No âmbito da Semana Europeia da Democracia Local, as turmas 9°A (Português e História) 10°F (História A) e 12°C/D (Ciência Política) visitaram, no dia 16 de outubro, a Câmara Municipal de Cascais, para um encontro com o Senhor Presidente, Carlos Carreiras e os vereadores Frederico Pinho Almeida, vereador da Educação, e Joana Balsemão, vereadora do Ambiente.
Antes da sessão, os alunos foram recebidos pela Dra. Isabel Xavier e abordaram assuntos como a importância do poder local na vida dos cidadãos, bem como a organização concelhia.
O encontro com o Executivo decorreu nas instalações da Câmara, na sala das Sessões e foi uma oportunidade para os alunos darem a voz às suas preocupações, junto dos representantes máximos do poder local. Estes conseguiram, através de perguntas sobre a gestão municipal, ficar a conhecer as políticas e estratégias do Executivo e os desafios da região de Cascais.
Alguns dos tópicos de interesse foram os problemas relativamente à habitação, o desenvolvimento económico, a preservação do ambiente, a qualidade de vida dos cidadãos em Cascais, a falta de interesse dos jovens na política, os problemas da democracia, a assunção dos movimentos populistas, o voto eletrónico, entre outros.
Esta sessão proporcionou uma oportunidade educativa valiosa, permitindo que os jovens se envolvessem ativamente na compreensão dos desafios locais e nas possíveis soluções políticas, tendo o presidente e os vereadores elogiado e agradecido a participação da escola.
Autores:
Bernardo Silva; Constança Rocha, Daniela Alves, Diogo Matos, Duarte Pinto, Inês Oliveira, Joana Santos, Lúcio Coimbra (12.°C)




Temos o privilégio de partilhar o artigo publicado pela investigadora Dra. Catarina Guerreiro, após a sua visita à Escola Básica e Secundária Helena Cidade Moura, no âmbito da comemoração do Dia Internacional das Mulheres e Meninas pela Ciência (11 de fevereiro).
No passado dia 21 de fevereiro, os alunos do Clube do Voluntariado do Agrupamento de Escolas Ibn Mucana participaram numa significativa ação solidária, em parceria com a Associação São Francisco de Assis.
Entre os dias 9 e 13 de janeiro, no âmbito do Programa Erasmus+, acompanhei duas alunas do nosso agrupamento na sua mobilidade de longa duração, superior a um mês, no Lycée Jeanne d’Arc, em Nancy, França.
No dia 10 de fevereiro de 2026, Miguel Bartolomeu Galvão, 12ºA, e Sofia da Costa Jorge de Sande e Castro, 11ºD, venceram a fase de escola do Concurso Concelhio de Escrita Criativa, na EBS Helena Cidade Moura e passaram à finalíssima.
No dia 19 de fevereiro, a turma do 6.º G realizou uma visita de estudo à exposição “Paixão Universal – Arte Africana”, patente na Galeria de Exposições do Palácio da Cidadela de Cascais.
Ibn Mucana brilha na prova de Esgrima do Desporto Escolar
Ao longo do mês de janeiro forram tantas as aprendizagens que fizemos na nossa escola. Aqui fica o registo de algumas delas (
A final concelhia do Concurso de Leitura teve lugar no dia 12 de fevereiro de 2026, reunindo os onze Agrupamentos do concelho de Cascais. Pela EBS Helena Cidade Moura participaram as alunas Matilde Maria Mendes Ferreira,10ºF, e Sara Beroge Tavaria Nunes, 10ºG.
No dia 19 de janeiro, os alunos da turma 11º ano A, em parceria com o Clube Europeu, dinamizaram um Peddy Paper Europeu na Escola Básica e Secundária Helena Cidade Moura.

O mês de dezembro foi rico em atividades. Para além do Natal foram tantos os momentos que irão ficar na memória de todos os que fazem parte desta família da EB Fausto Cardoso de Figueiredo. Clicar 