Já iniciámos as sessões de orientação vocacional!
Estamos no 9º ano e vamos ter de decidir qual a área que iremos escolher no 10º ano.
Estas sessões, com a psicóloga Vânia Sioga vão certamente ajudar a encontrarmos o nosso caminho.
A primeira sessão foi muito interessante e muito esclarecedora.
Começamos por falar sobre as nossas principais forças de caráter, e assim recordamos o projeto Semear Valores On-air que participamos o 7º ano, e o que são as Soft Skills, tão importantes para definir o que queremos e o que não queremos fazer no futuro.
A psicóloga Vânia Sioga aconselhou-nos a consulta de vários sítios para nos ajudarem:
Trabalhamos ainda as 10 Competências Pessoais e Sociais mais importantes a desenvolver nesta área da orirentação vocacional:
• Comunicação
Capacidade de se expressar assertivamente e interagir positivamente com pessoas diferentes, num determinado contexto de trabalho.
• Trabalho em equipa
Capacidade de trabalhar em conjunto com os outros, construindo cooperação, sinergias e relações construtivas, orientadas para objetivos comuns.
• Autoconhecimento
Conhecer o seu próprio caráter, competências, pontos fortes, limitações e motivações e ter vontade de se melhorar a si mesmo/a.
• Proatividade
Ter iniciativa para agir de forma autónoma e antecipar problemas.
• Resiliência & Esperança
Capacidade de se automotivar e persistir, mesmo perante contratempos e adversidades.
• Aprendizagem & Curiosidade
Gosto pela aprendizagem constante e abertura à novidade e ao desconhecido.
• Flexibilidade e Adaptabilidade
Capacidade de se ir ajustando a diferentes cenários / contextos e de lidar com a incerteza.
• Criatividade & Inovação
Ter ideias originais ou incomuns e implementar mudanças ou novas soluções.
• Resolução de problemas
Capacidade de usar diferentes estratégias para explorar problemas, identificar e selecionar soluções alternativas para se atingir os objetivos.
• Atitude Empreendedora
Procurar ativamente oportunidades, ter iniciativa para encontrar respostas a novos desafios e pôr ideias em prática.
Para a próxima aula de Cidadania iremos continuar a "aprender a crescer".
Vamos dando notícias. Até breve!
Turma 9ºD













No dia 27 de novembro de 2025, os alunos do 12.º ano do Curso Profissional Técnico de Turismo, da Escola Básica e Secundária Helena Cidade Moura (Agrupamento de Escolas Ibn Mucana), dinamizaram mais uma visita educativa aos espaços do Palácio da Cidadela de Cascais, desta vez com a turma do 9ºE, acompanhados pela Diretora de Turma, a professora Rita Leme.
Durante a Semana da Cultura Científica, a Escola Básica e Secundária Ibn Mucana apresentou uma exposição dedicada aos trabalhos de Físico-Química do 3.º ciclo, que refletem o empenho e a criatividade dos alunos nos diversos temas explorados.
A partir do contacto da Câmara do Comércio Italiano em Portugal com o Agrupamento de Escolas Ibn Mucana, foi feita uma proposta de visita e acolhimento de um grupo de dez docentes e três colaboradores administrativos provenientes da Catânia, Itália, no dia 27 de novembro. Aceite o convite, a nossa escolha acolheu-os ontem para lhes dar a conhecer as nossas práticas e projetos.
Decorreu no passado dia 26 de novembro o tradicional dia da Festa da Esgrima do Agrupamento, evento que contou com mais de 300 participantes dos 8 aos 12 anos.
Os alunos do curso de Ciências e Tecnologias da Escola Básica e Secundária Helena Cidade Moura participaram ativamente na Semana da Cultura Científica, que decorreu entre os dias 24 e 28 de novembro.
Cascais assinalou no dia 22 de novembro, o Dia Nacional do Mar com uma celebração marcada pelo entusiasmo da comunidade educativa e pela valorização das tradições marítimas locais.
No Dia Mundial da Filosofia, as turmas do 10º e 11º Ano foram desafiadas a construir máscaras inspiradas em rostos de filósofos, acompanhadas de frases ou ideias que representam o contributo de cada autor para a história do pensamento.
No âmbito do projeto Erasmus+ 2025-1-PT-01-KA121-SCH-000330837, quatro alunas da área de Artes , duas do 12º G e uma do 10º H, visitam Pádua, Itália, numa mobilidade individual de curta duração.
O Erasmus+ abre portas para mobilidades de pessoal docente e não docente, promovendo a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus participantes.

No dia 31 de outubro, os alunos da Escola Básica Raul Lino, usufruíram de uma sessão de hora do conto, na Biblioteca Escolar, onde tiveram oportunidade de explorar o livro "Espreita pela janela".

Na Escola Básica Raul Lino comemorou-se o tradicional Magusto com muita alegria e grande entusiasmo saboreando as castanhas quentinhas!