O Agrupamento de Escolas Ibn Mucana, tem o melhor Centro de Formação Desportiva (CFD) de Surfing do país que, com o apoio do Surfing Clube de Portugal, já iniciou milhares de alunos e ajudou a formar atletas que hoje conquistam títulos nacionais e internacionais.
Ao longo de décadas, os surfistas procuraram ondas diferentes, em locais diferentes, trocando experiencias de vida e conhecendo novas culturas e formas de estarFoi por isso que lançámos o Ondas de Magia, um projecto que levou jovens surfistas continentais a S. Miguel (Açores) e jovens das ilhas para que conheçam Cascais. Neste primeiro ano, dois grupos, cada um composto por oito alunos e dois professores/formadores/ treinadores estiveram envolvidos no intercâmbio.
As viagens tiveram programas muito variados e exigentes. Para além de os alunos apanharem muitas ondas, foram visitar locais de interesse histórico, turistico e de lazer. Todos os alunos tiveram a possibilidade de realizar formações em diversas áreas como a segurança no Surfing e em ondas grandes, construção de pranchas, treino complementar de Surfing (fora de água) e história do Surfing em Portugal e no mundo.
Foram também realizarados vários treinos conjuntos entre surfistas das duas regiões.
“O balanço é muito positivo. A felicidade dos nossos alunos e a riqueza das vivencias experimentadas superou as nossas expectativas. Foi muito interessante verificar que várias entidades públicas e privadas se associaram a este projecto contribuindo para o sucesso. Estamos já a preparar o Ondas de Magia 2020 e contamos assegurar o aumento do número de alunos envolvidos”
João Ferreira













v Coordenador Centro de Formação de Surf Ibn Mucana
“Foi com entusiasmo que a Associação dos Açores de Surf e Bodyboard, acolheu o desafio lançado pelo professor João Ferreira, de criar um programa de intercâmbio de atletas, sabendo da importância que iniciativas destas têm para o desenvolvimento, quer desportivo, quer humano dos jovens, é nosso desejo que isto seja o início de uma parceria que se prolongará por muito tempo. “
António Benjamim
Presidente da Direção AASB
João Aranha, presidente da Federação Portuguesa de Surf diz que "é com muito interesse que a FPS se associa a mais esta iniciativa do Desporto Escolar em parceria com associações de surf, desta feita num sistema de intercâmbio para melhorar resultados desportivos, sem nunca esquecer a pedra basilar que é o sucesso Escolar".
Este projeto tem uma organização conjunta do CFD Surf Ibn Mucana, Associação Açores Surf e Bodyboard e Surfing Clube de Portugal. Conta com o apoio do Desporto Escolar, Câmara Municipal de Cascais, Câmara Municipal de Ponta Delgada, Junta Freguesia Cascais/Estoril, Federação Portuguesa de Surf, Pousada Juventude Ponta Delgada, Fundação o Século Pizzaria Bar praia S. Pedro Estoril, Boteco da Linha, Casa da Praia, TukaTulá Bar, Continente, Espaço Azul, Agencia de Viagens Francisco Martins, Fly my Drone, Surfset Portugal, Açores Wayzor e Echorent.







Na semana de 4 a 8 de maio de 2026, um grupo de 6 alunos da Escola IES Itaba de Teba acompanhados por duas professoras, participaram num programa organizado pelas professoras Isadora Pestana, Filipa Spinola e Isabel Correia.
Os alunos dos quintos anos da Ibn Mucana, dias 4 e 5 de maio do corrente ano, visitaram o Museu Lisboa Story Centre, no Terreiro do Paço, em Lisboa, onde tiveram oportunidade de conhecer, de forma lúdica e interativa, a história da nossa capital, em pouco mais de uma hora.
O espírito de partilha e a paixão pelo mar marcaram o encontro entre a escola espanhola IES Itaba de Teba e a turma do 12.º G do Curso de Artes Visuais EBSHCM.
No passado dia 29 de abril, a Escola Básica Fausto Cardoso Figueiredo coloriu-se de azul por uma causa nobre. No âmbito do Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, a nossa comunidade educativa aderiu formalmente à Campanha do Laço Azul.
No passado dia 28 de abril, a Escola Básica e Secundária Ibn Mucana foi palco de uma atividade especial promovida pelo Clube do Voluntariado, em parceria com a CAF e a ABESA.
35 alunos, do 4º ao 12º ano, representaram o Agrupamento Ibn Mucana na 3ª Etapa do calendário oficial de Esgrima do Desporto Escolar, disputada no dia 22 de abril no Colégio Senhora da Boa Nova.
No âmbito do Plano Anual de Atividades, promovido pelo grupo de Educação Física, realizou-se, no passado dia 22 de abril, a 10.ª Edição da Festa do Futebol Feminino, organizada pela Associação de Futebol de Lisboa, em parceria com a FPF e o Desporto Escolar, no Campo António Coimbra da Mota, no Estoril.
No dia 22 de Abril durante toda a manhã ocorreu o Torneio Cascais Vólei, organizado pela nossa Escola.
Um grupo de seis alunos do 12.º ano do Curso de Artes Visuais,entre 13 e 18 de abril, viajou até Teba, na Andaluzia, para uma semana de imersão cultural e partilha artística na Escola IES Itaba.