No passado dia 19 de outubro as turmas E e F do 9º ano visitaram o Museu Militar o museu mais antigo de Lisboa. Este museu consegue interligar diferentes áreas do saber, a História, a Física e ainda o Português!
O museu tem no seu espólio não só uma coleção de peças de artilharia em bronze, que é considerada uma das mais completas a nível mundial, mas também obras de arte como a coleção de azulejaria, quadros, dos nomes mais aclamados da pintura portuguesa e ainda esculturas.
A visita começa no Páteo dos Canhões, que conta a história de Portugal em 26 painéis de azulejos, desde a Reconquista cristã à Primeira Guerra Mundial. Aí tivemos uma aula de Física. Os canhões disparam projeteis segundo uma trajetória retilínea e os disparados pelos morteiros descrevem uma parábola, trajetória curvilínea. Na parte mais antiga do museu, a secção de artilharia portuguesa, exibe o carro usado para o transporte das colunas do Arco da Rua Augusta, em Lisboa, a Zorra.
Logicamente que a disciplina de História é a que é mais vezes referenciada. São várias as salas que documentam momentos da nossa história. A Sala Vasco da Gama com uma coleção de antigos canhões e murais representando a descoberta do caminho marítimo para a Índia. Nesta sala a professora Teresa Miranda aproveitou para dar uma aula de Português sobre Camões e a sua obra “Os Lusíadas”. Na sala dedicada a D. Nuno Álvares Pereira, o Santo Condestável, que nunca foi derrotado em combate, foi-nos descrito algumas das características e feitos deste cavaleiro tão importante para a identidade do povo português.
No primeiro andar encontram-se as salas dedicadas à Primeira Grande Guerra. Aqui tivemos oportunidade de aprender um pouco mais sobre esta guerra, a primeira mundial, e na qual Portugal participou para que o recente regime republicano se pudesse legitimar perante uma europa monárquica e ainda para salvaguardar o seu império colonial.
A terminar a visita entramos em duas salas com referência à obra de Camões “Os Lusíadas” onde se encontram verdadeiros tesouros de dois dos artistas portugueses mais consagrados Columbano Bordalo Pinheiro e José Malhoa. Foi aqui que tivemos uma aula de arte com a análise de alguns dos quadros de Colombano "Ilha dos Amores" e "Drama de Inês de Castro".
Muito mais haveria para descrever e para analisar em pormenor por isso, o nosso guia, militar do exército português, deixou-nos o convite para voltarmos ao museu e levarmos a nossa família.
Fonte:https://www.exercito.pt/pt/quem-somos/organizacao/ceme/vceme/dhcm/lisboa
















No dia 27 de novembro de 2025, os alunos do 12.º ano do Curso Profissional Técnico de Turismo, da Escola Básica e Secundária Helena Cidade Moura (Agrupamento de Escolas Ibn Mucana), dinamizaram mais uma visita educativa aos espaços do Palácio da Cidadela de Cascais, desta vez com a turma do 9ºE, acompanhados pela Diretora de Turma, a professora Rita Leme.
Durante a Semana da Cultura Científica, a Escola Básica e Secundária Ibn Mucana apresentou uma exposição dedicada aos trabalhos de Físico-Química do 3.º ciclo, que refletem o empenho e a criatividade dos alunos nos diversos temas explorados.
A partir do contacto da Câmara do Comércio Italiano em Portugal com o Agrupamento de Escolas Ibn Mucana, foi feita uma proposta de visita e acolhimento de um grupo de dez docentes e três colaboradores administrativos provenientes da Catânia, Itália, no dia 27 de novembro. Aceite o convite, a nossa escolha acolheu-os ontem para lhes dar a conhecer as nossas práticas e projetos.
Decorreu no passado dia 26 de novembro o tradicional dia da Festa da Esgrima do Agrupamento, evento que contou com mais de 300 participantes dos 8 aos 12 anos.
Os alunos do curso de Ciências e Tecnologias da Escola Básica e Secundária Helena Cidade Moura participaram ativamente na Semana da Cultura Científica, que decorreu entre os dias 24 e 28 de novembro.
Cascais assinalou no dia 22 de novembro, o Dia Nacional do Mar com uma celebração marcada pelo entusiasmo da comunidade educativa e pela valorização das tradições marítimas locais.
No Dia Mundial da Filosofia, as turmas do 10º e 11º Ano foram desafiadas a construir máscaras inspiradas em rostos de filósofos, acompanhadas de frases ou ideias que representam o contributo de cada autor para a história do pensamento.
No âmbito do projeto Erasmus+ 2025-1-PT-01-KA121-SCH-000330837, quatro alunas da área de Artes , duas do 12º G e uma do 10º H, visitam Pádua, Itália, numa mobilidade individual de curta duração.
O Erasmus+ abre portas para mobilidades de pessoal docente e não docente, promovendo a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus participantes.

No dia 31 de outubro, os alunos da Escola Básica Raul Lino, usufruíram de uma sessão de hora do conto, na Biblioteca Escolar, onde tiveram oportunidade de explorar o livro "Espreita pela janela".

Na Escola Básica Raul Lino comemorou-se o tradicional Magusto com muita alegria e grande entusiasmo saboreando as castanhas quentinhas!