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Num espaço que nos habituou a circular livremente, a mobilidade passou a fazer parte do nosso quotidiano. Se outrora, em Portugal se passava “ a salto”, meio escondido ou após muitas burocracias e vistos por essas fronteiras europeias em busca de um horizonte mais sorridente, tudo foi mudando e após 1974 com a democracia...

a entrada de Portugal na UE em 1986 e posteriormente, em 26 de março de  1995 com a integração no Espaço Schengan.

A partir deste momento, a realidade portuguesa foi-se alterando e, ainda que nem tudo seja perfeito, a verdade é que ser estado-membro  desta organização proporcionou a Portugal grandes hipóteses de desenvolvimento a todos os níveis e uma mobilidade a que não estávamos habituados. 
Nos últimos anos, e em consequência do Acordo Schengan, as fronteiras entre os países europeus só existiam no mapa. Tornou-se fácil para qualquer cidadão português, mesmo sem ser propriamente rico, viajar, ter acesso a formação escolar/profissional no espaço europeu usufruindo, por exemplo, de projetos como o Erasmus, tornando-se também o nosso país centro de grande interesse em termos de educação por parte de estudantes universitários dos 27 estados membros da EU. Viajar, circular pela Europa e pelo mundo por prazer, negócios ou outra situação qualquer, tornou-nos a todos mais ricos em diversos aspetos, ao mesmo tempo que incentivou nichos económicos prósperos. Porém, toda esta realidade se alterou a partir do momento em que pelas fronteiras de todos os países foi entrando alarvemente o vírus que haveria de fechar o mundo. 
 E que resposta tem sido a da União Europeia? Perante a pandemia, criou dez medidas consideradas importantes: Fechou as suas fronteiras externas a viagens desnecessárias, mas assegurando que os bens essenciais continuassem a circular através da introdução de vias verdes para limitar a propagação do vírus. Forneceu equipamento médico através do Rescue EU, publicou também um contrato público de dimensão internacional de modo a permitir que os Estados-Membros façam aquisições conjuntas de equipamento e medicamentos, mobilizando 3 milhões de euros para apoiar regiões mais afetadas. Promoveu a investigação através do programa “Horizonte 2020”, financiando 18 projetos de investigação e 151 equipas por toda a Europa para ajudar a encontrar rapidamente uma vacina contra a COVID-19. Repatriou cidadãos europeus. Apoia a recuperação da EU. 
 Incentivou a solidariedade europeia, permitindo aos Estados-Membros solicitar assistência financeira do Fundo de Solidariedade da UE para cobrir urgências de saúde.  Apoia a economia a partir do Banco Central Europeu que proporciona 750 mil milhões de euros para aliviar a dívida pública em tempo de crise, assim como 120 mil milhões de euros em flexibilização quantitativa e em compra de dívidas. Foram também disponibilizados 37 mil milhões de euros   de fundos estruturais existentes da UE para os Estados-Membros combaterem a crise do coronavírus e apoiar os cuidados de saúde, as empresas e os trabalhadores. Visa proteger os empregos através do desbloqueamento de mil milhões de euros do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos, por exemplo. Garantiu a utilização da internet, apelando  à  Netflix, ao Facebook e ao YouTube que reduzissem   a qualidade de streaming de modo a evitar a sobrecarga da internet, promovendo assim a sua  utilização  por parte de um maior número de utentes. Protegeu o ambiente e as linhas aéreas através da aprovação pelo Parlamento de uma proposta da Comissão que suspendesse temporariamente os “ voos desnecessários, vazios. 
Também Ursula von der Leyden,  Presidente da Comissão Europeia , conseguiu no dia 4 de maio que os chefes de estado e de governo dos países membros e de outros países do mundo  se juntassem, angariando 7,4 mil milhões de euros (dos 7.5 mil milhões inicialmente previstos como objectivo) destinados a financiar  o desenvolvimento e a disponibilização de ferramentas de diagnóstico, tratamentos e uma vacina eficazes, acessíveis a todos e a preços razoáveis.
No entanto, e ainda assim, será a solidariedade, a cooperação, a união entre os parceiros real? Ou estaremos novamente entre dois planos: o dos países considerados ricos, aqueles situados mais a norte como a Alemanha, a Holanda, a Finlândia por exemplo, e os outros mais a sul, aqueles que parecem nunca suprimir as suas fragilidades?  

