Num espaço que nos habituou a circular livremente, a mobilidade passou a fazer parte do nosso quotidiano. Se outrora, em Portugal se passava “ a salto”, meio escondido ou após muitas burocracias e vistos por essas fronteiras europeias em busca de um horizonte mais sorridente, tudo foi mudando e após 1974 com a democracia...

a entrada de Portugal na UE em 1986 e posteriormente, em 26 de março de  1995 com a integração no Espaço Schengan.

A partir deste momento, a realidade portuguesa foi-se alterando e, ainda que nem tudo seja perfeito, a verdade é que ser estado-membro  desta organização proporcionou a Portugal grandes hipóteses de desenvolvimento a todos os níveis e uma mobilidade a que não estávamos habituados. 
Nos últimos anos, e em consequência do Acordo Schengan, as fronteiras entre os países europeus só existiam no mapa. Tornou-se fácil para qualquer cidadão português, mesmo sem ser propriamente rico, viajar, ter acesso a formação escolar/profissional no espaço europeu usufruindo, por exemplo, de projetos como o Erasmus, tornando-se também o nosso país centro de grande interesse em termos de educação por parte de estudantes universitários dos 27 estados membros da EU. Viajar, circular pela Europa e pelo mundo por prazer, negócios ou outra situação qualquer, tornou-nos a todos mais ricos em diversos aspetos, ao mesmo tempo que incentivou nichos económicos prósperos. Porém, toda esta realidade se alterou a partir do momento em que pelas fronteiras de todos os países foi entrando alarvemente o vírus que haveria de fechar o mundo. 
 E que resposta tem sido a da União Europeia? Perante a pandemia, criou dez medidas consideradas importantes: Fechou as suas fronteiras externas a viagens desnecessárias, mas assegurando que os bens essenciais continuassem a circular através da introdução de vias verdes para limitar a propagação do vírus. Forneceu equipamento médico através do Rescue EU, publicou também um contrato público de dimensão internacional de modo a permitir que os Estados-Membros façam aquisições conjuntas de equipamento e medicamentos, mobilizando 3 milhões de euros para apoiar regiões mais afetadas. Promoveu a investigação através do programa “Horizonte 2020”, financiando 18 projetos de investigação e 151 equipas por toda a Europa para ajudar a encontrar rapidamente uma vacina contra a COVID-19. Repatriou cidadãos europeus. Apoia a recuperação da EU. 
 Incentivou a solidariedade europeia, permitindo aos Estados-Membros solicitar assistência financeira do Fundo de Solidariedade da UE para cobrir urgências de saúde.  Apoia a economia a partir do Banco Central Europeu que proporciona 750 mil milhões de euros para aliviar a dívida pública em tempo de crise, assim como 120 mil milhões de euros em flexibilização quantitativa e em compra de dívidas. Foram também disponibilizados 37 mil milhões de euros   de fundos estruturais existentes da UE para os Estados-Membros combaterem a crise do coronavírus e apoiar os cuidados de saúde, as empresas e os trabalhadores. Visa proteger os empregos através do desbloqueamento de mil milhões de euros do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos, por exemplo. Garantiu a utilização da internet, apelando  à  Netflix, ao Facebook e ao YouTube que reduzissem   a qualidade de streaming de modo a evitar a sobrecarga da internet, promovendo assim a sua  utilização  por parte de um maior número de utentes. Protegeu o ambiente e as linhas aéreas através da aprovação pelo Parlamento de uma proposta da Comissão que suspendesse temporariamente os “ voos desnecessários, vazios. 
Também Ursula von der Leyden,  Presidente da Comissão Europeia , conseguiu no dia 4 de maio que os chefes de estado e de governo dos países membros e de outros países do mundo  se juntassem, angariando 7,4 mil milhões de euros (dos 7.5 mil milhões inicialmente previstos como objectivo) destinados a financiar  o desenvolvimento e a disponibilização de ferramentas de diagnóstico, tratamentos e uma vacina eficazes, acessíveis a todos e a preços razoáveis.
No entanto, e ainda assim, será a solidariedade, a cooperação, a união entre os parceiros real? Ou estaremos novamente entre dois planos: o dos países considerados ricos, aqueles situados mais a norte como a Alemanha, a Holanda, a Finlândia por exemplo, e os outros mais a sul, aqueles que parecem nunca suprimir as suas fragilidades?  

