No passado dia 19 de outubro as turmas E e F do 9º ano visitaram o Museu Militar o museu mais antigo de Lisboa. Este museu consegue interligar diferentes áreas do saber, a História, a Física e ainda o Português! 

O museu tem no seu espólio não só uma coleção de peças de artilharia em bronze, que é considerada uma das mais completas a nível mundial, mas também obras de arte como a coleção de azulejaria, quadros, dos nomes mais aclamados da pintura portuguesa e ainda esculturas.
A visita começa no Páteo dos Canhões, que conta a história de Portugal em 26 painéis de azulejos, desde a Reconquista cristã à Primeira Guerra Mundial. Aí tivemos uma aula de Física. Os canhões disparam projeteis segundo uma trajetória retilínea e os disparados pelos morteiros descrevem uma parábola, trajetória curvilínea. Na parte mais antiga do museu, a secção de artilharia portuguesa, exibe o carro usado para o transporte das colunas do Arco da Rua Augusta, em Lisboa, a Zorra.
Logicamente que a disciplina de História é a que é mais vezes referenciada. São várias as salas que documentam momentos da nossa história. A Sala Vasco da Gama com uma coleção de antigos canhões e murais representando a descoberta do caminho marítimo para a Índia. Nesta sala a professora Teresa Miranda aproveitou para dar uma aula de Português sobre Camões e a sua obra “Os Lusíadas”. Na sala dedicada a D. Nuno Álvares Pereira, o Santo Condestável, que nunca foi derrotado em combate, foi-nos descrito algumas das características e feitos deste cavaleiro tão importante para a identidade do povo português.
No primeiro andar encontram-se as salas dedicadas à Primeira Grande Guerra. Aqui tivemos oportunidade de aprender um pouco mais sobre esta guerra, a primeira mundial, e na qual Portugal participou para que o recente regime republicano se pudesse legitimar perante uma europa monárquica e ainda para salvaguardar o seu império colonial. 
A terminar a visita entramos em duas salas com referência à obra de Camões “Os Lusíadas” onde se encontram verdadeiros tesouros de dois dos artistas portugueses mais consagrados Columbano Bordalo Pinheiro e José Malhoa. Foi aqui que tivemos uma aula de arte com a análise de alguns dos quadros de Colombano "Ilha dos Amores" e "Drama de Inês de Castro".
Muito mais haveria para descrever e para analisar em pormenor por isso, o nosso guia, militar do exército português, deixou-nos o convite para voltarmos ao museu e levarmos a nossa família.
Fonte:https://www.exercito.pt/pt/quem-somos/organizacao/ceme/vceme/dhcm/lisboa