No passado dia 19 de outubro as turmas E e F do 9º ano visitaram o Museu Militar o museu mais antigo de Lisboa. Este museu consegue interligar diferentes áreas do saber, a História, a Física e ainda o Português! 

O museu tem no seu espólio não só uma coleção de peças de artilharia em bronze, que é considerada uma das mais completas a nível mundial, mas também obras de arte como a coleção de azulejaria, quadros, dos nomes mais aclamados da pintura portuguesa e ainda esculturas.
A visita começa no Páteo dos Canhões, que conta a história de Portugal em 26 painéis de azulejos, desde a Reconquista cristã à Primeira Guerra Mundial. Aí tivemos uma aula de Física. Os canhões disparam projeteis segundo uma trajetória retilínea e os disparados pelos morteiros descrevem uma parábola, trajetória curvilínea. Na parte mais antiga do museu, a secção de artilharia portuguesa, exibe o carro usado para o transporte das colunas do Arco da Rua Augusta, em Lisboa, a Zorra.
Logicamente que a disciplina de História é a que é mais vezes referenciada. São várias as salas que documentam momentos da nossa história. A Sala Vasco da Gama com uma coleção de antigos canhões e murais representando a descoberta do caminho marítimo para a Índia. Nesta sala a professora Teresa Miranda aproveitou para dar uma aula de Português sobre Camões e a sua obra “Os Lusíadas”. Na sala dedicada a D. Nuno Álvares Pereira, o Santo Condestável, que nunca foi derrotado em combate, foi-nos descrito algumas das características e feitos deste cavaleiro tão importante para a identidade do povo português.
No primeiro andar encontram-se as salas dedicadas à Primeira Grande Guerra. Aqui tivemos oportunidade de aprender um pouco mais sobre esta guerra, a primeira mundial, e na qual Portugal participou para que o recente regime republicano se pudesse legitimar perante uma europa monárquica e ainda para salvaguardar o seu império colonial. 
A terminar a visita entramos em duas salas com referência à obra de Camões “Os Lusíadas” onde se encontram verdadeiros tesouros de dois dos artistas portugueses mais consagrados Columbano Bordalo Pinheiro e José Malhoa. Foi aqui que tivemos uma aula de arte com a análise de alguns dos quadros de Colombano "Ilha dos Amores" e "Drama de Inês de Castro".
Muito mais haveria para descrever e para analisar em pormenor por isso, o nosso guia, militar do exército português, deixou-nos o convite para voltarmos ao museu e levarmos a nossa família.
Fonte:https://www.exercito.pt/pt/quem-somos/organizacao/ceme/vceme/dhcm/lisboa

Destaques do Magazibn

  • Dia 27 de março, durante a Semana do Patrono, alguns alunos da turma 8ºJ e da turma 10ºC, foram inaugurar a InovaSala (Sala de Inovação Educativa). Esta sala, diferente das outras, encontra-se no pavilhão A.

    Continuar...
  • Na semana do Patrono realizámos uma atividade, “Different Art”. Esta atividade foi feita devido às acessibilidades, para os alunos do 5º e 6º anos. Pretendiamos dar a conhecer um pouco sobre a vida das pessoas com dificuldades e incapacidades, trabalho que realizamos no projeto de Equipa Educativa 8HIJ, duranto o 1º semestre no âmbito da parceria com a Associação Salvador.

    Continuar...
  • Olá! Eu sou o Afonso e sou líder digital do 5ºB.
    Durante a Semana do Patrono registei alguns dos momentos fantásticos das atividades em que eu, e os meus colegas, participamos ao longo destes três dias.

    Continuar...
  • Durante a Semana do Patrono os alunos do 11ºB estiveram a participar na atividade artística "Portas para a Ciência", na qual os alunos das turmas do Curso de Ciências e Tecnologias pintaram as portas do laboratório.

    Continuar...
  • Os alunos de Português de Língua Não Materna (PLNM) da professora Ana Fragoso, aceitaram o desafio para conhecerem a vida e a obra do nosso patrono, o poeta Ibn Mucana. AQUI ficam alguns desses trabalhos.

  • As alunas Leonor e Rafaela, do 9ºB. fizeram uma pequena reportagem do 1º dia da emana do patrono. Cilique AQUI para assistir.

  • A Semana do Patrono foi celebrada, na Escola Básica Raul Lino, com atividades culturais, artísticas, desportivas e lúdicas muito diversificadas, significativas e divertidas! Memórias positivas que encheram o coração de todos!

    Continuar...
  • Os alunos do 11º B participaram numa atividade da Reciclaro.
    Durante duas sessões que decorreram na Escola Helena Cidade Moura, todos tiveram oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos acerca da importância da reciclagem e dos malefícios da utilização indevida dos plásticos, sobretudo no que diz respeito aos oceanos.

    Continuar...
  • No dia 14 de março a turma do 8ºB da Escola Ibn Mucana participou numa ação de informação sobre  plantas invasoras, tendo aprendido que  são plantas não nativas que se reproduzem ativamente e ameaçam a flora e a fauna nativas. 

    Continuar...
  • A Turma do 10º2 do Curso Profissional de Apoio à Gestão Desportiva teve o privilégio de, ao abrigo de um Intercâmbio entre Escolas, participar na “Semana Olímpica” do Agrupamento de Escolas André Gouveia em Évora. Tiveram oportunidade de conhecer um pouco da história do local e da Escola e participar num Torneio de “Tag Rugby” e Basquetebol. 

    Continuar...
  • No passado dia 20 de março, assistimos, na Escola Básica e Secundária Helena Cidade Moura, a uma sessão sobre “Os 50 Anos do 25 de Abril: Os sindicatos na construção dos pilares da democracia”, cujo orador foi o Professor Manuel Carvalho da Silva, coordenador e secretário-geral da CGTP-Intersindical Nacional, entre 1986 e 2012.

    Continuar...
  • Dia 20 de março de 2024 o 6ºD da Ibn Mucana, acompanhado da Diretora de Turma, Professora Graça Corte-Real e da Professora de Português, Sofia Neves, visitaram o Moinho de Armação – Tipo Americano e a Padaria Flor Aveirense, em Alcabideche, no âmbito do Programa “Envolve-te”.

    Continuar...
  • O Dia Internacional do Pi é celebrado anualmente a 14 de março. Mais uma vez, os professores de Matemática do nosso Agrupamento organizaram a celebração deste dia, convidando os alunos a participarem criando peças temáticas, utilizando materiais sustentáveis. Uma variedade de trabalhos foi recolhida e uma exposição foi montada para compartilhar com a comunidade.

    Continuar...
  • No âmbito do Erasmus+, sete alunos do 9ºC, acompanhados pelas professoras Ana Amador e Alexandra, tiveram oportunidade de conhecer a Vasil Levsky Secondary School, na Bulgária.

    Continuar...