Professora Dalila Chumbinho

Fonte: https://www.europarl.europa.eu/news/pt/headlines/priorities/a-resposta-da-ue-ao-coronavirus

Destaques do Magazibn

  • A comunidade educativa do nosso agrupamento voltou a unir-se em mais uma ação solidária da Rede em Movimento, que apoia as famílias mais carenciadas. Durante um dia inteiro, cerca de 70 voluntários estiveram nas lojas, sensibilizando os clientes para a importância de contribuir e ajudando na recolha de bens essenciais, no transporte para a escola e na organização da nossa dispensa solidária.

    Continuar...
  • No âmbito do Desporto Escolar, os alunos da turma do 9.ºC, no dia 24 de outubro, participaram numa aula de surf na praia de São Pedro do Estoril, acompanhados pelos professores Cláudia Leal e Luís Duarte.

    Continuar...
  • Nas aulas de Educação Tecnológica das turmas 5.º A, B e C, foi construído um "Pião Sustentável, para Desconectar", com o objetivo de proporcionar aos alunos um brinquedo para utilizar nos intervalos, incentivando a socialização através de jogos lúdicos e momentos de brincadeira.

    Continuar...
  • O auditório da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril foi palco do lançamento da 13.ª edição do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental de Cascais (PESA), numa sessão que distinguiu o trabalho desenvolvido por professores, escolas e agrupamentos ao longo do último ano letivo. Continuar...
  • Na Escola Básica Fausto Cardoso Figueiredo, setembro foi apenas o início... entre Abraços, Desafios, Aprendizagens  e muitas gargalhadas, iniciamos o ano letivo 2025/26. Veja AQUI

  • Outubro é o mês dedicado à sensibilização e prevenção do cancro da mama — uma causa que merece toda a nossa atenção, união e solidariedade. Através das iniciativas do Outubro Rosa, promovidas pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, somos convidados a refletir sobre a importância do diagnóstico precoce, do apoio mútuo e da força de uma comunidade consciente.

    Continuar...
  • O filme "De Portugal para Osaka, uma travessia de mensagens" estreou dia 9 de outubro de 2025, no Pavilhão de Portugal da feira internacional em Osaka, Japão e conta com a participação de alunos do nosso agrupamento!

    Continuar...
  •  Pelos Que Nos Acompanham Sem Palavras  
    No âmbito da celebração do Dia Mundial do Animal, 4 de outubro de 2025, a equipa Educa em Ação, voltou a unir esforços com a Associação São Francisco de Assis para promover uma recolha solidária de bens destinada aos nossos queridos amigos de quatro patas.

    Continuar...
  • A Escola Básica Raul Lino comemorou o Dia Europeu do Desporto na Escola - MOVIMENTO SOBRE RODAS, no dia 26/ 09/ 2025. Esta iniciativa teve como objetivo promover o desporto e a atividade física através da realização de um conjunto alargado de atividades dirigidas a toda a comunidade escolar.  

    Continuar...
  • No dia 2 de Outubro, a nossa Escola participou no “Iron Kids”, prova pertencente ao Plano de Atividades que a Câmara Municipal de Cascais destina às Escolas.

    Continuar...
  • No dia 29 de setembro, na Escola Básica Fernando Teixeira Lopes, decorreu a cerimónia de inauguração da Livroteca, um espaço com livros no recreio da escola para os alunos usufruírem livremente.

    Continuar...
  • No dia 26 de setembro de 2025, cerca de 215 alunos do 5º ano, comemoraram o Dia Europeu do Desporto Escolar, em que tiveram a possibilidade de experimentar as modalidades existentes no Desporto Escolar.

    Continuar...
  • Na Escola Básica Raul Lino realizou-se a magia do APADRINHAMENTO.  
    Os alunos vivenciaram momentos repletos de ternura, cumplicidade e união.  
    Criámos memórias e uma cultura de apoio mútuo e de pertença.

    Continuar...
  • A  Marcha da EB Raul, com a temática "Animais Marinhos", contribuiu para fortalecer os laços entre a comunidade educativa. Um momento repleto de emoção que envolveu o trabalho de equipa, a cooperação e o sentido de responsabilidade partilhada.
    A nossa marcha é ...LINDA! (CLICAR AQUI)