No dia 9 de janeiro, a turma A do 12.º ano assistiu à segunda palestra dinamizada pela Dr.ª Beatriz Vila, aluna do Agrupamento Ibn Mucana até ao ano de 2020.
A sessão, subordinada ao tema da Saúde Mental, realizou-se no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e do projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (A.F.C.) da Equipa Educativa a que a turma pertence, intitulado “A (In)sustentável Leveza do Ser”, integrado no tema aglutinador do Agrupamento — “Olhares sobre um Futuro Sustentável”.
No final da palestra, realizou-se uma dinâmica de grupo, durante a qual os alunos debateram ideias relacionadas com a Leveza Sustentável, a Leveza Insustentável, o Peso Sustentável e o Peso Insustentável, aplicando estes conceitos à sua realidade enquanto estudantes.
Tratou-se de uma palestra muito didática, que proporcionou um espaço de reflexão sobre a vivência dos alunos, nomeadamente sobre a articulação entre as múltiplas tarefas escolares e pessoais. A Dr.ª Beatriz Vila partilhou, ainda, algumas estratégias para tornar a fase dos exames num “peso sustentável”.
Os alunos da turma A do 12.º ano irão, de seguida, transmitir estes conhecimentos adquiridos à turma B do 12.º ano, que faz parte da Equipa Educativa no projeto de A.F.C.. Posteriormente, as duas turmas irão dinamizar outra sessão, com o mesmo objetivo, para a turma C do mesmo ano.






Um dos desafios das nossas crianças em dias de chuva é ter onde brincar, e nesse sentido duas das nossas escolas do 1ºciclo, 





No dia 19 de janeiro, os alunos da turma 11º ano A, em parceria com o Clube Europeu, dinamizaram um Peddy Paper Europeu na Escola Básica e Secundária Helena Cidade Moura.

O mês de dezembro foi rico em atividades. Para além do Natal foram tantos os momentos que irão ficar na memória de todos os que fazem parte desta família da EB Fausto Cardoso de Figueiredo. Clicar 
Nos passados dias 6 e 7 de janeiro, o universo "desceu" até à escola para proporcionar uma experiência inesquecível aos alunos de todas as turmas do 7.º ano. A iniciativa trouxe o Planetário Móvel do "Planeta Azul" (itinerante), permitindo que os nossos jovens exploradores espaciais viajassem pelo cosmos sem sair do lugar.
No dia 19 de dezembro, realizou-se a atividade do «Amigo Secreto», na hora letiva de Assembleia de Turma.
No dia 18 de dezembro, a turma participou na atividade “The Ugly Christmas Sweater”.
O Agrupamento de Escolas Ibn Mucana voltou a montar, a já tradicional “Árvore de Natal Matematizada”, uma iniciativa do grupo de Matemática em articulação com a Direção do Agrupamento, que pretende aliar o espírito natalício à dimensão educativa e comunitária.
No passado dia 19 de Dezembro de 2025, o grupo de Educação Física, com a colaboração da turma do Curso Profissional de Gestão Desportiva, 10º1, organizou o “Torneio Basquetebol do 3º ciclo”, prova pertencente ao Plano Anual de Atividades.
Desde outubro que as Bibliotecas Escolares promoveram o concurso concelhio de leitura e incentivaram os seus alunos de 3º e 4º ano a participarem. Em dezembro, receberam os alunos participantes do concurso, que realizaram a primeira prova de verificação de leitura.
No âmbito do Plano Anual de Atividades, promovido pelo grupo de Educação Física, realizou-se o Torneio de Basquetebol do Ensino Secundário na Escola Helena Cidade Moura, nos dias 18 e 19 de dezembro.
No dia 18 de dezembro realizou-se o concurso de leitura EBSHCM fase de escola. As vencedoras foram as alunas Matilde Ferreira,10ºF, e Sara Nunes, 10º G.