Plano de contingência - covid19

 

 

 

 

Plano de contingência para o Agrupamento

Informação à comunidade escolar

Lista das escolas de acolhimento

Uma proposta do 12ºB

Benefícios dos cidadãos Europeus

A União Europeia é, atualmente, a mais forte aliança tanto política, como económica como social, do mundo, com 27 países membros.

A União defende fortemente os direitos humanos bem como uma conduta democrática, o que traz algumas dificuldades na adesão de certos países, entre os quais a Turquia, caracterizada como uma democracia ‘decadente’.

Com estes ideais de liberdade e inovação económica tão presentes na União Europeia, seria de esperar que os cidadãos dos países constituintes usufruíssem de diversos benefícios socioeconómicos e culturais. Passarei então a enumerá-los: 

  • O continente que protagonizou ambas as guerras mundiais além das guerras napoleónicas encontra-se finalmente em paz. Com uma aliança entre a maioria dos estados Europeus, este continente perde qualquer pretexto que pudesse dar origem a uma guerra. A Europa (que foi por vários séculos o lar das principais potências globais) nunca viveu um período de prosperidade tão longo, pois além dos conflitos colossais mencionados inicialmente, sempre se verificou alguma guerra menos significativa, algo que atualmente se encontra extinto no continente.

 

  • Os ideais da União Europeia relacionados com a economia defendem 4 princípios fundamentais:que os direitos humanos são seguidos à risca dentro da união.

 

  • Entre outros benefícios diversos da União Europeia, encontram-se:

 

  1. Alta segurança em relação à proteção de dados enquanto navega na internet dentro do território pertencente à União Europeia, além da não existência de custos adicionais aplicados a chamadas telefónicas e a outros serviços relacionados.
  2. Deverão ser empregues uma remuneração e subsídios iguais a todos os trabalhadores. A União Europeia tenciona que todos os seus cidadãos sejam tratados com respeito e igualdade pelo mercado de trabalho.
  3. As empresas são apoiadas pela organização através de métodos como o financiamento, a disponibilização de uma assessoria ou a promoção de redes empresariais. Ainda em relação ao empreendedorismo, a União Europeia colabora na preservação do ambiente, aplicando sanções a empresas que não respeitem as normas anti residuais. A união garante ainda que todas as companhias pagam os devidos impostos.
  4. A educação é vigorosamente apoiada pelo governo europeu, sendo dessa forma facilitada a integração dos alunos de países estrangeiros. São ainda patrocinados diversos projetos como Erasmus por exemplo.

 

Destaques do "Magazibn"

  • No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, a professora Olga Prata desafiou os seus alunos do 12º B, a realizarem um vídeo de incentivo e motivação, tendo em conta esta fase da vida menos agradável que todos estamos a passar, em virtude da Covid19.

    Continuar...
  • A família é o amor que plantamos num solo fértil, com raiz forte e que cultivamos e cuidamos constantemente, para que brotem belas flores e bons frutos.

    Continuar...
  • O Brincar  é fundamental para o desenvolvimento saudável de cada criança, e portanto, deve ser sempre reforçada a sua importância.

    Continuar...
  • Desde o dia 22 de maio que a Mega Ibn Radio está em direto para todo o mundo através da internet .Uma semente lançada no nosso agrupamento,  em "território das turmas 7D, 7M, 9A e 11D . O video que a seguir  partilhamos conta como foi.

    Continuar...
  • O Agrupamento de Escola Ibn Mucana está de parabéns pela participação no Prémio EMI – Escola Mais Inclusiva!

    Continuar...
  • Debate com dois políticos: Eurodeputada Margarida Marques e deputado Miguel Costa Matos
    No âmbito do Clube Europeu e do Projeto Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu, e ainda na sequência da comemoração do Dia da Europa., realizou-se via zoom, no dia 19 de maio, um debate acerca do futuro da Europa após o covid19.

    Continuar...
  • A MEGAIbn Rádio está a chegar!!!
    É a rádio escolar online feita por alunos do agrupamento, inspirada nos valores do florescimento humano e criada para servir o Bem-estar e a Cidadania. Resulta do projeto Semear Valores On-air, uma academia do programa Academias Gulbenkian do Conhecimento. 

    Continuar...
  • A turma do 9ºE da Escola Básica e Secundária Ibn Mucana traz para a escola, o prémio EMI - Escola Mais Inclusiva!
    Acreditamos que a participação no Peddypaper do Dia das Acessibilidades causou a diferença nos vossos alunos, assim como todo o trabalho desenvolvido pós atividade. Continuar...
  • Neste dia celebra-se  a formação da União Europeia e com esta a união, a paz, a solidariedade, a cooperação e o desenvolvimento económico alcançados.

     

  • A União Europeia é, atualmente, a mais forte aliança tanto política, como económica como social, do mundo, com 27 países membros.

    Continuar...

  • No âmbito do Dia da Europa,  o Clube Europeu da Ibn Mucana não quis deixar de assinalar a data.  Na impossibilidade de realizar presencialmente o jogo, basta clicar na imagem para poder jogar este Kahoot acerca da União Europeia. Divirtam-se! 

     

  • Num espaço que nos habituou a circular livremente, a mobilidade passou a fazer parte do nosso quotidiano. Se outrora, em Portugal se passava “ a salto”, meio escondido ou após muitas burocracias e vistos por essas fronteiras europeias em busca de um horizonte mais sorridente, tudo foi mudando e após 1974 com a democracia...

    Continuar...
  • São objetivos da Europa, entre outros, promover a paz, os seus valores e o bem-estar dos seus cidadãos, garantir a liberdade, a segurança e a justiça, sem fronteiras internas, favorecer o desenvolvimento sustentável assente num crescimento económico equilibrado, tornando forte a economia europeia, partilhando a mesma moeda.

    Continuar...
  • Comemoramos anualmente o Dia da Europa que se assinala a 9 de maio, sendo uma oportunidade para se festejar a paz e a unidade do Velho Continente. E porquê 9 de maio?

    Continuar...