No dia 1 de março realizou-se a primeira prova de Surf do Desporto Escolar, na praia de S. Pedro do Estoril, e com a organização do nosso Centro de Formação Desportiva e com o apoio da turma 1 do 12º ano do Curso Profissional de Apoio à Gestão Desportiva.
Existiu uma formação de juízes no dia 28 de fevereiro e posteriormente, a 1 de março, todos os atletas surfistas oriundos dos Núcleos de Desporto Escolar das Escolas da Amadora, Cascais e Oeiras estiveram presentes num excelente dia de competição que, mais uma vez, fez as delícias dos presentes.
Este é um primeiro passo para todos os entusiastas desta modalidade que, através da sua participação, ganham experiência e percurso na modalidade para mais tarde se possam envolver mais a sério no surf.
Destaca-se o pódio no escalão de juniores, totalmente composto por atletas da nossa escola.








Temos o privilégio de partilhar o artigo publicado pela investigadora Dra. Catarina Guerreiro, após a sua visita à Escola Básica e Secundária Helena Cidade Moura, no âmbito da comemoração do Dia Internacional das Mulheres e Meninas pela Ciência (11 de fevereiro).
No passado dia 21 de fevereiro, os alunos do Clube do Voluntariado do Agrupamento de Escolas Ibn Mucana participaram numa significativa ação solidária, em parceria com a Associação São Francisco de Assis.
Entre os dias 9 e 13 de janeiro, no âmbito do Programa Erasmus+, acompanhei duas alunas do nosso agrupamento na sua mobilidade de longa duração, superior a um mês, no Lycée Jeanne d’Arc, em Nancy, França.
No dia 10 de fevereiro de 2026, Miguel Bartolomeu Galvão, 12ºA, e Sofia da Costa Jorge de Sande e Castro, 11ºD, venceram a fase de escola do Concurso Concelhio de Escrita Criativa, na EBS Helena Cidade Moura e passaram à finalíssima.
No dia 19 de fevereiro, a turma do 6.º G realizou uma visita de estudo à exposição “Paixão Universal – Arte Africana”, patente na Galeria de Exposições do Palácio da Cidadela de Cascais.
Ibn Mucana brilha na prova de Esgrima do Desporto Escolar
Ao longo do mês de janeiro forram tantas as aprendizagens que fizemos na nossa escola. Aqui fica o registo de algumas delas (
A final concelhia do Concurso de Leitura teve lugar no dia 12 de fevereiro de 2026, reunindo os onze Agrupamentos do concelho de Cascais. Pela EBS Helena Cidade Moura participaram as alunas Matilde Maria Mendes Ferreira,10ºF, e Sara Beroge Tavaria Nunes, 10ºG.
No dia 19 de janeiro, os alunos da turma 11º ano A, em parceria com o Clube Europeu, dinamizaram um Peddy Paper Europeu na Escola Básica e Secundária Helena Cidade Moura.

O mês de dezembro foi rico em atividades. Para além do Natal foram tantos os momentos que irão ficar na memória de todos os que fazem parte desta família da EB Fausto Cardoso de Figueiredo. Clicar 