Plano de contingência - covid19

 

 

 

 

Plano de contingência para o Agrupamento

Informação à comunidade escolar

Lista das escolas de acolhimento

Uma proposta do 12ºB

União Europeia: resposta à crise provocada pelo Covid 19?

Num espaço que nos habituou a circular livremente, a mobilidade passou a fazer parte do nosso quotidiano. Se outrora, em Portugal se passava “ a salto”, meio escondido ou após muitas burocracias e vistos por essas fronteiras europeias em busca de um horizonte mais sorridente, tudo foi mudando e após 1974 com a democracia...

a entrada de Portugal na UE em 1986 e posteriormente, em 26 de março de  1995 com a integração no Espaço Schengan.

A partir deste momento, a realidade portuguesa foi-se alterando e, ainda que nem tudo seja perfeito, a verdade é que ser estado-membro  desta organização proporcionou a Portugal grandes hipóteses de desenvolvimento a todos os níveis e uma mobilidade a que não estávamos habituados. 
Nos últimos anos, e em consequência do Acordo Schengan, as fronteiras entre os países europeus só existiam no mapa. Tornou-se fácil para qualquer cidadão português, mesmo sem ser propriamente rico, viajar, ter acesso a formação escolar/profissional no espaço europeu usufruindo, por exemplo, de projetos como o Erasmus, tornando-se também o nosso país centro de grande interesse em termos de educação por parte de estudantes universitários dos 27 estados membros da EU. Viajar, circular pela Europa e pelo mundo por prazer, negócios ou outra situação qualquer, tornou-nos a todos mais ricos em diversos aspetos, ao mesmo tempo que incentivou nichos económicos prósperos. Porém, toda esta realidade se alterou a partir do momento em que pelas fronteiras de todos os países foi entrando alarvemente o vírus que haveria de fechar o mundo. 
 E que resposta tem sido a da União Europeia? Perante a pandemia, criou dez medidas consideradas importantes: Fechou as suas fronteiras externas a viagens desnecessárias, mas assegurando que os bens essenciais continuassem a circular através da introdução de vias verdes para limitar a propagação do vírus. Forneceu equipamento médico através do Rescue EU, publicou também um contrato público de dimensão internacional de modo a permitir que os Estados-Membros façam aquisições conjuntas de equipamento e medicamentos, mobilizando 3 milhões de euros para apoiar regiões mais afetadas. Promoveu a investigação através do programa “Horizonte 2020”, financiando 18 projetos de investigação e 151 equipas por toda a Europa para ajudar a encontrar rapidamente uma vacina contra a COVID-19. Repatriou cidadãos europeus. Apoia a recuperação da EU. 
 Incentivou a solidariedade europeia, permitindo aos Estados-Membros solicitar assistência financeira do Fundo de Solidariedade da UE para cobrir urgências de saúde.  Apoia a economia a partir do Banco Central Europeu que proporciona 750 mil milhões de euros para aliviar a dívida pública em tempo de crise, assim como 120 mil milhões de euros em flexibilização quantitativa e em compra de dívidas. Foram também disponibilizados 37 mil milhões de euros   de fundos estruturais existentes da UE para os Estados-Membros combaterem a crise do coronavírus e apoiar os cuidados de saúde, as empresas e os trabalhadores. Visa proteger os empregos através do desbloqueamento de mil milhões de euros do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos, por exemplo. Garantiu a utilização da internet, apelando  à  Netflix, ao Facebook e ao YouTube que reduzissem   a qualidade de streaming de modo a evitar a sobrecarga da internet, promovendo assim a sua  utilização  por parte de um maior número de utentes. Protegeu o ambiente e as linhas aéreas através da aprovação pelo Parlamento de uma proposta da Comissão que suspendesse temporariamente os “ voos desnecessários, vazios. 
Também Ursula von der Leyden,  Presidente da Comissão Europeia , conseguiu no dia 4 de maio que os chefes de estado e de governo dos países membros e de outros países do mundo  se juntassem, angariando 7,4 mil milhões de euros (dos 7.5 mil milhões inicialmente previstos como objectivo) destinados a financiar  o desenvolvimento e a disponibilização de ferramentas de diagnóstico, tratamentos e uma vacina eficazes, acessíveis a todos e a preços razoáveis.
No entanto, e ainda assim, será a solidariedade, a cooperação, a união entre os parceiros real? Ou estaremos novamente entre dois planos: o dos países considerados ricos, aqueles situados mais a norte como a Alemanha, a Holanda, a Finlândia por exemplo, e os outros mais a sul, aqueles que parecem nunca suprimir as suas fragilidades?  