Professora Dalila Chumbinho

Fonte: https://www.europarl.europa.eu/news/pt/headlines/priorities/a-resposta-da-ue-ao-coronavirus

Destaques do Magazibn

  • No dia 3 de outubro deu-se início às atividades do Projeto Ciência de Palmo e Meio com a turma do 4.º A da Escola Básica Fausto Cardoso Figueiredo. É um privilégio trabalhar com os meninos do 1º ciclo e Pré-Escolar e colaborar com as suas professoras e educadoras, promovendo a articulação vertical e a literacia científica.

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  • No dia 27 de setembro, os alunos da Escola Básica Fernando José dos Santos comemoraram o Dia Europeu do Desporto na Escola com uma sessão especial de jiu-jitsu. Orientados pelo treinador Bryan, os alunos praticaram durante 24 minutos, numa colaboração voluntária que deixou todos com o coração cheio de alegria.

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  • No âmbito da promoção da atividade física e dos hábitos de vida saudável, a turma do 4.ºD da Escola Básica Fernando José dos Santos teve a oportunidade de visitar a praia de São Pedro do Estoril.

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  • No passado dia 3 de outubro, um grupo de 7 alunos da nossa escola representou-nos com grande entusiasmo no "Iron Kids", uma iniciativa da Câmara Municipal de Cascais. Os nossos atletas participaram em diferentes escalões, demonstrando determinação e espírito de equipa.

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  • É muito fácil sermos vítimas de cyberbullying e nenhum de nós, os adultos da Ibn Mucana, é imune a  determinados acontecimentos que se passam nas vidas cibernéticas como comentários ou mensagens menos agradáveis.

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  • No dia 27 de setembro de 2024, decorrei mais uma edição das "Conversas Re-Construtivas", uma iniciativa promovida em parceria entre a Técnica Especializada em Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário, Madalena Silva, e a Ludoteca da Adroana, destinada a educadores adultos. Esta atividade, realizada mensalmente, tem como objetivo apoiar e capacitar pais, educadores e profissionais que trabalham com crianças e jovens.

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  • No dia 25 de setembro decorreu, na praia de São Pedro do Estoril, uma aula de Surf, organizada pela professora Patrícia Pincha, no âmbito do Plano Estratégico do Bem-Estar.

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  • 27 de setembro 2024 - Dia Europeu do Desporto Na escola
    Durante a manhã do dia 27 de setembro, após a mostra das atividades e horários aos Encarregados de Educação junto ao portão da EBS Ibn Mucana, estiveram presentes os alunos do 5ºano no Dia Europeu do Desporto na Escola.

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  • Na Escola Básica (EB) Fernando José dos Santos, arrancámos o ano letivo de coração cheioheart.
    Cada turma pintou um coração e colocou-o no painel alusivo ao projeto curricular de escola.

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  • O Dia Internacional da Paz, realizado em 21 de setembro, promove 24 horas de não-violência e cessar-fogo em todo o mundo. Este ano, ao comemorar-se o 25.º aniversário da Declaração e Programa de Ação sobre uma Cultura de Paz, o tema escolhido é «Cultivar uma Cultura de Paz». Este tema destaca que a paz deve ser promovida em todas as comunidades e gerações, através da educação. 

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  • A biblioteca da Escola Básica e Secundária Ibn Mucana produziu um Escape Room Educativo, usando o espaço da biblioteca para a criação de cenários realistas. Os alunos, a partir da pergunta “Qual é o livro que tens de encontrar?” entraram na narrativa apresentada no livro e, trabalhando em equipas, procuraram pistas e foram resolvendo os desafios e enigmas que encontravam.

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  • Para finalizar o ano em grande, realizou-se mais uma vez o Encontro de Principiantes do  Surf do Desporto Escolar, Encontro esse onde os participantes puderam realizar estações de Surf, Stand Up Padle, Bodyboard, Skate Surf e workshops ligados à Segurança e à Cidadania Marítima.

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  • Entre os dias 3 a 5 de Junho os alunos do 6º ano, da turma D, juntamente com as professoras Graça Corte Real, Sofia Neves e Mariana Ramos da Silva, realizaram a sua viagem de finalistas.

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  • O dia 1 de junho, dia da Criança, foi assinalado na Biblioteca da EBSHCM, com a participação dos alunos ao indicarem os livros e jogos da sua infância.

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