ATENÇÃO
EXAMES NACIONAIS E
PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA
2021

As inscrições:

  • decorrem entre 24 de março e 15 de abril.
  • são efetuadas através de uma plataforma de inscrição eletrónica: “PIEPE – Plataforma de Inscrição eletrónica em Provas e Exames”. LINK DE ACESSO: https://jnepiepe.dge.mec.pt
     

Realização de Pré-Requisitos para o Acesso ao Ensino Superior - a inscrição irá decorrer no período de 29 de março a 19 de abril de 2021. 

Os alunos que necessitem de esclarecimentos sobre a PIEPE ou outros assuntos relacionados com os exames nacionais e PEF, devem contactar, preferencialmente, a escola de inscrição enviando um e-mail para:
exames2021@ibn-mucana.pt 

Para consulta:
Manual de Instruções PIEPE 
FAQ’S PIEPE Inscrições 
LIVE: c/ o Presidente do JNE para tirar dúvidas sobre a Inscrição - Canal do Youtube Inspiring Future 
Regulamento de Exames 2021
Norma 01 2021 (atualizada a 12.04.21 - alterada a pág.22) 
Guia Geral de Exames 2021 
Ofício sobre Máquinas de Calcular   e (anexo)

Encontro com António Mota

No dia 24 de fevereiro, às 10h30, tivemos o privilégio de ter connosco o escritor António Mota, autor de Pedro Alecrim, obra que está a ser estudada pelos nossos alunos do sexto ano e por uma turma do quinto, na disciplina de Português. 

O escritor foi calorosamente recebido pela turma E, do quinto ano, que disse o poema deste autor “Se tu visses o que eu vi”, sob o olhar atento da professora Carmen Lourenço que orquestrou esta surpresa.

O encontro com António Mota, que já recebeu vários prémios, foi uma lufada de ar fresco, pelo entusiasmo, pela descontração, pela capacidade extraordinária de comunicação do escritor, que cativou alunos e professores. Principalmente nesta altura de pandemia, em que os alunos estão confinados, foi uma oportunidade única de conhecermos o escritor, que partilhou uma carta escrita ao seu neto Santiago, sobre este afastamento forçado, publicada no livro “Mensagens do Avô” e falou acerca de outras obras suas, entre estas o nosso Pedro Alecrim.
A exibição do encontro, para todas as turmas do sexto ano e uma do quinto, foi possível graças à prestimosa colaboração da professora Rosário Valente, membro do PTE, que teve a seu cargo a transmissão através do zoom, e de Pedro Figueiredo, um membro da comunidade local, que prontamente se ofereceu para criar o “stream” em direto no youtube.
Agradeço aos professores que estiveram disponíveis para realizar várias reuniões para preparamos este encontro memorável!
Após o encontro, António Mota enviou uma mensagem: “Foi um bom encontro, alunos preparados. Adorei. Muito Obrigado e um abraço para todos.”.
Bem-haja, António Mota.

Destaques do "Magazibn"

  • Na Escola Básica Raul Lino, no dia 26 de março de 2021, a Associação de Pais promoveu o evento intitulado: "A Feira das Profissões" (videoconferência). Foi um dia muito preenchido e divertido com a Caça aos Ovos e a entrega do jogo científico "Laboratório Antivírus".

    Continuar...
  • Os entusiastas das hortas biológicas não abandonam a sua horta. 
    "Mesmo em tempo de confinamento é preciso cuidar da nossa horta" (alunos do 12ºB)

    Continuar...
  • No dia 4 de março, decorreram as provas do Concurso Nacional de Leitura, fase municipal. Todos os participantes do agrupamento representaram muito bem as nossas escolas e, o mais importante, aprenderam muito, investiram na leitura, na cultura e divertiram-se. Dois destes alunos foram apurados para a fase intermunicipal: João Matos, do 6ºE, e Diogo Veiga, do 10ºA. Parabéns!

  • No dia 24 de fevereiro, às 10h30, tivemos o privilégio de ter connosco o escritor António Mota, autor de Pedro Alecrim, obra que está a ser estudada pelos nossos alunos do sexto ano e por uma turma do quinto, na disciplina de Português. 

    Continuar...
  • No âmbito do Clube Europeu, no dia 8 de março, as professoras Paula Menezes, Dalila Chumbinho e Filomena Clemente dinamizaram via Zoom um debate/reflexão acerca da importância de existir um Dia da Mulher. 

    Continuar...
  • Texto em homenagem a todas as mulheres que tenham sido injustiçadas. 
     Mulher Portuguesa
    É realmente visível uma evolução acentuada na nossa sociedade no que toca ao papel desempenhado pela mulher.

    Continuar...
  • A técnica Especializada para o Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário,  Madalena Silva, lançou o desafio aos alunos do agrupamento para participarem, numa iniciativa da "Living Peace" , organização parceira da "Academia de Lideres Ubuntu", para comemorar o Dia Escolar da Paz e Não Violência (30 de janeiro).  Continuar...
  • No âmbito da disciplina de Espanhol, os alunos da turma F do 11º ano, realizaram trabalhos relativos à comemoração do “Día de la NO Violencia Escolar y de la Paz - 30 de enero”, onde criaram uma mensagem a partir de uma imagem alusiva aos diferentes tipos de violência.

    Continuar...
  • No dia 15 de dezembro, última semana do primeiro período, na Casa das Artes, ocorreu a cerimónia do hastear da Bandeira Eco-Escolas. Orientada pelas professoras Ana Macedo e Lurdes Martins e apresentada pelos alunos Leonor e Sebastião, da turma 9°G, abrangeu diversas atividades inseridas no âmbito da sustentabilidade ambiental.
  • O dia 8 de janeiro foi um dia especial na Escola Básica Raul Lino! Nesse dia, as turmas estiveram em grupos separados no recinto escolar e assistiram ao hastear da Bandeira pelos representantes dos alunos no Conselho Eco-Escola.

    Continuar...
  • Os alunos do 11ºB, estão a participar durante a terceira semana  de janeiro  em diversas atividades na semana Ubuntu.​

    Continuar...
  • No âmbito das atividades do Clube Europeu, no dia 7 de Janeiro, os alunos das turmas 11ºB e 12º D+E participaram numa vídeo conferência com a senhora eurodeputada Margarida Marques.

    Continuar...
  • O espírito natalício esteve presente na EB Raul Lino e a comunidade escolar comemorou a época festiva em harmonia com os corações alegres e felizes! Feliz Natal! 

    Continuar...
  • Todos os anos vamos ao Mosteiro dos Jerónimos assistir à representação do auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, pela Companhia Ar deFilmes. 
    Este ano, por ser atípico, não fomos nós a Belém, mas veio a companhia de teatro até à nossa escola.

    Continuar...