Hoje, 5 de junho, foi a cerimónia de entrega dos cheques do OP Jovem aos proponentes das propostas vencedoras.
Assim, no OP Jovem de Cascais a Angelina Kosovando 6ºH recebeu o cheque de 10 000€ das mãos da Srª Vereadora Joana Pinto Balsemão para a "Melhoria da Internet e aquisição de Tablets" e a Srª Diretora Profª Teresa Lopes entregou ao António Moreira do 8ºB, o cheque de 1181€ do OP Escolas, pela proposta de "Criação de uma Zona de Lazer". O Martim Fernandes do 5ºF também esteve presente, assinalando a vitória do seu projeto no OP Jovem Comunidade (Skatepark em Alcabideche).
Foi um momento de festa por parte dos alunos da equipa OP Jovem, que apresentaram um flashmob bem divertido.
Aproveitando a comemoração do Dia do Ambiente, os alunos do 9ºA quiseram manifestar a sua preocupação e a esperança que é possível tornar o nosso planeta sustentável, e por isso pintaram uma faixa com a frase: para salvar o nosso planeta.
Parabéns a todos os que participaram no projeto!
















No passado dia 28 de abril, a Escola Básica e Secundária Ibn Mucana foi palco de uma atividade especial promovida pelo Clube do Voluntariado, em parceria com a CAF e a ABESA.
35 alunos, do 4º ao 12º ano, representaram o Agrupamento Ibn Mucana na 3ª Etapa do calendário oficial de Esgrima do Desporto Escolar, disputada no dia 22 de abril no Colégio Senhora da Boa Nova.
No âmbito do Plano Anual de Atividades, promovido pelo grupo de Educação Física, realizou-se, no passado dia 22 de abril, a 10.ª Edição da Festa do Futebol Feminino, organizada pela Associação de Futebol de Lisboa, em parceria com a FPF e o Desporto Escolar, no Campo António Coimbra da Mota, no Estoril.
No dia 22 de Abril durante toda a manhã ocorreu o Torneio Cascais Vólei, organizado pela nossa Escola.
Um grupo de seis alunos do 12.º ano do Curso de Artes Visuais,entre 13 e 18 de abril, viajou até Teba, na Andaluzia, para uma semana de imersão cultural e partilha artística na Escola IES Itaba.
Dois grupos de alunos do terceiro ciclo (7º D, E, F e 9º B e C) encontram-se entre 12 e 17 de abril em Badajoz, numa mobilidade Erasmus+ acompanhados pelas professoras Paula Alves, Liliana Ferreira, Patrícia Pincha e Paula Pinheiro. Após uma primeira fase com o acolhimento do grupo espanhol na Ibn Mucana, foi a vez dos nossos alunos terem oportunidade de conhecer uma escola e um outro país da UniãoEuropeia.
Já se conhecem os vencedores do Concurso de Fotografia Científica 2025/2026.
Exposição Ciclo Celular na EBS Helena Cidade Moura
A Festa do Patrono (24, 25, 26 e 27 de março) foi celebrada, na Escola Básica Raul Lino, com um conjunto extraordinariamente diversificado de atividades culturais, artísticas, desportivas e lúdicas, todas elas envolventes, criativas, significativas e divertidas.
A comunidade educativa comemorou o patrono Ibn Mucana através de diversas iniciativas, nas quais se integrou o projeto Erasmus+ que deu a conhecer as experiências de mobilidade, inspirando alunos e professores a cruzar fronteiras.
No dia 25 de março, o grupo de Desporto Escolar de Patinagem, participou no Torneio de Hóquei em patins na escola Escola Básica 2,3 de Alfornelos.
"Caça ao Tesouro Linguístico promove inclusão, motivação e aprendizagem ativa na escola. Inserida nas atividades da Semana do Patrono foi aberta hoje, dia 24 de março de 2026, a exposição “Carlos Carranca: Sílabas da Vida”.
Um grupo de alunos do Agrupamento de Escolas Ibn Mucana, em parceria com o Istituto Istruzione Secondaria Superiore Archimede, Rosolini, Sicília, Itália, participou recentemente numa visita de estudo a Bruxelas, no âmbito do programa Erasmus+, com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre o funcionamento das instituições europeias.