Início das Atividades do Desporto Escolar dia 9 de outubro, 2ª feira, nos horários respetivos

  • Lista de Admitidos do GE - Natação a partir do dia 9 de outubro no Pav. E (junto à papelaria).
  • Surfing de 9 a 13 de outubro, na Praia de São Pedro do Estoril de acordo com o dia em que se inscreveram (3ª ou 5ª ou 6ª) para a realização de um teste de admissão. 

CLICAR AQUI PARA CONSULTAR O CARTAZ DO DESPORTO ESCOLAR

No âmbito do Projeto Erasmus+, no passado mês, de 14 a 20 de maio, um grupo de 12 alunos, das turmas, 10º C, 11º D, 11º E, 12º D e 12º F, acompanhados pela pelas professoras Ana Ribeiro e Filomena Clemente, participaram na mobilidade à escola Akdeniz Yukselis Secondary School, em Serik, na província de Antalya, Turquia.

O projeto intitulado “Be aware of diferente culture family daily life” constituiu para alunos e professoras uma imersão numa diferente cultura, maioritariamente muçulmana, num país asiático. A experiência foi extremamente enriquecedora para todos os participantes, pois além de terem partilhado o dia a dia com as famílias turcas, tiveram a oportunidade de visitarem várias antigas cidades grego romanas do século VII ac e do século II dc, Side e Aspendos. Os alunos tiveram, ainda a oportunidade de participar  em várias atividades na escola, como no evento de apresentação das duas escolas, no festival de desporto da juventude, na cerimónia de receção pelo vereador da educação e pelo presidente da Câmara  de Serik, tendo sido oferecido o livro dos 600 anos da vila de Cascais, oferecidos pela Câmara Municipal de Cascais e ainda, num casamento turco de dois professores da escola turca. CLICAR AQUI

 

Destaques do Magazibn

  • No âmbito da comemoração do Dia Mundial do Coração, na aula de Cidadania, a turma B do 11º ano, da Escola Secundária Helena Cidade Moura, Alcabideche, Cascais,  esteve a refletir acerca da importância que devemos atribuir ao coração. Sendo alunos da área de Ciências, aproveitaram para mostrar os seus conhecimentos acerca deste órgão e dos hábitos saudáveis que todos devem possuir para conseguir ter um coração saudável. Continuar...
  • Um bom exemplo já neste início de ano letivo por alunos do 11ºH: André, Catarina, Inês e Beatriz escolheram livros e puzzles, em bom estado da Reciclagem da escola BS Ibn Mucana, e  ofereceram à Biblioteca da EBS Helena Cidade Moura. Depois de selecionados, os livros vão ingressar o acervo da Biblioteca e o Projeto Traz e Leva. Dirige-te à Biblioteca, leva um livro e traz outro que um teu colega goste, amigo ou familiar. Continuar...
  • Na Escola Básica Raul Lino realizou-se, no início do ano letivo, a semana: "Eu, Tu e Nós” e o "Apadrinhamento". Os alunos vivenciaram momentos ternurentos e inesquecíveis que permanecerão na vida de todos os envolvidos.
    Foi construído um mural hexagonal com o autorretrato de cada aluno e uma palavra significativa, no âmbito do projeto curricular de escola intitulado: "Juntos Aprendemos a Ser".      Continuar...
  • Entre os dias 17 e 22 de julho, as professoras Cristina Rouxinol, Rosário Valente e Teresa Gomes encontram-se em Helsínquia, Finlândia, no âmbito do Programa Erasmus+ -Programa KA1-Escolar, a frequentar o curso “Climate change and global citizenship education”.

    Continuar...
  • A Escola Básica Raul Lino encerrou o ano letivo com a Marcha da Flor! 
    A Marcha da Flor possibilitou que a comunidade escolar desenvolvesse diferentes domínios do comportamento humano: social, emocional, corporal e intelectual.
    A nossa marcha é linda!  Clicar AQUI para aceder às imagens

  • Entre os dias 10 e 16 de julho, no âmbito do Projeto Erasmus +, as professoras Carmen Lourenço, Célia Magro e Sara Alves frequentaram o curso 21stCentury Skills for Students and Teachers, na escola de línguas Molinos de Viento, na bonita e peculiar cidade de Amesterdão. 

    Continuar...
  • A implementação do projeto: "Saltimbancos" na turma do 1.º C, na EB Raul Lino, contribuiu para uma maior compreensão e apropriação das diferentes linguagens artísticas de uma forma crítica, reflexiva, criativa e inovadora.

    Continuar...
  • Na disciplina de Educação Artística, ao longo do ano letivo, as turmas dos 7º, 8º e 9º anos desenvolveram diversas atividades.
    No decorrer do ano letivo, as professoras Maria de Lurdes Galiza, Maria João Santos e Isabel Jordão promoveram inúmeras atividades quer no âmbito do tema do agrupamento – “Oceanos de Liberdade” - quer no âmbito dos conteúdos da disciplina.

    Continuar...
  • Entre os dias 22 e 26 de maio, no âmbito do projeto Erasmus +, um grupo de 14 alunos das turmas D e F, acompanhados pelas professoras Luísa Correia e Tânia Santos, participaram na mobilidade de grupo ao Istituto di Istruzione Secondaria Superiore Archimede, em Rosolini, na Sicília.

    Continuar...

  • (Clicar na imagem)

  • A Horta Biológica da Escola Básica Raul Lino teve impacto nos alunos, pela componente pedagógica que possibilitou a familiarização com as plantas, os ciclos de plantação, a fertilização, a rega e a debulha/ desfolhada. A componente simbólica permitiu criar a ligação à terra e sensibilizar para os hábitos de uma alimentação saudável.

    Continuar...
  • No âmbito do Projeto Erasmus+, no passado mês, de 14 a 20 de maio, um grupo de 12 alunos, das turmas, 10º C, 11º D, 11º E, 12º D e 12º F, acompanhados pela pelas professoras Ana Ribeiro e Filomena Clemente, participaram na mobilidade à escola Akdeniz Yukselis Secondary School, em Serik, na província de Antalya, Turquia.

    Continuar...
  • No âmbito do Dia Europeu do Mar, os alunos da Escola Básica Fernando José dos Santos dirigiram-se à Marina de Cascais para realizarem um passeio de lancha. Este passeio foi proporcionado pela Polícia Marítima.

    Continuar...
  • Este projeto, realizado pelo Movimento Educativo Internacional Scholas Occurrentes (uma organização que nasceu em Buenos Aires por iniciativa do então Arcebispo Jorge Bergoglio, hoje Papa Francisco) com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, nasceu no âmbito da Jornada Mundial da Juventude e tem como objetivo criar a maior obra  de arte do mundo.

    Continuar...