O xadrez é um jogo de estímulos e respostas para problemas, desenvolvendo assim a capacidade cognitiva do jogador. Pedagogicamente, o xadrez faz parte do currículo escolar básico de dezenas de países. Vários projetos oficiais apontam melhoras significativas sobre alguns aspetos, tais como: memória, imaginação, concentração e inteligência.
Mais recentemente, estudos apresentaram conclusões significativas sobre o chamado Projeto Xadrez: o estudo sistemático do xadrez não somente estimula a inteligência, como os avanços alcançados no campo intelectual tendem a manter-se no tempo
Assim, nasceu este projeto, na escola sede do agrupamento de escolas Ibn Mucana, que tem contado com uma excelente adesão por parte dos alunos do 5º ano, idades compreendidas entre os 9 e os 11 anos, mesmo para aqueles, que nos confessaram, que à partida não sabiam o que esperar e não se encontravam motivados.
O que se pretende atingir/melhorar, seguindo as pesquisas do pedagogo suíço Charles Partos, é:
1- A Atenção e a concentração;
2- O julgamento e o planeamento;
3- A imaginação e a antecipação;
4- A memória;
5- A vontade de vencer, a paciência e o autocontrole;
6- O espírito de decisão;
7- A lógica matemática, o raciocínio analítico e sintético;
8- A criatividade;
9- A inteligência;
10- A organização metódica do estudo.
Mas também se desenvolvem as habilidades mentais que melhoram com o desenvolvimento do jogo, outras habilidades, como: perseverança, capacidade de estudo, autoconhecimento, organização pessoal, motivação e ambição, dentre outros.
Todo esse processo faz parte da “construção do indivíduo” e, como jogo, o xadrez pode ser uma forte ferramenta para facilitar esse caminho.