ATENÇÃO
EXAMES NACIONAIS E
PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA
2021

As inscrições:

  • decorrem entre 24 de março e 15 de abril.
  • são efetuadas através de uma plataforma de inscrição eletrónica: “PIEPE – Plataforma de Inscrição eletrónica em Provas e Exames”. LINK DE ACESSO: https://jnepiepe.dge.mec.pt
     

Realização de Pré-Requisitos para o Acesso ao Ensino Superior - a inscrição irá decorrer no período de 29 de março a 19 de abril de 2021. 

Os alunos que necessitem de esclarecimentos sobre a PIEPE ou outros assuntos relacionados com os exames nacionais e PEF, devem contactar, preferencialmente, a escola de inscrição enviando um e-mail para:
exames2021@ibn-mucana.pt 

Para consulta:
Manual de Instruções PIEPE 
FAQ’S PIEPE Inscrições 
LIVE: c/ o Presidente do JNE para tirar dúvidas sobre a Inscrição - Canal do Youtube Inspiring Future 
Regulamento de Exames 2021
Norma 01 2021 (atualizada a 12.04.21 - alterada a pág.22) 
Guia Geral de Exames 2021 
Ofício sobre Máquinas de Calcular   e (anexo)

Encontro (digital) com a autora Isabel Minhós Martins

A partir das sessões de contos promovidas pela Professora Bibliotecária os alunos do 4º ano da Escola Básica Raul Lino descobriram vários tipos de livros. Os alunos ficaram empolgados com a sua diversidade, formatos diversos, diferentes materiais que os compunham, riqueza das ilustrações, etc.

Em sala de aula, as professoras lançaram um desafio aos alunos, que consistia na escrita de uma carta de agradecimento à criatividade e elogio aos autores, ilustradores e/ou editoras dos livros abordados nas aulas e nas sessões com a Biblioteca Escolar! Uma encarregada de educação de uma aluna, a propósito da comemoração dos 500 anos dos Correios, enviou selos comemorativos, que ajudaram na nossa atividade.
Os alunos escreveram as cartas, que após serem revistas foram enviadas, por correio, para os respetivos autores/ilustradores e/ou editoras.
Durante o processo de escrita da carta, e através de uma familiar de um aluno, surgiu a oportunidade de agendar um encontro com a autora Isabel Minhós Martins, da editora Planeta Tangerina, que foi uma das editoras para as quais os alunos escreveram.
A autora Isabel Minhós Martins aceitou o desafio para uma videoconferência, através da plataforma zoom, no dia 17 de novembro de 2020, pelas 11 horas. Os alunos colocaram questões enviadas para a autora antecipadamente.
Durante a sessão, a autora contou a história "Cem sementes que voaram"; explicou todo o processo criativo, a criação da editora Planeta Tangerina e o seu percurso como escritora e editora. Depois, leu as perguntas e respondeu com toda a amabilidade.
Entretanto, têm chegado cartas de editoras a congratular-nos por esta iniciativa!

Destaques do "Magazibn"

  • Na Escola Básica Raul Lino, no dia 26 de março de 2021, a Associação de Pais promoveu o evento intitulado: "A Feira das Profissões" (videoconferência). Foi um dia muito preenchido e divertido com a Caça aos Ovos e a entrega do jogo científico "Laboratório Antivírus".

    Continuar...
  • Os entusiastas das hortas biológicas não abandonam a sua horta. 
    "Mesmo em tempo de confinamento é preciso cuidar da nossa horta" (alunos do 12ºB)

    Continuar...
  • No dia 4 de março, decorreram as provas do Concurso Nacional de Leitura, fase municipal. Todos os participantes do agrupamento representaram muito bem as nossas escolas e, o mais importante, aprenderam muito, investiram na leitura, na cultura e divertiram-se. Dois destes alunos foram apurados para a fase intermunicipal: João Matos, do 6ºE, e Diogo Veiga, do 10ºA. Parabéns!

  • No dia 24 de fevereiro, às 10h30, tivemos o privilégio de ter connosco o escritor António Mota, autor de Pedro Alecrim, obra que está a ser estudada pelos nossos alunos do sexto ano e por uma turma do quinto, na disciplina de Português. 

    Continuar...
  • No âmbito do Clube Europeu, no dia 8 de março, as professoras Paula Menezes, Dalila Chumbinho e Filomena Clemente dinamizaram via Zoom um debate/reflexão acerca da importância de existir um Dia da Mulher. 

    Continuar...
  • Texto em homenagem a todas as mulheres que tenham sido injustiçadas. 
     Mulher Portuguesa
    É realmente visível uma evolução acentuada na nossa sociedade no que toca ao papel desempenhado pela mulher.

    Continuar...
  • A técnica Especializada para o Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário,  Madalena Silva, lançou o desafio aos alunos do agrupamento para participarem, numa iniciativa da "Living Peace" , organização parceira da "Academia de Lideres Ubuntu", para comemorar o Dia Escolar da Paz e Não Violência (30 de janeiro).  Continuar...
  • No âmbito da disciplina de Espanhol, os alunos da turma F do 11º ano, realizaram trabalhos relativos à comemoração do “Día de la NO Violencia Escolar y de la Paz - 30 de enero”, onde criaram uma mensagem a partir de uma imagem alusiva aos diferentes tipos de violência.

    Continuar...
  • No dia 15 de dezembro, última semana do primeiro período, na Casa das Artes, ocorreu a cerimónia do hastear da Bandeira Eco-Escolas. Orientada pelas professoras Ana Macedo e Lurdes Martins e apresentada pelos alunos Leonor e Sebastião, da turma 9°G, abrangeu diversas atividades inseridas no âmbito da sustentabilidade ambiental.
  • O dia 8 de janeiro foi um dia especial na Escola Básica Raul Lino! Nesse dia, as turmas estiveram em grupos separados no recinto escolar e assistiram ao hastear da Bandeira pelos representantes dos alunos no Conselho Eco-Escola.

    Continuar...
  • Os alunos do 11ºB, estão a participar durante a terceira semana  de janeiro  em diversas atividades na semana Ubuntu.​

    Continuar...
  • No âmbito das atividades do Clube Europeu, no dia 7 de Janeiro, os alunos das turmas 11ºB e 12º D+E participaram numa vídeo conferência com a senhora eurodeputada Margarida Marques.

    Continuar...
  • O espírito natalício esteve presente na EB Raul Lino e a comunidade escolar comemorou a época festiva em harmonia com os corações alegres e felizes! Feliz Natal! 

    Continuar...
  • Todos os anos vamos ao Mosteiro dos Jerónimos assistir à representação do auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, pela Companhia Ar deFilmes. 
    Este ano, por ser atípico, não fomos nós a Belém, mas veio a companhia de teatro até à nossa escola.

    Continuar...