(CLICAR NA IMAGEM)

O 3.º Ciclo comemorou o no passado dia 29 de setembro, com a realização do concurso “A Caça do Tesouro”. Os elementos das diferentes equipas responderam às perguntas formuladas nos códigos QR que se encontravam disseminados pelo recinto escolar.

Houve uma grande adesão por parte dos discentes convocados, que se divertiram, enquanto que trabalhavam de uma forma diferente, conteúdos lexicais e culturais das línguas estrangeiras. Na organização e receção dos participantes, contamos com a colaboração de vários alunos do curso de Turismo do 12.º ano, que realizaram um excelente trabalho.
Aqui fica o registo de alguns desses momentos.

 

Destaques do Magazibn

  • O Dia Internacional do Pi é celebrado anualmente a 14 de março. Mais uma vez, os professores de Matemática do nosso Agrupamento organizaram a celebração deste dia, convidando os alunos a participarem criando peças temáticas, utilizando materiais sustentáveis. Uma variedade de trabalhos foi recolhida e uma exposição foi montada para compartilhar com a comunidade.

    Continuar...
  • No âmbito do Erasmus+, sete alunos do 9ºC, acompanhados pelas professoras Ana Amador e Alexandra, tiveram oportunidade de conhecer a Vasil Levsky Secondary School, na Bulgária.

    Continuar...
  • No dia 6 de março, a turma do 4.ºD, da EBFJS, foi à Quinta do Pisão para participar na atividade Apiário Pedagógico. Este programa interativo composto por uma parte teórica e outra prática, tem como objetivo evidenciar a importância das abelhas para os ecossistemas em geral e na Quinta do Pisão em particular.

    Continuar...
  • No passado dia 5 de março, os alunos do 8ºB, no âmbito do PESA e de Cidadania e Desenvolvimento, fizeram um percurso interpretativo pelo sistema dunar Cresmina - Guincho para conhecimento das espécies existentes e reconhecimento da importância deste tipo de ecossistemas para o planeta. 

    Continuar...
  • No dia 4 de março, os alunos do 8ºJ foram surpreendidos com uma aula invulgar, organizada pelo PESA e conduzida pela colaboradora da Cascais Ambiente, Andreia! O tema em destaque? "PLANTAS INVASORAS: EDUCAÇÃO, AÇÃO!"

    Continuar...
  • No dia 1 de março realizou-se a primeira prova de Surf do Desporto Escolar, na praia de S. Pedro do Estoril, e com a organização do nosso Centro de Formação Desportiva e com o apoio da turma 1 do 12º ano do Curso Profissional de Apoio à Gestão Desportiva.

    Continuar...
  • A Turma do 11º 1 do Curso Profissional de Apoio à Gestão Desportiva teve o privilégio de estar envolvida no estudo promovido pelo Concelho de Cascais para a Avaliação da Competência Motora no primeiro ciclo do Ensino Básico.

    Continuar...
  • No dia 28 de fevereiro de 2024, 11 alunos da turma E do 6.º ano, realizaram o maior desafio das suas vidas- durante uma semana, foram assistir às aulas no Colégio Kostka, em Barcelona. Pela primeira vez, viajaram sem a família, para um país estrangeiro, e participaram no desafiante trabalho de projeto “ Let’s make a more sustainable Europe!”.

    Continuar...
  • Um grupo de 11 alunos do ensino secundário, acompanhados pelas professoras Dalila Chumbinho e Cristina Rouxinol, encontram-se em mobilidade Erasmus na Cidade Real de Aranjuez entre os dias 26 de fevereiro e 2 de março. Este grupo da Ibn Mucana é recebido pelo Instituto IES Santiago Rousinol,  estando programadas visitas  de âmbito cultural, bem como atividades pedagógicas.

    Continuar...
  • No passado dia 28 de fevereiro a Ibn Mucana foi a anfitriã da Festa da Esgrima.
    Durante o período da manhã realizou-se o encontro do 1⁰ ciclo do Agrupamento, envolvendo todos os alunos do 3⁰ e 4⁰ ano das nossas 4 Escolas - Fausto Cardoso Figueiredo, Fernando Teixeira Lopes, Fernando José dos Santos e Raul Lino – num total de 255 participantes.

    Continuar...
  • Entre os dias 19 e 24 de fevereiro, a Ibn Mucana recebeu, no âmbito do Erasmus, um grupo de alunos e professores  do Liceul Teoretic Solomon Halitã, Sângeorz - Bai, Roménia.

    Continuar...
  • No dia 22 de Fevereiro, pelas 17 horas, na Casa das Artes, recebemos dois dos autores do livro "Tribuna Negra-Origem do Movimento Negro em Portugal (1911-1933)", Pedro Varela e José Augusto Pereira, para uma tertúlia sobre o Movimento Negro no nosso país. Continuar...
  • O Carnaval é a máscara da felicidade! É Carnaval, ninguém leva a mal!
    A Escola Básica Raul Lino comemorou o Carnaval com muita folia! 
    Foi uma comemoração muito animada, divertida e alegre! Fez despertar a felicidade e a empatia da comunidade escolar. Clique AQUI para assistir ao vídeo.

  • Das atividades realizadas durante o 1º semestre pelos alunos do 10ºB, destaca-se a exposição na biblioteca “A comunicação antes e depois do 25 de Abril”, no âmbito das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento  e de Filosofia, integradas na AFC - Ventos de Liberdade. Foram utilizados exemplos dos meios de comunicação antigos e atuais, como a rádio, telefone, jornal, televisão e carta.

    Continuar...