
No dia 4 de março, os alunos do 8ºJ foram surpreendidos com uma aula invulgar, organizada pelo PESA e conduzida pela colaboradora da Cascais Ambiente, Andreia! O tema em destaque? "PLANTAS INVASORAS: EDUCAÇÃO, AÇÃO!"
Nesta sessão, os alunos descobriram que uma das maiores ameaças à biodiversidade dos ecossistemas em Portugal é a propagação de plantas invasoras, espécies exóticas com capacidade de colonizar rapidamente áreas vulneráveis, seja devido a incêndios, seja ao abandono de terras agrícolas ou florestais.
No Parque Natural de Sintra-Cascais (PNSC), esta é uma preocupação antiga e crescente. Ao longo de décadas, uma extensa lista de espécies invasoras tem gerado alarme nesta área protegida, incluindo acácias, pitósporos, mimosas e chorões. Os incêndios e o abandono das terras têm facilitado a expansão destas espécies para novas áreas. Portanto, é crucial identificar estas espécies e participar em atividades de voluntariado ambiental para controlar as invasoras e promover a plantação de espécies autóctones, como sobreiros, medronheiros, estornos, salgueiros, carrascos ou lavandas.
Os alunos foram incentivados a ter uma voz ativa e participativa nas questões ambientais, através de jogos, debates e na criação de cartazes. As professoras de Ciências Naturais, Silvia Barão, e de Físico-Química Rosário Valente participaram nas atividades contribuindo para as novas aprendizagens dos seus alunos.
Esta experiência não só educou os alunos sobre a importância da preservação da biodiversidade, mas também os inspirou a agir, tornando-se verdadeiros defensores do ambiente. O futuro dos ecossistemas depende do nosso compromisso e ação hoje!


Um dos desafios das nossas crianças em dias de chuva é ter onde brincar, e nesse sentido duas das nossas escolas do 1ºciclo, 


No dia 19 de fevereiro, a turma do 6.º G realizou uma visita de estudo à exposição “Paixão Universal – Arte Africana”, patente na Galeria de Exposições do Palácio da Cidadela de Cascais.
Ibn Mucana brilha na prova de Esgrima do Desporto Escolar
Ao longo do mês de janeiro forram tantas as aprendizagens que fizemos na nossa escola. Aqui fica o registo de algumas delas (
No dia 19 de janeiro, os alunos da turma 11º ano A, em parceria com o Clube Europeu, dinamizaram um Peddy Paper Europeu na Escola Básica e Secundária Helena Cidade Moura.

O mês de dezembro foi rico em atividades. Para além do Natal foram tantos os momentos que irão ficar na memória de todos os que fazem parte desta família da EB Fausto Cardoso de Figueiredo. Clicar 
Nos passados dias 6 e 7 de janeiro, o universo "desceu" até à escola para proporcionar uma experiência inesquecível aos alunos de todas as turmas do 7.º ano. A iniciativa trouxe o Planetário Móvel do "Planeta Azul" (itinerante), permitindo que os nossos jovens exploradores espaciais viajassem pelo cosmos sem sair do lugar.
No dia 9 de janeiro, a turma A do 12.º ano assistiu à segunda palestra dinamizada pela Dr.ª Beatriz Vila, aluna do Agrupamento Ibn Mucana até ao ano de 2020.
No dia 19 de dezembro, realizou-se a atividade do «Amigo Secreto», na hora letiva de Assembleia de Turma.
No dia 18 de dezembro, a turma participou na atividade “The Ugly Christmas Sweater”.
O Agrupamento de Escolas Ibn Mucana voltou a montar, a já tradicional “Árvore de Natal Matematizada”, uma iniciativa do grupo de Matemática em articulação com a Direção do Agrupamento, que pretende aliar o espírito natalício à dimensão educativa e comunitária.