
A comunidade educativa do nosso agrupamento voltou a unir-se em mais uma ação solidária da Rede em Movimento, que apoia as famílias mais carenciadas. Durante um dia inteiro, cerca de 70 voluntários estiveram nas lojas, sensibilizando os clientes para a importância de contribuir e ajudando na recolha de bens essenciais, no transporte para a escola e na organização da nossa dispensa solidária.
Nesta iniciativa destacou-se o empenho dos alunos do 5.º ao 12.º ano, que viveram intensamente o espírito do projeto L.A.R. – Leva a Alegria e Reparte, coordenado pelas professoras Cristina Rouxinol e Rosário Valente, integrado no programa EducaEmAção das professoras Cláudia Leal e Paula Alves.
Um agradecimento muito especial às mães voluntárias que se associaram a esta causa e aos professores Emerson Cruz, Isabel Amaral Wolfrom, Manuela Salgueiro, Rita Leme e Teresa Brás, cuja dedicação fez toda a diferença.
Não podemos deixar de destacar a incansável Sr.ª D. Ana Cristina Martins, verdadeiro pilar deste projeto, sempre disponível para ajudar e garantir que nada falta às famílias apoiadas.
Foram 10 horas intensas, cheias de partilha, alegria e generosidade, que encheram o coração de todos os participantes. Bem hajam por fazerem a diferença!








Durante a Semana da Cultura Científica, a Escola Básica e Secundária Ibn Mucana apresentou uma exposição dedicada aos trabalhos de Físico-Química do 3.º ciclo, que refletem o empenho e a criatividade dos alunos nos diversos temas explorados.
A partir do contacto da Câmara do Comércio Italiano em Portugal com o Agrupamento de Escolas Ibn Mucana, foi feita uma proposta de visita e acolhimento de um grupo de dez docentes e três colaboradores administrativos provenientes da Catânia, Itália, no dia 27 de novembro. Aceite o convite, a nossa escolha acolheu-os ontem para lhes dar a conhecer as nossas práticas e projetos.
Decorreu no passado dia 26 de novembro o tradicional dia da Festa da Esgrima do Agrupamento, evento que contou com mais de 300 participantes dos 8 aos 12 anos.
Os alunos do curso de Ciências e Tecnologias da Escola Básica e Secundária Helena Cidade Moura participaram ativamente na Semana da Cultura Científica, que decorreu entre os dias 24 e 28 de novembro.
Cascais assinalou no dia 22 de novembro, o Dia Nacional do Mar com uma celebração marcada pelo entusiasmo da comunidade educativa e pela valorização das tradições marítimas locais.
No Dia Mundial da Filosofia, as turmas do 10º e 11º Ano foram desafiadas a construir máscaras inspiradas em rostos de filósofos, acompanhadas de frases ou ideias que representam o contributo de cada autor para a história do pensamento.
No âmbito do projeto Erasmus+ 2025-1-PT-01-KA121-SCH-000330837, quatro alunas da área de Artes , duas do 12º G e uma do 10º H, visitam Pádua, Itália, numa mobilidade individual de curta duração.
O Erasmus+ abre portas para mobilidades de pessoal docente e não docente, promovendo a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus participantes.

No dia 31 de outubro, os alunos da Escola Básica Raul Lino, usufruíram de uma sessão de hora do conto, na Biblioteca Escolar, onde tiveram oportunidade de explorar o livro "Espreita pela janela".

Na Escola Básica Raul Lino comemorou-se o tradicional Magusto com muita alegria e grande entusiasmo saboreando as castanhas quentinhas!
