Sermos padrinhos do 5ºano, e assim podermos ajudar os novos alunos, está a ser uma experiência única! 
Há seis anos atrás vivemos a mesma experiência que os nossos afilhados estão agora a vivenciar ..

e por isso compreendemos a necessidade de apoio e de orientação nos primeiros tempos na nova escola, para que se possam sentir integrados nesta nova comunidade escolar que tanto difere da qual a que estavam familiarizados no primeiro ciclo. Eles procuram a nossa ajuda, tal como nós também a procurámos, e nós estamos lá para os apoiar, assim como há alguns anos atrás outros também o fizeram por nós.
 Assim como nós acolhemos a turma, a própria turma acolheu-nos a nós, havendo por isso uma reciprocidade no que toca à vontade de se estabelecer uma relação entre os padrinhos e os afilhados. Isto facilita-nos imenso a tarefa de envolvermos os novos alunos no ambiente em que iram não só aprender, mas também formar-se enquanto cidadãos ponderados e ativos, e nunca esquecendo os bons momentos lúdicos que a escola lhes irá proporcionar. Terem um par de amigos em que confiem e que os apoiem em tudo o que for preciso, que os oiçam acerca não só dos seus problemas escolares, mas também sobre os seus problemas pessoais, e que estejam dispostos a responder a todas as suas questões acerca da nova escola: é para tudo isto que nós, padrinhos, cá estamos. Eles precisam de um exemplo, precisam de alunos mais velhos com os quais se sintam à vontade para exporem todas as suas dificuldades e que os ajudem a ultrapassá-las. Precisam de “copiar” estes alunos mais velhos, mais ou menos como fazem com as soluções do Caderno de Atividades de Matemática! Precisam de nós para se sentirem maiores e importantes, nesta nova escola na qual são os mais pequenos e os que se sentem mais perdidos neste novo ambiente escolar.
 É incrível podermos acompanhar os "pequeninos" nesta nova fase das suas vidas, que lhes permitirá abrir portas para que descubram o seu lugar na sociedade e a sua verdadeira vocação. Quando olhamos para os nossos afilhados, vemo-nos muitas vezes a nós próprios, identificamo-nos com a visão que têm do mundo que os rodeia, pois também nós já a tivemos. Por isso é, para nós, uma grande alegria podermos ajudar os nossos afilhados sempre que precisarem, para que se possam sentir parte da grande família da nossa escola.

Beatriz Vila e Luís Vila-Lobos do 11ºB

Destaques do Magazibn

  • Na Escola Básica Fernando José dos Santos, no âmbito da celebração da Festa do Patrono dinamizaram-se várias atividades!
    Os encarregados de educação da sala rosa vieram ensinar a fazer surf e a contar uma história.

    Continuar...
  • No dia 10 de abril, durante a Festa do Patrono, na Escola Básica Fausto Cardoso Figueiredo, decorreu o concurso de declamação de poesia, com todos os alunos da escola, com poesias de Luís Vaz de Camões como celebração dos 500 anos do seu nascimento.

    Continuar...
  • O Clube Europeu, em parceria com a secção Erasmus+ , integrou-se no programa da Festa do Patrono do agrupamento, promovendo no dia 14 de abril, na Helena Cidade Moura a atividade" Viver a Europa". Tratou-se de um debate convívio com a presença de diversas turmas do ensino secundário.

    Continuar...
  • No dia 7 de abril realizou-se um Concurso de Leitura, no ginásio da Escola Fernando Teixeira Lopes, com a participação de todos os alunos da escola.
    Este concurso realiza-se todos os anos, durante a Festa do Patrono do Agrupamento, Ibn Mucana. Continuar...
  • No dia 20 de março de 2025 a Escola Fernando Teixeira Lopes recebeu a autora Ana Sousa Martins que apresentou o seu primeiro livro "O Diário da Pulga" e encantou-nos com uma história maravilhosa em forma de diário e uma sessão de autógrafos.

    Continuar...
  • A Feira do Desporto animou a manhã do terceiro dia da Semana do Patrono do Agrupamento Ibn Mucana, 11 de abril, com atividades para todos os alunos do 5º ao 12º ano.

    Continuar...
  • No dia 9 de abril de 2025, no âmbito da Festa do Patrono, celebrou-se o Dia da Poesia, na Escola Básica Raul Lino, com uma atividade dinamizada na biblioteca escolar entre os alunos mais velhos (os padrinhos) e os alunos mais novos (os afilhados).  Continuar...
  • A turma do 8.⁰ D dinamizou a atividade do laboratório aberto, no dia 11 de abril de 2025, na área da Física, inserida na Semana do Patrono do Agrupamento de Escolas Ibn Mucana.

    Continuar...
  • A convite do Vereador Frederico Nunes, as turmas do 12.ºD e E, da Escola Básica e Secundária Helena Cidade de Moura, participaram no Dia da Democracia, que teve lugar no Centro de Congressos do Estoril, no dia 01 de abril, no âmbito da disciplina de Ciência Política. 

    Continuar...
  • No dia 10 de abril seis alunas do 8.ºF dinamizaram as atividades do Projeto Ciência de Palmo e Meio para a turma do 2.º E da Escola Básica Fernando Teixeira Lopes.

    Continuar...

  • (CLICAR NA IMAGEM PARA VER O PROGRAMA)

  • Na biblioteca da EBS Helena Cidade Moura iniciámos a homenagem aos 500 anos do nascimento de Camões com uma atividade envolvendo os sonetos mais conhecidos do poeta. 

    Continuar...
  • Na Escola Básica Fernando José dos Santos, no dia 2 de abril, quarta-feira, os jovens do clube de voluntariado da Ibn Mucana vieram à nossa escola conhecer a nossa experiência no que diz respeito aos projetos desenvolvidos juntamente desenvolvidos com a Associação Social dos Idosos da Amoreira (ASIA).  

    Continuar...
  • O Agrupamento de Escolas Ibn Mucana participou, no passado dia 26 de março, no Torneio Concelhio de Basquetebol 3x3 – Cascais, realizado nas instalações da Escola Secundária Frei Gonçalo de Azevedo.

    Continuar...