No âmbito do Clube Europeu, no dia 8 de março, as professoras Paula Menezes, Dalila Chumbinho e Filomena Clemente dinamizaram via Zoom um debate/reflexão acerca da importância de existir um Dia da Mulher.
Nesta sessão, que contou com a presença de cem participantes entre professores e alunos das turmas 10º B, 10º C, 11º B, 12º D e E, realizou-se uma reflexão conjunta a partir das palavras das convidadas palestrantes: Margarida Queirós, investigadora e professora no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território e Luísa Inácio, engenheira civil e a primeira mulher responsável por um departamento de Património e Obras na CP. Ambas relataram as suas experiências de vida, incutindo nos jovens presentes a necessidade de continuar a lutar pela aplicação, na prática, dos Direitos Humanos, focando-se, em particular a exequibilidade e o respeito pelos direitos da mulher. Assim, e enquanto for visível a injustiça e a discriminação a que a mulher está sujeita, continua a ser premente a comemoração do Dia da Mulher. Segundo o Tomás Charters( 12º E) “ atividades como a de ontem, dia 08/03/2021, são fundamentais para o enriquecimento da cultura tanto dos alunos como dos docentes. Todos temos opiniões diferentes, e podemos até não concordar com algo que tenha sido dito durante a palestra, todavia, tal facto não invalida que possamos aprender com as diferentes visões que possam existir. Penso que teria sido mais benéfico para todos se tivesse havido uma maior preparação, pois, alguns colegas da minha turma e eu, notámos uma certa desordem. Estive atento aos discursos das duas convidadas, a quem gostaria de agradecer a presença, e notei que emitimos opiniões distintas nalguns valores. Contudo, no final da palestra, foi dada uma abertura para comentarmos o que tínhamos ouvido e eu gosto sempre de um bom período de debate em que possa expressar as minhas ideias. Desta forma, posso desconstruir algumas opiniões que tinha formado, ou então, o contrário. Obrigado aos professores envolvidos na atividade por proporcionarem aos alunos momentos como este. Também
a aluna do 11º B, Beatriz Miguéis referiu “Gosto muito de participar nestas atividades que envolvem causas (principalmente o feminismo que me toca) porque se queremos um mundo melhor e mais justo, temos todos que nos unir. Agradeço às professoras terem-nos proporcionado esta atividade.” E estes testemunhos são, com certeza, o exemplo de outras opiniões de muitos dos jovens que assistiram à palestra.




Um dos desafios das nossas crianças em dias de chuva é ter onde brincar, e nesse sentido duas das nossas escolas do 1ºciclo, 


No dia 19 de janeiro, os alunos da turma 11º ano A, em parceria com o Clube Europeu, dinamizaram um Peddy Paper Europeu na Escola Básica e Secundária Helena Cidade Moura.

O mês de dezembro foi rico em atividades. Para além do Natal foram tantos os momentos que irão ficar na memória de todos os que fazem parte desta família da EB Fausto Cardoso de Figueiredo. Clicar 
Nos passados dias 6 e 7 de janeiro, o universo "desceu" até à escola para proporcionar uma experiência inesquecível aos alunos de todas as turmas do 7.º ano. A iniciativa trouxe o Planetário Móvel do "Planeta Azul" (itinerante), permitindo que os nossos jovens exploradores espaciais viajassem pelo cosmos sem sair do lugar.
No dia 9 de janeiro, a turma A do 12.º ano assistiu à segunda palestra dinamizada pela Dr.ª Beatriz Vila, aluna do Agrupamento Ibn Mucana até ao ano de 2020.
No dia 19 de dezembro, realizou-se a atividade do «Amigo Secreto», na hora letiva de Assembleia de Turma.
No dia 18 de dezembro, a turma participou na atividade “The Ugly Christmas Sweater”.
O Agrupamento de Escolas Ibn Mucana voltou a montar, a já tradicional “Árvore de Natal Matematizada”, uma iniciativa do grupo de Matemática em articulação com a Direção do Agrupamento, que pretende aliar o espírito natalício à dimensão educativa e comunitária.
No passado dia 19 de Dezembro de 2025, o grupo de Educação Física, com a colaboração da turma do Curso Profissional de Gestão Desportiva, 10º1, organizou o “Torneio Basquetebol do 3º ciclo”, prova pertencente ao Plano Anual de Atividades.
Desde outubro que as Bibliotecas Escolares promoveram o concurso concelhio de leitura e incentivaram os seus alunos de 3º e 4º ano a participarem. Em dezembro, receberam os alunos participantes do concurso, que realizaram a primeira prova de verificação de leitura.
No âmbito do Plano Anual de Atividades, promovido pelo grupo de Educação Física, realizou-se o Torneio de Basquetebol do Ensino Secundário na Escola Helena Cidade Moura, nos dias 18 e 19 de dezembro.
No dia 18 de dezembro realizou-se o concurso de leitura EBSHCM fase de escola. As vencedoras foram as alunas Matilde Ferreira,10ºF, e Sara Nunes, 10º G.