Os alunos do 11ºB, estão a participar durante a terceira semana de janeiro em diversas atividades na semana Ubuntu.
De acordo com as palavras de Desmond Tutu” Ubuntu é uma maneira de estar na vida. É uma palavra que condensa a verdadeira essência do que é ser Humano. A minha humanidade está intrinsecamente ligada à tua e, por isso, eu sou humano porque pertenço, participo e partilho de um sentido de comunidade. Tu e eu somos feitos para a interdependência e para a complementaridade.” Com expressão em diversas línguas africanas, Ubuntu tem na base uma filosofia humanista transversal e independentemente da cultura, religião, afiliação política ou país e significa “Eu sou porque tu és”. Neste contexto, o bem-estar e a felicidade individual estão intimamente ligados ao bem-estar e felicidade do outro. A participação nesta experiência, enriquecerá em todos os aspetos estes alunos que, a partir deste momento, tornar-se-ão ainda mais promotores da Paz e do respeito pelo outro.














Na semana de 4 a 8 de maio de 2026, um grupo de 6 alunos da Escola IES Itaba de Teba acompanhados por duas professoras, participaram num programa organizado pelas professoras Isadora Pestana, Filipa Spinola e Isabel Correia.
Os alunos dos quintos anos da Ibn Mucana, dias 4 e 5 de maio do corrente ano, visitaram o Museu Lisboa Story Centre, no Terreiro do Paço, em Lisboa, onde tiveram oportunidade de conhecer, de forma lúdica e interativa, a história da nossa capital, em pouco mais de uma hora.
O espírito de partilha e a paixão pelo mar marcaram o encontro entre a escola espanhola IES Itaba de Teba e a turma do 12.º G do Curso de Artes Visuais EBSHCM.
No passado dia 29 de abril, a Escola Básica Fausto Cardoso Figueiredo coloriu-se de azul por uma causa nobre. No âmbito do Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, a nossa comunidade educativa aderiu formalmente à Campanha do Laço Azul.
No passado dia 28 de abril, a Escola Básica e Secundária Ibn Mucana foi palco de uma atividade especial promovida pelo Clube do Voluntariado, em parceria com a CAF e a ABESA.
35 alunos, do 4º ao 12º ano, representaram o Agrupamento Ibn Mucana na 3ª Etapa do calendário oficial de Esgrima do Desporto Escolar, disputada no dia 22 de abril no Colégio Senhora da Boa Nova.
No âmbito do Plano Anual de Atividades, promovido pelo grupo de Educação Física, realizou-se, no passado dia 22 de abril, a 10.ª Edição da Festa do Futebol Feminino, organizada pela Associação de Futebol de Lisboa, em parceria com a FPF e o Desporto Escolar, no Campo António Coimbra da Mota, no Estoril.
No dia 22 de Abril durante toda a manhã ocorreu o Torneio Cascais Vólei, organizado pela nossa Escola.
Um grupo de seis alunos do 12.º ano do Curso de Artes Visuais,entre 13 e 18 de abril, viajou até Teba, na Andaluzia, para uma semana de imersão cultural e partilha artística na Escola IES Itaba.