No âmbito da Semana Europeia da Democracia Local, as turmas 9°A (Português e História) 10°F (História A) e  12°C/D (Ciência Política) visitaram, no dia 16 de outubro, a Câmara Municipal de Cascais, para um encontro com o Senhor Presidente, Carlos Carreiras e os vereadores Frederico Pinho Almeida, vereador da Educação, e Joana Balsemão, vereadora do Ambiente.

Antes da sessão, os alunos foram recebidos  pela Dra. Isabel Xavier e abordaram assuntos como a importância do poder local na vida dos cidadãos, bem como a organização concelhia.
O encontro com o Executivo decorreu nas instalações da Câmara, na sala das Sessões e foi uma  oportunidade para os alunos darem a voz às suas preocupações, junto dos representantes máximos do poder local. Estes conseguiram, através de perguntas sobre a gestão municipal, ficar a conhecer as políticas e estratégias do Executivo e os desafios da região de Cascais.
Alguns dos tópicos de interesse foram os problemas relativamente à habitação, o desenvolvimento económico, a preservação do ambiente, a qualidade de vida dos cidadãos em Cascais, a falta de interesse dos jovens na política, os problemas da democracia, a assunção dos movimentos populistas, o voto eletrónico, entre outros.
Esta sessão proporcionou uma oportunidade educativa valiosa, permitindo que os jovens se envolvessem ativamente na compreensão dos desafios locais e nas possíveis soluções políticas, tendo o presidente e os vereadores elogiado e agradecido a participação da escola. 

Autores:
Bernardo Silva; Constança Rocha, Daniela Alves, Diogo Matos, Duarte Pinto, Inês Oliveira, Joana Santos, Lúcio Coimbra (12.°C)