ÚLTIMA HORA  

No âmbito da decisão do Conselho de Ministros e da comunicação pública do Sr. Primeiro Ministro que decorreu hoje, informa-se que a partir de amanhã 6a feira, dia 22 de janeiro de 2021, estarão interrompidas todas as atividades letivas e não
letivas das escolas do Agrupamento Ibn Mucana (incluindo AEC, AAAF e CAF/ATL), por um prazo de 15 dias.

( informação completa ) 

 

Cerimónia do “Hastear da Bandeira Eco-Escolas” 2019/2020

No dia 15 de dezembro, última semana do primeiro período, na Casa das Artes, ocorreu a cerimónia do hastear da Bandeira Eco-Escolas. Orientada pelas professoras Ana Macedo e Lurdes Martins e apresentada pelos alunos Leonor e Sebastião, da turma 9°G, abrangeu diversas atividades inseridas no âmbito da sustentabilidade ambiental.
Vídeos de caráter informativo e acessível, realizados pelos alunos das turmas 10°A e 12°B, introduziram a celebração. Através de conceitos e exemplos claros, providenciaram o essencial para calcular a nossa pegada ecológica e deu-se a conhecer ao público os requisitos necessários a um consumidor sustentável.
Seguiu-se a recitação pelos Delegados do Ambiente do 9°G do Hino Eco-Escolas. Finda esta declamação com o inspirador refrão “Somos Eco-Escolas Ibn/E temos de nos unir! /Salvar o ambiente/E o planeta fazer sorrir!”, os Delegados do Ambiente da turma 9ºF procederam à leitura de textos elaborados pelos mesmos, no âmbito das disciplinas de Português e de Físico-Química. De um modo geral, apelavam à sustentabilidade ambiental utilizando como recurso conceitos aprendidos nas aulas relativos ao movimento.
De seguida, procedeu-se à finalização da decoração da nossa eco-árvore de Natal. Os alunos das turmas 8ºE, 9ºF e G elaboraram frases apelativas que versavam as razões pelas quais nós somos Eco-Escolas.
Convidada ao palco a Exma. Sra. Dra. Teresa Lopes, Diretora do nosso Agrupamento, iniciou-se a entrega de certificados das menções honrosas atribuídas no ano passado e do diploma de Eco-Agrupamento, o certificado que reconhece o esforço e empenho do conjunto das nossas seis escolas.
O hino do agrupamento – cantado pelos alunos do clube de música acompanhados pela Professora Rosário Correia – concluiu a cerimónia no interior. Enquanto ecoavam os últimos “é a liberdade”, já os aplausos ressoavam no auditório, esmorecendo à medida que a plateia se dirigia ao exterior. Uma vez lá, teve lugar o hasteamento da Bandeira Eco-Escolas na Sede e no Pólo Secundário. Ao passo que alguns alunos se dedicavam a essa honra, outros proclamavam slogans significativos que apelavam às atitudes e escolhas conducentes a um desenvolvimento sustentável.
Esta cerimónia não só entreteve o público com as suas atividades relacionadas com o ambiente e a sua sustentabilidade, como também elucidou os presentes relativamente a este assunto de importância colossal. Afinal, está nas nossas mãos salvar o planeta!
Estrela Noronha e Rute Nogueira,
Delegadas do Ambiente da turma 9ºG
Aqui ficam algumas imagens e um vídeo com os momentos mais significativos da cerimónia.
 
Para assitir ao vídeo clique na imagem do lado esquerdo.

Destaques do "Magazibn"

  • A técnica Especializada para o Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário,  Madalena Silva, lançou o desafio aos alunos do agrupamento para participarem, numa iniciativa da "Living Peace" , organização parceira da "Academia de Lideres Ubuntu", para comemorar o Dia Escolar da Paz e Não Violência (30 de janeiro).  Continuar...
  • No âmbito da disciplina de Espanhol, os alunos da turma F do 11º ano, realizaram trabalhos relativos à comemoração do “Día de la NO Violencia Escolar y de la Paz - 30 de enero”, onde criaram uma mensagem a partir de uma imagem alusiva aos diferentes tipos de violência.

    Continuar...
  • No dia 15 de dezembro, última semana do primeiro período, na Casa das Artes, ocorreu a cerimónia do hastear da Bandeira Eco-Escolas. Orientada pelas professoras Ana Macedo e Lurdes Martins e apresentada pelos alunos Leonor e Sebastião, da turma 9°G, abrangeu diversas atividades inseridas no âmbito da sustentabilidade ambiental.
  • O dia 8 de janeiro foi um dia especial na Escola Básica Raul Lino! Nesse dia, as turmas estiveram em grupos separados no recinto escolar e assistiram ao hastear da Bandeira pelos representantes dos alunos no Conselho Eco-Escola.

    Continuar...
  • Os alunos do 11ºB, estão a participar durante a terceira semana  de janeiro  em diversas atividades na semana Ubuntu.​

    Continuar...
  • No âmbito das atividades do Clube Europeu, no dia 7 de Janeiro, os alunos das turmas 11ºB e 12º D+E participaram numa vídeo conferência com a senhora eurodeputada Margarida Marques.

    Continuar...
  • O espírito natalício esteve presente na EB Raul Lino e a comunidade escolar comemorou a época festiva em harmonia com os corações alegres e felizes! Feliz Natal! 

    Continuar...
  • Todos os anos vamos ao Mosteiro dos Jerónimos assistir à representação do auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, pela Companhia Ar deFilmes. 
    Este ano, por ser atípico, não fomos nós a Belém, mas veio a companhia de teatro até à nossa escola.

    Continuar...
  • Recolha Solidária (de bens alimentares e de higiene), na Escola Básica Raul Lino, para apoiar as famílias mais carenciadas que fazem parte da comunidade escolar (Associação de Pais da Escola Básica Raul Lino e Agrupamento de Escolas Ibn Mucana). 

    Continuar...
  • O nosso agrupamento já se encontra a participar do evento da Amnistia Internacional, “Resistimos Juntos Vencemos Juntos”. Estamos a fazer uma campanha de sensibilização para que o maior número de pessoas possível, assinar as petições dos casos da Amnistia Internacional, inserindo o código que foi atribuído à nossa escola que é o YBAX.

    Continuar...
  • O aluno, Santiago Storch (3.º C), participou no desafio: "Alimentação Saudável e Sustentável - Cozinhar em Família - Lanche Saudável", no âmbito do programa Eco-Escolas e foi o merecido vencedor! 

    Continuar...
  • Os vencedores da fase de escola – secundário do Concurso Nacional de Leitura 2020/ 2021 estão apurados:  Diogo Andrade Veiga e Maria Braz Neto Parra, do 10ºA. Parabéns!

    Continuar...
  • Na barriga da mãe é plantada,
    A semente que ainda há de crescer,
    Uma flor de esperança pintada,
    Que com amor regada irá florescer.

    Continuar...
  • A partir das sessões de contos promovidas pela Professora Bibliotecária os alunos do 4º ano da Escola Básica Raul Lino descobriram vários tipos de livros. Os alunos ficaram empolgados com a sua diversidade, formatos diversos, diferentes materiais que os compunham, riqueza das ilustrações, etc.

    Continuar...