EXAMES NACIONAIS E PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA - 2021

Os Exames Nacionais e Provas deEquivalência à Frequência, dos alunos inscritos no
Agrupamento de Escolas Ibn Mucana, realizar-se-ão na
Escola Básica e Secundária de Alcabideche - 
Rua do Conde Barão 614, 2645-109 Alcabideche

Os alunos que necessitem de esclarecimentos sobre  assuntos relacionados com os exames nacionais e PEF, devem co ntactar, preferencialmente, a escola de inscrição enviando um e-mail para:
exames2021@ibn-mucana.pt 

Informação NOVO (15/07/2021)
Afixação de pautas de provas de equivalência à frequência e exames finais nacionais - 1ª fase
19 de julho (3.º ciclo) 
26 de julho (1ºciclo)
2 de agosto (ensino secundário)
Prazos de  inscrição para a 2.ª  fase para as provas de equivalência à frequência dos 1.º e 3.º ciclos do ensino básico
19 e 20 de julho (3.º ciclo) 
 26 e 27 de julho (1.º ciclo)
Prazos de inscrição para a 2.ª  fase para os exames finais nacionais e provas de equivalência à frequência do ensino secundário
de 2 a 6 de agosto

 
Os Modelos JNE para utilização por parte dos alunos/encarregados de educação interessados, nomeadamente para a Reapreciação de Provas, encontram-se disponíveis, em formato digital, para preenchimento em computador em:
https://www.dge.mec.pt/modelos

Erasmus+ “Steps Towards Future” EXPERIÊNCIA: Vitamina C e SUMOS DE LARANJA

Na atualidade muito se fala em alimentação e necessidade de seguirmos um regime alimentar correto.  É do conhecimento geral que as vitaminas são essenciais à saúde, principalmente a vitmina C.

Uma forma simples e rápida de consumir esta vitamina poderá ser através de alimentos frescos e de sumos de frutos, principalmente de laranja e de limão.
Como vivemos atarefados e numa sociedade consumista, deparamo-nos com uma panóplia de garrafas e de pacotes de sumos de laranja à disposição do consumidor nos supermercados e, o mais certo, é sermos aliciados a adquirir uma ou outra embalagem, considerando que ao beber um copo de tal líquido laranja de tão bom aspeto e tão gostoso, ingerimos a quantidade necessária de ácido ascórbico.  Um grupo de alunos do 11º B,  no âmbito do projeto Erasmus+ “Steps Towards Future” , decidiu investigar alguns refrigerantes/concentrados de laranja, tentando identificar nestes a vitamina C. Finalizada a experiência,  concluíram  ser nula a existência desta vitamina  em praticamente todas as embalagens de sumos comprados, sendo que  uma pequena quantidade de sumo extraído de uma laranja e de um limão(o verdadeiro sumo natural) possui maior quantidade desta vitamina do que qualquer outro comprado em embalagem. Outra conclusão a que chegaram, é que se torna mais barato adquirir uma laranja (podendo transformá-la em sumo/batido) do que um pacote de sumo alaranjado, cheio de açúcar e sem grande contributo para a saúde. 

ASSISTA AO FILME - CLIQUE AQUI

Destaques do "Magazibn"

  • Na atualidade muito se fala em alimentação e necessidade de seguirmos um regime alimentar correto.  É do conhecimento geral que as vitaminas são essenciais à saúde, principalmente a vitmina C.

    Continuar...
  • A Escola Básica Raul Lino proporcionou à comunidade escolar momentos inesquecíveis de diversão e de muita alegria durante a Semana Cultural.

    Continuar...
  • O trabalho foi realizado com a cooperação de todos os alunos e docentes da escola. Os temas trabalhados este ano foram: Água, Resíduos, Energia e Espaços Envolventes.

    Continuar...
  • O projeto Erasmus+ BITE, Bring Intuitive Thinking to Eating,  que deveria ter decorrido no biénio de 2018/2019 e 2019/2020, foi prolongado para o ano 2020/2021 devido à situação pandémica.  Pela mesma razão, não foram realizadas as mobilidades previstas ao Chipre e a Itália.

    Continuar...
  • Neste ano letivo, os sétimos anos da nossa escola estiveram em VIAGEM ! 
    Começaram com a maravilhosa palestra da Investigadora Rita Patrício que nos levou pelos mares da Costa Africana a acompanhar a rota das tartarugas.

    Continuar...
  • No seguimento da Exposição "Uma viagem ao mundo da Geometria", os alunos foram convidados a expressar o seu apreço por um conjunto de três trabalhos utilizando a plataforma Classroom, num período aproximado e duas semanas.

    Continuar...
  • "Na última semana de aulas, concluímos um projeto que estávamos ansiosos para fazer. Tinha como nome "O Mar começa aqui" e pretendia sensibilizar a comunidade escolar para o facto de que o lixo que entra nas sarjetas não acaba o seu percurso aí, mas ainda viaja até aos oceanos.

    Continuar...
  • Os alunos do 11º F realizaram uma exposição, no âmbito da disciplina de Espanhol, com o objetivo de dar a conhecer  Grandes Vultos Femininos célebres em diversas áreas e que fizeram a diferença no mundo.

    Continuar...
  • No âmbito do projeto Erasmus+ Steps Towards Future iniciado no ano letivo 2018 (e ainda em ação devido à pandemia), os alunos de diversas turmas de Ciências das quatro escolas envolvidas.

    Continuar...
  • Os alunos do 12º E, em conjunto com alguns alunos do 11º F, deram vida a um espaço escolar, utilizando materiais reciclados, como forma de sensibilizar a comunidade educativa para a problemática ambiental.

    Continuar...
  • No dia 27 de abril, decorreu a eleição nacional do livro preferido dos alunos. A turma B, do quinto ano, bem como a A e a E, do nono, encarregaram-se de levar o boletim de voto aos seus pares, usando urnas móveis. Nesse mesmo dia, fez-se o escrutínio. Os alunos destas turmas demonstraram entusiasmo, dedicação e profissionalismo, sendo muito elogiados pelos professores que os receberam nas salas de aula.

    Continuar...
  • No dia 9 de junho a nossa turma realizou um passeio à Quinta do Pisão, no Parque Natural Sintra-Cascais.
    Este passeio permitiu-nos conhecer a fauna e a flora locais, contactar com a natureza e compreender que todos os sentidos são importantes para conhecer o que nos rodeia.

    Continuar...
  • Decorreu, entre os dias 01 e 11 de junho do presente ano letivo, na Casa das Artes, a Exposição intitulada: "Uma Viagem ao mundo da Geometria". 

    Continuar...
  • No âmbito da disciplina de Filosofia e tendo por base o tema aglutinador da nossa Escola para este ano letivo - "a Viagem", as turmas do 10º B  e C e do 11º A e B, realizaram ...

    Continuar...