EXAMES NACIONAIS E PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA - 2021

Os alunos que necessitem de esclarecimentos sobre a PIEPE ou outros assuntos relacionados com os exames nacionais e PEF, devem contactar, preferencialmente, a escola de inscrição enviando um e-mail para:
exames2021@ibn-mucana.pt 

Para consulta:
Manual de Instruções PIEPE 
FAQ’S PIEPE Inscrições 
LIVE: c/ o Presidente do JNE para tirar dúvidas sobre a Inscrição - Canal do Youtube Inspiring Future 
Regulamento de Exames 2021
Norma 01 2021 (atualizada a 12.04.21 - alterada a pág.22) 
Guia Geral de Exames 2021 
Ofício sobre Máquinas de Calcular   e (anexo)

Cerimónia do “Hastear da Bandeira Eco-Escolas” 2019/2020

No dia 15 de dezembro, última semana do primeiro período, na Casa das Artes, ocorreu a cerimónia do hastear da Bandeira Eco-Escolas. Orientada pelas professoras Ana Macedo e Lurdes Martins e apresentada pelos alunos Leonor e Sebastião, da turma 9°G, abrangeu diversas atividades inseridas no âmbito da sustentabilidade ambiental.
Vídeos de caráter informativo e acessível, realizados pelos alunos das turmas 10°A e 12°B, introduziram a celebração. Através de conceitos e exemplos claros, providenciaram o essencial para calcular a nossa pegada ecológica e deu-se a conhecer ao público os requisitos necessários a um consumidor sustentável.
Seguiu-se a recitação pelos Delegados do Ambiente do 9°G do Hino Eco-Escolas. Finda esta declamação com o inspirador refrão “Somos Eco-Escolas Ibn/E temos de nos unir! /Salvar o ambiente/E o planeta fazer sorrir!”, os Delegados do Ambiente da turma 9ºF procederam à leitura de textos elaborados pelos mesmos, no âmbito das disciplinas de Português e de Físico-Química. De um modo geral, apelavam à sustentabilidade ambiental utilizando como recurso conceitos aprendidos nas aulas relativos ao movimento.
De seguida, procedeu-se à finalização da decoração da nossa eco-árvore de Natal. Os alunos das turmas 8ºE, 9ºF e G elaboraram frases apelativas que versavam as razões pelas quais nós somos Eco-Escolas.
Convidada ao palco a Exma. Sra. Dra. Teresa Lopes, Diretora do nosso Agrupamento, iniciou-se a entrega de certificados das menções honrosas atribuídas no ano passado e do diploma de Eco-Agrupamento, o certificado que reconhece o esforço e empenho do conjunto das nossas seis escolas.
O hino do agrupamento – cantado pelos alunos do clube de música acompanhados pela Professora Rosário Correia – concluiu a cerimónia no interior. Enquanto ecoavam os últimos “é a liberdade”, já os aplausos ressoavam no auditório, esmorecendo à medida que a plateia se dirigia ao exterior. Uma vez lá, teve lugar o hasteamento da Bandeira Eco-Escolas na Sede e no Pólo Secundário. Ao passo que alguns alunos se dedicavam a essa honra, outros proclamavam slogans significativos que apelavam às atitudes e escolhas conducentes a um desenvolvimento sustentável.
Esta cerimónia não só entreteve o público com as suas atividades relacionadas com o ambiente e a sua sustentabilidade, como também elucidou os presentes relativamente a este assunto de importância colossal. Afinal, está nas nossas mãos salvar o planeta!
Estrela Noronha e Rute Nogueira,
Delegadas do Ambiente da turma 9ºG
Aqui ficam algumas imagens e um vídeo com os momentos mais significativos da cerimónia.
 
Para assitir ao vídeo clique na imagem do lado esquerdo.

Destaques do "Magazibn"

  • Na Escola Básica Raul Lino, o Dia Mundial da Dança foi comemorado com mensagens positivas e um espetáculo de dança realizado pelos alunos da escola! A comunidade escolar foi surpreendida com a beleza dos braços na dança! Deliciem-se com os vídeos e dancem!

    A repoprtagem

    Continuar...
  • Ser um estudante na União Europeia é bastante vantajoso. A “quase-federação” conta com 27 países membros, que são de livre acesso a qualquer cidadão da UE.

    Continuar...
  • Depois da inauguração da nova estufa Ibn no dia da Terra , assinalada com os Parabéns ao Planeta, esta semana, a turma Alfa 3, da Professora de Ensino Especial , Isabel Correia , preparou a terra e colocou o sistema de rega.

    Continuar...
  • No #diadaterra o Clube cantou os parabéns ao Planeta , assistiu a uma sessão de sensibilização sobre a importância dos Insetos dinamizada pela Insetopeia e inaugurou simbolicamente a nova estufa. Continuar...
  • Na Escola Básica Raul Lino, foi apresentado , via videoconferência, o projeto pedagógico: “Poupar é Ganhar”  (contador de histórias e um músico).

    Continuar...
  • EBS de Alcabideche representada na fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura
    João Andrade Veiga, do 10ºA , participou na fase Intermunicipal - Secundário do Concurso Nacional de Leitura  na penútima fase deste prestigiado concurso que envolveu catorze municípios, no dia 13 de abril.

    Continuar...
  • A propósito da comemoração dos 47 anos do 25 de abril, no âmbito das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento, as turmas do 10º B, 10º C, 11º B e 12º D/E (Sociologia), realizaram uma exposição alusiva à Revolução dos Cravos, no átrio da Escola Pólo.

    Continuar...
  • Na Escola Básica Raul Lino, no dia 26 de março de 2021, a Associação de Pais promoveu o evento intitulado: "A Feira das Profissões" (videoconferência). Foi um dia muito preenchido e divertido com a Caça aos Ovos e a entrega do jogo científico "Laboratório Antivírus".

    Continuar...
  • Os entusiastas das hortas biológicas não abandonam a sua horta. 
    "Mesmo em tempo de confinamento é preciso cuidar da nossa horta" (alunos do 12ºB)

    Continuar...
  • No dia 4 de março, decorreram as provas do Concurso Nacional de Leitura, fase municipal. Todos os participantes do agrupamento representaram muito bem as nossas escolas e, o mais importante, aprenderam muito, investiram na leitura, na cultura e divertiram-se. Dois destes alunos foram apurados para a fase intermunicipal: João Matos, do 6ºE, e Diogo Veiga, do 10ºA. Parabéns!

  • No dia 24 de fevereiro, às 10h30, tivemos o privilégio de ter connosco o escritor António Mota, autor de Pedro Alecrim, obra que está a ser estudada pelos nossos alunos do sexto ano e por uma turma do quinto, na disciplina de Português. 

    Continuar...
  • No âmbito do Clube Europeu, no dia 8 de março, as professoras Paula Menezes, Dalila Chumbinho e Filomena Clemente dinamizaram via Zoom um debate/reflexão acerca da importância de existir um Dia da Mulher. 

    Continuar...
  • Texto em homenagem a todas as mulheres que tenham sido injustiçadas. 
     Mulher Portuguesa
    É realmente visível uma evolução acentuada na nossa sociedade no que toca ao papel desempenhado pela mulher.

    Continuar...
  • A técnica Especializada para o Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário,  Madalena Silva, lançou o desafio aos alunos do agrupamento para participarem, numa iniciativa da "Living Peace" , organização parceira da "Academia de Lideres Ubuntu", para comemorar o Dia Escolar da Paz e Não Violência (30 de janeiro).  Continuar...