenciou momentos "assustadores" e divertidos!

     

    Continuar...
  • "No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Alimentação, que se celebra anualmente a 16 de outubro, a Equipa Educativa 1 desafiou os mais jovens, na passada quarta-feira, a participar em atividades onde as prioridades alimentares e nutricionais estiveram em destaque.

    Continuar...
  • O grupo de Espanhol comemorou o “Día de la Hispanidad”, nos dias 12 e 13 de outubro, com a realização de várias atividades lúdicas na Casa das Artes.

    Continuar...

Dia das Acessibilidades 2021

No dia 20 de outubro, as turmas do 8.ºG e 8.ºH estiveram a assistir na Casa das Artes a uma sessão zoom com o Fundador da Associação Salvador e com a sua convidada, Joana Reais.  

Tinha como principal objetivo uma sensibilização dos alunos para uma realidade a que assistimos diariamente nas nossas vidas - as dificuldades que as pessoas com mobilidade reduzida têm no seu dia a dia, mesmo para realizarem ações tão comuns como ir à praia, a um restaurante ou até um parque.
Os alunos estiveram muito atentos e perceberam que socialmente ainda há muitas barreiras para ultrapassar, apesar de já ter sido feito um grande caminho no sentido de criar estruturas e apoios para estas pessoas.
Também na Casa das Artes estiveram três embaixadoras da Associação Salvador - Inês, Joana e Challen - que apoiaram os grupos de alunos na realização de um PeddyPaper pela escola, identificando os locais de difícil acesso para aqueles que se movimentam em cadeiras de rodas. 
Alguns alunos puderam experienciar a mobilidade através de uma cadeira de rodas e concluíram que há diversos espaços na escola a melhorar para facilitar os acessos a quem só possa deslocar-se desta forma. Embora adaptada a alunos com mobilidade reduzida, a escola ainda pode melhorar alguns espaços, pensando sempre nas adaptações necessárias.
Os alunos do 8º G e do 8º H.

    

Desporto Escolar e Atividades de EF

          Desporto Escolar            
    
(para mais informações - clicar AQUI)

Atividades de Educação Física
   
    (para ver a imagem - clicar AQUI)