EXAMES NACIONAIS E PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA - 2021

Os Exames Nacionais e Provas deEquivalência à Frequência, dos alunos inscritos no
Agrupamento de Escolas Ibn Mucana, realizar-se-ão na
Escola Básica e Secundária de Alcabideche - 
Rua do Conde Barão 614, 2645-109 Alcabideche

Os alunos que necessitem de esclarecimentos sobre  assuntos relacionados com os exames nacionais e PEF, devem co ntactar, preferencialmente, a escola de inscrição enviando um e-mail para:
exames2021@ibn-mucana.pt 

 

Sobre a União Europeia e os Projetos de Intercâmbio

Ser um estudante na União Europeia é bastante vantajoso. A “quase-federação” conta com 27 países membros, que são de livre acesso a qualquer cidadão da UE.

Deste modo, a realização de projetos de Erasmus ou de voluntariado, por exemplo, é muito facilitada e mais segura visto que se evitam as burocracias típicas da passagem de fronteiras, além de que todos os Estados Europeus se comprometem na defesa dos direitos humanos.
A turma 11ºB do presente ano letivo (2020/2021) da Secundária Ibn Mucana teve a possibilidade de fazer parte de um dos já mencionados projetos Europeus. A iniciativa  Erasmus+, Steps Towards Future,  contou com a participação de escolas da Grécia, Polónia, Portugal e Roménia. Tendo-se iniciado as atividades em 2018, o objetivo era concluir o projeto pela altura de maio de 2020, mas com o início da pandemia do SARS-CoV-2, o Erasmus+ teve de entrar num estado de hibernação, pelo que a última viagem a ser realizada – com destino à Roménia – foi adiada, concluindo-se ser impossível a sua realização devido ao estado de pandemia vivido em todos os países integrados neste projeto.

Inicialmente, e durante a realização das atividades, o projeto Erasmus+ “Steps Towards Future” contava com a presença integral das turmas, embora só um número limitado de  alunos participasse nas mobilidades. No entanto, esta situação alterou-se no mês de abril deste ano, quando foi decidido que a visita à Roménia seria virtual e não presencial, podendo esta escola apresentar aos seus parceiros as iniciativas desenvolvidas pelos seus alunos e professores. Assim, um número significativo de alunos das escolas greco-polaco-luso-romenas, reuniu-se entre 12 e 16 deste mês, numa sala virtual hospedada pelo zoom – um programa de telecomunicações.
Dando o meu testemunho como participante, afirmo com toda a certeza, que esta experiência foi bastante agradável, interessante e acolhedora. Foram-nos fornecidos dados históricos e geográficos acerca da Roménia, acompanhados pela apresentação de monumentos, da gastronomia local, e de outros aspetos culturais importantes. Foi um evento enriquecedor em muitos aspetos, que permitiu ainda uma comunicação entre alunos durante alguns períodos de tempo – intervalos de 10 a 15 minutos. Estes momentos foram importantes para a aproximação dos estudantes deste amalgama cultural, além de permitirem a criação de algumas amizades interculturais, que garantem a manutenção do enriquecimento cultural dos participantes.
Esta e muitas outras iniciativas que se vão desenvolvendo na escola integradas no Erasmus+ não teriam sido possíveis sem o a entrada de Portugal na União Europeia (a partir de 1 de janeiro de 1986).
Texto Escrito por Rodrigo Martins

Destaques do "Magazibn"

  • Os alunos do 12º E, em conjunto com alguns alunos do 11º F, deram vida a um espaço escolar, utilizando materiais reciclados, como forma de sensibilizar a comunidade educativa para a problemática ambiental.

    Continuar...
  • No dia 27 de abril, decorreu a eleição nacional do livro preferido dos alunos. A turma B, do quinto ano, bem como a A e a E, do nono, encarregaram-se de levar o boletim de voto aos seus pares, usando urnas móveis. Nesse mesmo dia, fez-se o escrutínio. Os alunos destas turmas demonstraram entusiasmo, dedicação e profissionalismo, sendo muito elogiados pelos professores que os receberam nas salas de aula.

    Continuar...
  • No dia 9 de junho a nossa turma realizou um passeio à Quinta do Pisão, no Parque Natural Sintra-Cascais.
    Este passeio permitiu-nos conhecer a fauna e a flora locais, contactar com a natureza e compreender que todos os sentidos são importantes para conhecer o que nos rodeia.

    Continuar...
  • Decorreu, entre os dias 01 e 11 de junho do presente ano letivo, na Casa das Artes, a Exposição intitulada: "Uma Viagem ao mundo da Geometria". 

    Continuar...
  • No âmbito da disciplina de Filosofia e tendo por base o tema aglutinador da nossa Escola para este ano letivo - "a Viagem", as turmas do 10º B  e C e do 11º A e B, realizaram ...

    Continuar...
  • Dia 5 de Junho é o Dia Mundial do Ambiente.
    Para comemorar este dia tão importante a CMC criou um momento de partilha dos trabalhos das Hortas Biológicas nas Escolas, no Centro Cultural de Cascais.

    Continuar...
  • No dia mundial da criança, os alunos do 5º D e 5º F, da escola Ibn Mucana, entregaram no dia 1 de Junho ( Dia Mundial da Criança) ao Presidente da Junta de Freguesia Alcabideche, Sr. José Ribeiro , um menú Saudável confeccionado por eles próprios.

    Continuar...
  • No dia 25 de maio os alunos do  8ºD, no âmbito das disciplinas de Ciências Naturais e de Cidadania e Desenvolvimento e do projeto da turma "Uma Viagem pelo Ambiente",tiveram a oportunidade de aprofundar, inloco, os seus conhecimentos sobre a Biodiversidade e ainda sobre a história da Quinta do Pisão.

    Continuar...
  • No dia 24 de maio, o professor doutor Nuno Marques da Costa, professor do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território - IGOT proferiu uma palestra sobre a importância do transporte ferroviário para uma mobilidade mais sustentável para as turmas de Geografia do 11º D e 11º F.

    Continuar...
  • No dia 22 de maio de 2021 a turma do 11º D, acompanhados pela professora Filomena Clemente, apresentaram cinco trabalhos de projetos no âmbito da disciplina de Geografia: 

    Continuar...
  • Ao fim de mais de ano sem realizarmos visitas de estudo, fizemos a nossa primeira saída no dia 21 de maio.
    Fomos ao Museu do Mar Rei D. Carlos e ao Parque Marechal Carmona, em Cascais. 

    Continuar...
  • No âmbito das comemorações do Dia Europeu do Mar os alunos do 10ºA produziram alguns filmes alusivos à importância dos Oceanos na captação do Dióxido de Carbono atmosférico e ao problema da sua acidificação. 

    Continuar...
  • Os trabalhos do 2ºD, desenvolvidos no âmbito do projeto de escola, já se encontram expostos na nossa escola, para que todas as turmas e professores apreciem e aprendam com tudo o que descobrimos ao longo desta jornada.

    Continuar...
  • O projeto Voz dos Jovens foi criado com o objetivo de dar voz aos jovens, tal como sugere o nome, dando-lhes a oportunidade de propor mudanças que visam melhorar o sistema educativo, tornando-o mais acessível e adequado às necessidades dos estudantes. 

    Continuar...