Tema do Ano 25/26

CLICA EM CADA  IMAGEM

Ciência Viva
Semana Cultura Científica 25/26

 BE  
Campanha de Doação de Livros

BE
Jornal das Vozes da Ibn 

 

CAMPANHA #ibnsemtlm

Cartaz criado por alunos do 12ºA+B na disciplinade AI

 

No âmbito da iniciativa “Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?”, promovida pela Rede de Bibliotecas Escolares e pela revista Visão Júnior, alunos da turma 6ºF foram convidados a participar na festa de divulgação dos resultados nacionais.

O evento realizou-se no dia 20 de maio, na Fundação Calouste Gulbenkian, e os alunos da Escola Básica e Secundária Ibn Mucana apresentaram o seu rap, “A avozinha gângster”, ao vivo, num dos auditórios da Fundação.

A iniciativa “Miúdos a Votos” tem como objetivo promover a leitura infanto-juvenil e organiza anualmente uma votação nacional na qual podem participar todos os alunos do país.

A festa foi animada e contou com a participação de crianças e jovens de diversos pontos do país, tendo a escola sido uma das treze selecionadas, dando a oportunidade aos jovens de apresentar o seu talento em diversas áreas: leitura, teatro, música, dança, etc.

Os alunos do 6ºF gostaram muito de participar e, de acordo com a revista Visão Júnior, o seu “rap” “pôs toda a gente a dançar”.

Esta iniciativa partiu da orientação/ dinamização da professora bibliotecária, Carmen Sheehan, com a colaboração da professora Ana Fragoso, que fez a primeira revisão do texto, as professoras Carmen Lourenço, Rosário Correia e a diretora de turma, Célia Magro, que disponibilizaram as suas aulas para a professora responsável pela iniciativa na escola ensaiar os alunos e deram sugestões, e a professora Sofia Alves que acompanhou os alunos com a professora bibliotecária na festa final.

A iniciativa “Miúdos a Votos”, acolhida, com entusiasmo, por parte da comunidade escolar, teve o apoio da Comissão Nacional das Eleições, da Fundação Calouste Gulbenkian, do Plano Nacional de Leitura 2027, da Pordata e da Rádio Miúdos.

 

A nível de escola, os resultados das eleições foram:

2.º ciclo

1.º lugar - Gravity Falls, de Alex Hirsch, com 21,5% dos votos;
2.º lugar - Avozinha Gângster, de David Walliams, com 19,35% dos votos;
3.º lugar - O Diário de Anne Frank, com 7,9% dos votos.

3.º ciclo

1.º lugar - Avozinha Gângster, de David Walliams com 18,8% dos votos;
2.º lugar - Um de Nós Mente, de Karen McManus com 13,1% dos votos;
3.º lugar – A Distância entre Nós, Rachel Lippincott, Mikki Daughtry e Tobias Iaconis, e O Diário de Anne Frank com 8,8% dos votos.

Resultados a nível nacional

2.º ciclo:

1.º lugar - Gravity Falls, de Alex Hirsch, com 15,8% dos votos;
2.º lugar - Avozinha Gângster, de David Walliams, com 15,4% dos votos;
3.º lugar - O Diário de Anne Frank, com 8,7% dos votos.


Resultados do 3.º ciclo:

1.º lugar - Avozinha Gângster, de David Walliams, com 13,8% dos votos;
2.º lugar - Um de Nós Mente, de Karen McManus, com 11,3% dos votos;
3.º lugar - O Diário de Anne Frank, com 10,1% dos votos.

Destaques do Magazibn

  • O Agrupamento de Escolas Ibn Mucana voltou a montar, a já tradicional “Árvore de Natal Matematizada”, uma iniciativa do grupo de Matemática em articulação com a Direção do Agrupamento, que pretende aliar o espírito natalício à dimensão educativa e comunitária.

    Continuar...
  • No passado dia 19 de Dezembro de 2025, o grupo de Educação Física, com a colaboração da turma do Curso Profissional de Gestão Desportiva, 10º1, organizou o “Torneio Basquetebol do 3º ciclo”, prova pertencente ao Plano Anual de Atividades.

    Continuar...
  • Desde outubro que as Bibliotecas Escolares promoveram o concurso concelhio de leitura e incentivaram os seus alunos de 3º e 4º ano a participarem. Em dezembro, receberam os alunos participantes do concurso, que realizaram a primeira prova de verificação de leitura.  Continuar...
  • No âmbito do Plano Anual de Atividades, promovido pelo grupo de Educação Física, realizou-se o Torneio de Basquetebol do Ensino Secundário na Escola Helena Cidade Moura, nos dias 18 e 19 de dezembro.

    Continuar...
  • No dia 18 de dezembro realizou-se o concurso de leitura EBSHCM fase de escola. As vencedoras foram as alunas Matilde Ferreira,10ºF, e Sara Nunes, 10º G.

    Continuar...
  •  No dia 18 de dezembro, o grupo de Educação Física, com a colaboração da turma 11.º1 e 12.º1, organizou o Torneio de Bola ao Capitão e Basquetebol – 2.º Ciclo, atividade integrada no Plano Anual de Atividades.

    Continuar...
  • No dia 17 de dezembro, os alunos da turma A do 12.º ano da Escola Básica e Secundária Helena Cidade Moura (Agrupamento de Escolas Ibn Mucana) visitaram o Museu da Presidência da República, em Belém, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, na sequência do estudo de uma das Aprendizagens Essenciais- Democracia e Instituições Políticas, nomeadamente os Órgãos de Soberania Nacional.

    Continuar...
  • No dia 10 de dezembro, uma das professoras responsáveis pela implementação das iniciativas Erasmus+ no Agrupamento de Escolas Ibn Mucana esteve presente na III Gala Erasmus + no Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações, em Lisboa.

    Leia AQUI a notícia completa

  • Em novembro o CINANIMA regressou à Biblioteca Escolar e trouxe-nos sessões de cinema de animação.

    Continuar...
  • Aqui ficam registadas as atividades realizadas no mês de novembro na Escola Básica Fausto Cardoso Figueiredo. Clicar AQUI

  • No dia 27 de novembro de 2025, os alunos do 12.º ano do Curso Profissional Técnico de Turismo, da Escola Básica e Secundária Helena Cidade Moura (Agrupamento de Escolas Ibn Mucana), dinamizaram mais uma visita educativa aos espaços do Palácio da Cidadela de Cascais, desta vez com a turma do 9ºE, acompanhados pela Diretora de Turma, a professora Rita Leme.

    Continuar...
  • Durante a Semana da Cultura Científica, a Escola Básica e Secundária Ibn Mucana apresentou uma exposição dedicada aos trabalhos de Físico-Química do 3.º ciclo, que refletem o empenho e a criatividade dos alunos nos diversos temas explorados.

    Continuar...
  • A partir do contacto da Câmara do Comércio Italiano em Portugal com o Agrupamento de Escolas Ibn Mucana, foi feita uma proposta de visita e acolhimento de um grupo de dez docentes e três colaboradores administrativos provenientes da Catânia, Itália, no dia 27 de novembro. Aceite o convite, a nossa escolha acolheu-os ontem para lhes dar a conhecer as nossas práticas e projetos.

    Continuar...
  • Decorreu no passado dia 26 de novembro o tradicional dia da Festa da Esgrima do Agrupamento, evento que contou com mais de 300 participantes dos 8 aos 12 anos.

    Continuar...