VOTE no projeto do 8ºABL, do concurso nacional "25 de abril, um Projeto de Liberdade" 
Para deixar o seu voto, basta clicar AQUI: e votar até ao dia 28 de abril!
 
 

 

Ser um estudante na União Europeia é bastante vantajoso. A “quase-federação” conta com 27 países membros, que são de livre acesso a qualquer cidadão da UE.

Deste modo, a realização de projetos de Erasmus ou de voluntariado, por exemplo, é muito facilitada e mais segura visto que se evitam as burocracias típicas da passagem de fronteiras, além de que todos os Estados Europeus se comprometem na defesa dos direitos humanos.
A turma 11ºB do presente ano letivo (2020/2021) da Secundária Ibn Mucana teve a possibilidade de fazer parte de um dos já mencionados projetos Europeus. A iniciativa  Erasmus+, Steps Towards Future,  contou com a participação de escolas da Grécia, Polónia, Portugal e Roménia. Tendo-se iniciado as atividades em 2018, o objetivo era concluir o projeto pela altura de maio de 2020, mas com o início da pandemia do SARS-CoV-2, o Erasmus+ teve de entrar num estado de hibernação, pelo que a última viagem a ser realizada – com destino à Roménia – foi adiada, concluindo-se ser impossível a sua realização devido ao estado de pandemia vivido em todos os países integrados neste projeto.

Inicialmente, e durante a realização das atividades, o projeto Erasmus+ “Steps Towards Future” contava com a presença integral das turmas, embora só um número limitado de  alunos participasse nas mobilidades. No entanto, esta situação alterou-se no mês de abril deste ano, quando foi decidido que a visita à Roménia seria virtual e não presencial, podendo esta escola apresentar aos seus parceiros as iniciativas desenvolvidas pelos seus alunos e professores. Assim, um número significativo de alunos das escolas greco-polaco-luso-romenas, reuniu-se entre 12 e 16 deste mês, numa sala virtual hospedada pelo zoom – um programa de telecomunicações.
Dando o meu testemunho como participante, afirmo com toda a certeza, que esta experiência foi bastante agradável, interessante e acolhedora. Foram-nos fornecidos dados históricos e geográficos acerca da Roménia, acompanhados pela apresentação de monumentos, da gastronomia local, e de outros aspetos culturais importantes. Foi um evento enriquecedor em muitos aspetos, que permitiu ainda uma comunicação entre alunos durante alguns períodos de tempo – intervalos de 10 a 15 minutos. Estes momentos foram importantes para a aproximação dos estudantes deste amalgama cultural, além de permitirem a criação de algumas amizades interculturais, que garantem a manutenção do enriquecimento cultural dos participantes.
Esta e muitas outras iniciativas que se vão desenvolvendo na escola integradas no Erasmus+ não teriam sido possíveis sem o a entrada de Portugal na União Europeia (a partir de 1 de janeiro de 1986).
Texto Escrito por Rodrigo Martins

Destaques do Magazibn

  • No âmbito do Programa Cascais Seguro 2024, decorreu na nossa escola, no dia 10 de abril, a atividade “Floresta Segura”, dinamizada em parceria pela Proteção Civil, GNR e Corpo de Bombeiros de Alcabideche, e que envolveu as turmas de 5º e 6º anos.

    Continuar...
  • Mais uma vez a nossa Escola foi a responsável pela organização e enquadramento da 2ª prova de Surf do Desporto Escolar no passado dia 15 de abril.

    Continuar...
  • Dias 13 de março e 17 de abril de 2024, os alunos do 5ºA da Ibn Mucana, acompanhados da Diretora de Turma,Professora Elsa Boinas e da Professora de Português, Sofia Neves, visitaram o Museu Condes de Castro 
    Guimarães, no âmbito da disciplina de Educação Visual (Professora Leonor Irra) e do Programa “Envolve-te”.

    Continuar...
  • No âmbito do concurso nacional "25 de abril, um Projeto de Liberdade", dinamizado pela Escola Virtual, os alunos das turmas A, B e L do 8º ano, realizaram um vídeo onde mergulhamos na história vibrante e libertadora da Revolução dos Cravos.

    Continuar...
  • Inserida na II Mostra Cultural, realizou-se no dia 19 de abril, na Escola EBSHelena Cidade Moura, uma sessão com o ilustrador e artista plástico, João Vaz de Carvalho. Continuar...
  • No âmbito do projeto Erasmus+ " History and Physics projects 2024", que decorre entre 17 e 21 de abril, dez alunos acompanhados pelas professoras Dalila Chumbinho, Rosário Valente e Teresa Lopes encontraram-se se na Koç School, em Istambul.

    Continuar...
  • Alguns alunos do 7.ºF, com a colaboração da professora Margarida Carvalho, dinamizaram o projeto Física Divertida, integrado na Semana do Patrono e com o objetivo de despertar a curiosidade e interesse pelo estudo da Física.

    Assista AQUI às imagens.

  • Dia 27 de março, durante a Semana do Patrono, alguns alunos da turma 8ºJ e da turma 10ºC, foram inaugurar a InovaSala (Sala de Inovação Educativa). Esta sala, diferente das outras, encontra-se no pavilhão A.

    Continuar...
  • Na semana do Patrono realizámos uma atividade, “Different Art”. Esta atividade foi feita devido às acessibilidades, para os alunos do 5º e 6º anos. Pretendiamos dar a conhecer um pouco sobre a vida das pessoas com dificuldades e incapacidades, trabalho que realizamos no projeto de Equipa Educativa 8HIJ, duranto o 1º semestre no âmbito da parceria com a Associação Salvador.

    Continuar...
  • Olá! Eu sou o Afonso e sou líder digital do 5ºB.
    Durante a Semana do Patrono registei alguns dos momentos fantásticos das atividades em que eu, e os meus colegas, participamos ao longo destes três dias.

    Continuar...
  • Durante a Semana do Patrono os alunos do 11ºB estiveram a participar na atividade artística "Portas para a Ciência", na qual os alunos das turmas do Curso de Ciências e Tecnologias pintaram as portas do laboratório.

    Continuar...
  • Os alunos de Português de Língua Não Materna (PLNM) da professora Ana Fragoso, aceitaram o desafio para conhecerem a vida e a obra do nosso patrono, o poeta Ibn Mucana. AQUI ficam alguns desses trabalhos.

  • As alunas Leonor e Rafaela, do 9ºB. fizeram uma pequena reportagem do 1º dia da emana do patrono. Cilique AQUI para assistir.

  • A Semana do Patrono foi celebrada, na Escola Básica Raul Lino, com atividades culturais, artísticas, desportivas e lúdicas muito diversificadas, significativas e divertidas! Memórias positivas que encheram o coração de todos!

    Continuar...