Professora Dalila Chumbinho

Fonte: https://www.europarl.europa.eu/news/pt/headlines/priorities/a-resposta-da-ue-ao-coronavirus

Destaques do "Magazibn"

  • No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, a professora Olga Prata desafiou os seus alunos do 12º B, a realizarem um vídeo de incentivo e motivação, tendo em conta esta fase da vida menos agradável que todos estamos a passar, em virtude da Covid19.

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  • A família é o amor que plantamos num solo fértil, com raiz forte e que cultivamos e cuidamos constantemente, para que brotem belas flores e bons frutos.

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  • O Brincar  é fundamental para o desenvolvimento saudável de cada criança, e portanto, deve ser sempre reforçada a sua importância.

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  • Desde o dia 22 de maio que a Mega Ibn Radio está em direto para todo o mundo através da internet .Uma semente lançada no nosso agrupamento,  em "território das turmas 7D, 7M, 9A e 11D . O video que a seguir  partilhamos conta como foi.

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  • O Agrupamento de Escola Ibn Mucana está de parabéns pela participação no Prémio EMI – Escola Mais Inclusiva!

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  • Debate com dois políticos: Eurodeputada Margarida Marques e deputado Miguel Costa Matos
    No âmbito do Clube Europeu e do Projeto Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu, e ainda na sequência da comemoração do Dia da Europa., realizou-se via zoom, no dia 19 de maio, um debate acerca do futuro da Europa após o covid19.

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  • A MEGAIbn Rádio está a chegar!!!
    É a rádio escolar online feita por alunos do agrupamento, inspirada nos valores do florescimento humano e criada para servir o Bem-estar e a Cidadania. Resulta do projeto Semear Valores On-air, uma academia do programa Academias Gulbenkian do Conhecimento. 

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  • A turma do 9ºE da Escola Básica e Secundária Ibn Mucana traz para a escola, o prémio EMI - Escola Mais Inclusiva!
    Acreditamos que a participação no Peddypaper do Dia das Acessibilidades causou a diferença nos vossos alunos, assim como todo o trabalho desenvolvido pós atividade. Continuar...
  • Neste dia celebra-se  a formação da União Europeia e com esta a união, a paz, a solidariedade, a cooperação e o desenvolvimento económico alcançados.

     

  • A União Europeia é, atualmente, a mais forte aliança tanto política, como económica como social, do mundo, com 27 países membros.

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  • No âmbito do Dia da Europa,  o Clube Europeu da Ibn Mucana não quis deixar de assinalar a data.  Na impossibilidade de realizar presencialmente o jogo, basta clicar na imagem para poder jogar este Kahoot acerca da União Europeia. Divirtam-se! 

     

  • Num espaço que nos habituou a circular livremente, a mobilidade passou a fazer parte do nosso quotidiano. Se outrora, em Portugal se passava “ a salto”, meio escondido ou após muitas burocracias e vistos por essas fronteiras europeias em busca de um horizonte mais sorridente, tudo foi mudando e após 1974 com a democracia...

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  • São objetivos da Europa, entre outros, promover a paz, os seus valores e o bem-estar dos seus cidadãos, garantir a liberdade, a segurança e a justiça, sem fronteiras internas, favorecer o desenvolvimento sustentável assente num crescimento económico equilibrado, tornando forte a economia europeia, partilhando a mesma moeda.

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  • Comemoramos anualmente o Dia da Europa que se assinala a 9 de maio, sendo uma oportunidade para se festejar a paz e a unidade do Velho Continente. E porquê 9 de maio?

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