EXAMES NACIONAIS E PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA - 2021

Os Exames Nacionais e Provas deEquivalência à Frequência, dos alunos inscritos no
Agrupamento de Escolas Ibn Mucana, realizar-se-ão na
Escola Básica e Secundária de Alcabideche - 
Rua do Conde Barão 614, 2645-109 Alcabideche

Os alunos que necessitem de esclarecimentos sobre  assuntos relacionados com os exames nacionais e PEF, devem co ntactar, preferencialmente, a escola de inscrição enviando um e-mail para:
exames2021@ibn-mucana.pt 

 

Prémio EMI – Escola Mais Inclusiva!

O Agrupamento de Escola Ibn Mucana está de parabéns pela participação no Prémio EMI – Escola Mais Inclusiva!

A Fundação Salvador anunciou que a escola vencedora foi a Escola Básica e Secundária Ibn Mucana, pela sua prestação a nível de peddypaper no Dia das Acessibilidades, sensibilização e utilização da app “+ Acesso Para todos”. 

A escola ganhou assim uma palestra dada pelo Salvador Mendes de Almeida, na escola, no próximo ano letivo (data a combinar), assim como um percurso de obstáculos dinamizado pela Associação Salvador no mesmo dia.
Os alunos estão de parabéns por fazerem parte deste movimento de mudar mentalidades. 
Tudo começa nos mais jovens!

Destaques do "Magazibn"

  • Os alunos do 12º E, em conjunto com alguns alunos do 11º F, deram vida a um espaço escolar, utilizando materiais reciclados, como forma de sensibilizar a comunidade educativa para a problemática ambiental.

    Continuar...
  • No dia 27 de abril, decorreu a eleição nacional do livro preferido dos alunos. A turma B, do quinto ano, bem como a A e a E, do nono, encarregaram-se de levar o boletim de voto aos seus pares, usando urnas móveis. Nesse mesmo dia, fez-se o escrutínio. Os alunos destas turmas demonstraram entusiasmo, dedicação e profissionalismo, sendo muito elogiados pelos professores que os receberam nas salas de aula.

    Continuar...
  • No dia 9 de junho a nossa turma realizou um passeio à Quinta do Pisão, no Parque Natural Sintra-Cascais.
    Este passeio permitiu-nos conhecer a fauna e a flora locais, contactar com a natureza e compreender que todos os sentidos são importantes para conhecer o que nos rodeia.

    Continuar...
  • Decorreu, entre os dias 01 e 11 de junho do presente ano letivo, na Casa das Artes, a Exposição intitulada: "Uma Viagem ao mundo da Geometria". 

    Continuar...
  • No âmbito da disciplina de Filosofia e tendo por base o tema aglutinador da nossa Escola para este ano letivo - "a Viagem", as turmas do 10º B  e C e do 11º A e B, realizaram ...

    Continuar...
  • Dia 5 de Junho é o Dia Mundial do Ambiente.
    Para comemorar este dia tão importante a CMC criou um momento de partilha dos trabalhos das Hortas Biológicas nas Escolas, no Centro Cultural de Cascais.

    Continuar...
  • No dia mundial da criança, os alunos do 5º D e 5º F, da escola Ibn Mucana, entregaram no dia 1 de Junho ( Dia Mundial da Criança) ao Presidente da Junta de Freguesia Alcabideche, Sr. José Ribeiro , um menú Saudável confeccionado por eles próprios.

    Continuar...
  • No dia 25 de maio os alunos do  8ºD, no âmbito das disciplinas de Ciências Naturais e de Cidadania e Desenvolvimento e do projeto da turma "Uma Viagem pelo Ambiente",tiveram a oportunidade de aprofundar, inloco, os seus conhecimentos sobre a Biodiversidade e ainda sobre a história da Quinta do Pisão.

    Continuar...
  • No dia 24 de maio, o professor doutor Nuno Marques da Costa, professor do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território - IGOT proferiu uma palestra sobre a importância do transporte ferroviário para uma mobilidade mais sustentável para as turmas de Geografia do 11º D e 11º F.

    Continuar...
  • No dia 22 de maio de 2021 a turma do 11º D, acompanhados pela professora Filomena Clemente, apresentaram cinco trabalhos de projetos no âmbito da disciplina de Geografia: 

    Continuar...
  • Ao fim de mais de ano sem realizarmos visitas de estudo, fizemos a nossa primeira saída no dia 21 de maio.
    Fomos ao Museu do Mar Rei D. Carlos e ao Parque Marechal Carmona, em Cascais. 

    Continuar...
  • No âmbito das comemorações do Dia Europeu do Mar os alunos do 10ºA produziram alguns filmes alusivos à importância dos Oceanos na captação do Dióxido de Carbono atmosférico e ao problema da sua acidificação. 

    Continuar...
  • Os trabalhos do 2ºD, desenvolvidos no âmbito do projeto de escola, já se encontram expostos na nossa escola, para que todas as turmas e professores apreciem e aprendam com tudo o que descobrimos ao longo desta jornada.

    Continuar...
  • O projeto Voz dos Jovens foi criado com o objetivo de dar voz aos jovens, tal como sugere o nome, dando-lhes a oportunidade de propor mudanças que visam melhorar o sistema educativo, tornando-o mais acessível e adequado às necessidades dos estudantes. 

    Continuar...