No âmbito do Clube Europeu, no dia 8 de março, as professoras Paula Menezes, Dalila Chumbinho e Filomena Clemente dinamizaram via Zoom um debate/reflexão acerca da importância de existir um Dia da Mulher. 

Nesta sessão, que contou com a presença de cem participantes entre professores e alunos das turmas 10º B, 10º C, 11º B, 12º D e E, realizou-se uma reflexão conjunta a partir das palavras das convidadas palestrantes: Margarida Queirós, investigadora e professora no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território e Luísa Inácio, engenheira civil e a primeira mulher responsável por um departamento de Património e Obras na CP. Ambas relataram as suas experiências de vida, incutindo nos jovens presentes a necessidade de continuar a lutar pela aplicação, na prática, dos Direitos Humanos, focando-se, em particular a exequibilidade e o respeito pelos direitos da mulher. Assim, e enquanto for visível a injustiça e a discriminação a que a mulher está sujeita, continua a ser premente a comemoração do Dia da Mulher. Segundo o  Tomás Charters( 12º E)  “  atividades como a de ontem, dia 08/03/2021, são fundamentais para o enriquecimento da cultura tanto dos alunos como dos docentes.  Todos temos opiniões diferentes, e podemos até não concordar com algo que tenha sido dito durante a palestra, todavia, tal facto não invalida que possamos aprender com as diferentes visões que possam existir. Penso que teria sido mais benéfico para todos se tivesse havido uma maior preparação, pois, alguns colegas da minha turma e eu, notámos uma certa desordem. Estive atento aos discursos das duas convidadas, a quem gostaria de agradecer a presença, e notei que emitimos opiniões distintas nalguns valores. Contudo, no final da palestra, foi dada uma abertura para comentarmos o que tínhamos ouvido e eu gosto sempre de um bom período de debate em que possa expressar as minhas ideias. Desta forma, posso desconstruir algumas opiniões  que tinha formado, ou então, o contrário. Obrigado aos professores envolvidos na atividade por proporcionarem aos alunos momentos como este. Também
a aluna do 11º B, Beatriz Miguéis referiu “Gosto muito de participar nestas atividades que envolvem causas (principalmente o feminismo que me toca) porque se queremos um mundo melhor e mais justo, temos todos que nos unir. Agradeço às professoras terem-nos proporcionado esta atividade.” E estes testemunhos são, com certeza, o exemplo de outras opiniões de muitos dos jovens que assistiram à palestra. 

Destaques do Magazibn

  • Realizou-se com grande entusiasmo o III Torneio do Mata Piolho, um momento já emblemático do Agrupamento, que reuniu docentes, assistentes técnicos e assistentes operacionais num ambiente de alegria, espírito desportivo e muito companheirismo.

    Continuar...
  • No dia 5 de Junho juntámos os alunos PLNM da escola básica Ibn Mucana e da escola secundária Helena Cidade Moura, e convidámos os pais para um convívio com lanche.

    Continuar...
  • No dia 11 de junho de 2025, as crianças do pré-escolar (três salas) comemoraram  o Dia Internacional do Brincar, no Museu da Música Portuguesa - Casa Verdades de Faria.As crianças brincaram e exploraram o jardim do Museu da Música Portuguesa de forma livre, autónoma e responsável. 

    Continuar...
  • No passado dia 6 de junho, o refeitório da Escola Básica e Secundária Ibn Mucana foi palco de um jantar muito especial.  Num tributo marcado por reencontros, afetos e gratidão, homenagearam-se os colaboradores do agrupamento que se aposentaram no ano letivo de 2024/2025.

    Continuar...
  • O Agrupamento Ibn Mucana esteve em força no Encontro promovido pelo Clube Atlântico de Esgrima, envolvendo todas as Escolas parceiras do seu projeto. 11 atletas, 4 árbitros e 1 membro da organização, do 3º ao 12º ano, foram os representantes do nosso Agrupamento, com 10 alunos da Escola Básica Fernando José dos Santos, 4 da Escola Básica e Secundária Ibn Mucana e 2 da Escola Básica e Secundária Helena Cidade Moura.

  • A nossa Escola participou em mais uma prova do Desporto Escolar da modalidade de Surfing no dia 4 de junho. Desta vez foi na Praia de Carcavelos onde contámos com forte presença de alunos e professores num conjunto de várias estações, Surf, Stand Up Padle, Skimboard, BodyBoard, SurfSkate e Segurança.  Continuar...
  • O futuro começa agora… repensar, reduzir e reciclar!

    No dia 5 de junho de 2025, na Escola Básica Raul Lino, comemorou-se o Dia Mundial do Ambiente. Para celebrar o Dia Mundial do Ambiente os alunos da escola construíram um chapéu com materiais reciclados.

    Continuar...
  • A turma F do 12º ano, participou No Poupar Está o Ganho, um projeto de educação financeira da iniciativa da Fundação António Cupertino de Miranda que está identificado como sendo um dos projetos com capacidade de influenciar as políticas públicas.

    Continuar...
  • A turma do 8ºE participou no Projeto da ARISCO, “Castelos de Risco”, nas aulas de Cidadania, no segundo semestre. O Projeto “Castelos de Risco” é um Programa de Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais e Promoção Global da Saúde e Cidadania.

    Continuar...
  • Partilhamos convosco o último projeto deste ano letivo do Clube Ciência Viva - Planeta Oceano: Conhecer e Experimentar para Proteger -, que é o Suplemento Científico da Revista Vozes da Ibn, um complemento da revista Vozes da Ibn em formato digital.
    Podem consultá-lo através da página do Clube Ciência Viva:
    Fica também aqui o link direto: 
     
  • Os alunos de Português Língua Não Materna (PLNM) foram descobrir Lisboa.

    Veja AQUI um pouco dessa aventura.

  • Entre os dias 24 e 28 de março de 2025, os professores Patrícia Pincha (Educação Especial) e Rui Campos (Ciências Naturais e Matemática) participaram no programa Erasmus+, na modalidade de Job Shadowing, que decorreu no Istituto Comprensivo 6 – Imola, em Itália.

    Continuar...
  • No dia 30 de maio, as alunas da turma 7ºH foram premiadas pelo seu empenho e dedicação na elaboração de um vídeo criativo e inspirador, no âmbito do concurso nacional "Voyage... pour la paix", organizado pela Associação Portuguesa de Professores de Francês (APPF). Continuar...