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Tendo em consideração que o 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades de comemorou há poucos dias, alguns alunos escreveram textos reflexivos acerca desta obra grandiosa. Eis algumas opiniões. 

 

 

Os Lusíadas é, sem dúvida, a «bíblia portuguesa». Não há nenhuma obra com um teor nacionalista e patriótico comparável à mesma, pois retrata um magnífico amor à pátria, que deve ser apreciado por todo o português.
Há alguns argumentos contra o estudo da obra nas escolas, há quem até lhe chame “uma obra que incentiva o fascismo”, mas esses argumentos são inválidos. Todos devemos amar a nossa pátria, pois só nos amando a nós mesmos podemos amar o próximo e, por isso mesmo, é fundamental o estudo d’Os Lusíadas, não porque nos vamos tornar ultranacionalistas obcecados, mas sim porque aprenderemos também a reconhecer a grandiosidade de outras culturas e povos para além do nosso. Ao mesmo tempo que se fortalece este lado nacional, ainda se aprende sobre  a estrutura da versificação camoniana. Então faz todo o sentido que o seu estudo seja realizado nas aulas de português.
Nesta nova realidade em que a internet evolui mais depressa  do que as pessoas, seria importante uma adaptação cinematográfica da obra em si, sendo eu um grande adepto da preservação desta nobre escrita tanto na sua forma original, como numa adaptação de modo a despertar a curiosidade e interesse das próximas gerações. Afinal de contas, quem apreciar um filme, certamente irá adorar estudar a sua versão escrita (e mais completa e original) nas aulas.
Por Rodrigo Martins, 10º B

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A obra “Os Lusíadas” tem um grande papel na literatura e na História de Portugal sendo, por isso, importante estudá-la na escola a partir ao 9ºano.
Esta obra permite-nos aprender sobre a História do nosso país,  e ainda melhorar o nosso vocabulário.  É importante que esta epopeia continue a ser dada nas aulas de português, de maneira a que não sejamos totalmente ignorantes acerca do nosso passado, mantendo também vivo o orgulho nacional.
Por Carolina Reis, 10ºB

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Muito provavelmente, já deve ter colocado esta questão, ou pelo menos ter ouvido a mesma a ser colocada. A disciplina de Português remete os jovens, muitos deles contrariados, para a análise da obra de Camões e, em especial, da epopeia. 
Pode-se dizer que hoje em dia, com a presença de tecnologias, os livros foram deixados de lado e talvez a leitura d’Os Lusíadas  seja só mais uma obrigação escolar para muitos estudantes, visto que são obrigados a lê-la… No entanto, há que considerar inúmeros benefícios a partir da sua análise visto esta nos remeter para a História de Portugal e para os feitos dos nossos antepassados, sendo
estes não apenas imaginários, mas factos reais. Contactamos também com a escrita antiga, mesmo que esta tenha sofrido modificações antes de chegar aos nossos manuais. E Camões não deixa de efetuar diversas críticas ainda muito atuais, por exemplo, ao poder do ouro, à corrupção, à ganância, à falta de incentivo à cultura, etc.
De facto, é importante ler uma obra que remete para a história do nosso próprio país, mas suponho que se a maioria dos Portugueses a lesse mais, se enquanto  alunos não fossem obrigados a lê-la e relê-la na escola e apenas o fizessem por própria vontade.
Por Carolina Almeida, 10ºA

Destaques do Magazibn

  • No dia 3 de outubro deu-se início às atividades do Projeto Ciência de Palmo e Meio com a turma do 4.º A da Escola Básica Fausto Cardoso Figueiredo. É um privilégio trabalhar com os meninos do 1º ciclo e Pré-Escolar e colaborar com as suas professoras e educadoras, promovendo a articulação vertical e a literacia científica.

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  • No dia 27 de setembro, os alunos da Escola Básica Fernando José dos Santos comemoraram o Dia Europeu do Desporto na Escola com uma sessão especial de jiu-jitsu. Orientados pelo treinador Bryan, os alunos praticaram durante 24 minutos, numa colaboração voluntária que deixou todos com o coração cheio de alegria.

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  • No âmbito da promoção da atividade física e dos hábitos de vida saudável, a turma do 4.ºD da Escola Básica Fernando José dos Santos teve a oportunidade de visitar a praia de São Pedro do Estoril.

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  • No passado dia 3 de outubro, um grupo de 7 alunos da nossa escola representou-nos com grande entusiasmo no "Iron Kids", uma iniciativa da Câmara Municipal de Cascais. Os nossos atletas participaram em diferentes escalões, demonstrando determinação e espírito de equipa.

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  • É muito fácil sermos vítimas de cyberbullying e nenhum de nós, os adultos da Ibn Mucana, é imune a  determinados acontecimentos que se passam nas vidas cibernéticas como comentários ou mensagens menos agradáveis.

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  • No dia 27 de setembro de 2024, decorrei mais uma edição das "Conversas Re-Construtivas", uma iniciativa promovida em parceria entre a Técnica Especializada em Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário, Madalena Silva, e a Ludoteca da Adroana, destinada a educadores adultos. Esta atividade, realizada mensalmente, tem como objetivo apoiar e capacitar pais, educadores e profissionais que trabalham com crianças e jovens.

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  • No dia 25 de setembro decorreu, na praia de São Pedro do Estoril, uma aula de Surf, organizada pela professora Patrícia Pincha, no âmbito do Plano Estratégico do Bem-Estar.

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  • 27 de setembro 2024 - Dia Europeu do Desporto Na escola
    Durante a manhã do dia 27 de setembro, após a mostra das atividades e horários aos Encarregados de Educação junto ao portão da EBS Ibn Mucana, estiveram presentes os alunos do 5ºano no Dia Europeu do Desporto na Escola.

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  • Na Escola Básica (EB) Fernando José dos Santos, arrancámos o ano letivo de coração cheioheart.
    Cada turma pintou um coração e colocou-o no painel alusivo ao projeto curricular de escola.

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  • O Dia Internacional da Paz, realizado em 21 de setembro, promove 24 horas de não-violência e cessar-fogo em todo o mundo. Este ano, ao comemorar-se o 25.º aniversário da Declaração e Programa de Ação sobre uma Cultura de Paz, o tema escolhido é «Cultivar uma Cultura de Paz». Este tema destaca que a paz deve ser promovida em todas as comunidades e gerações, através da educação. 

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  • A biblioteca da Escola Básica e Secundária Ibn Mucana produziu um Escape Room Educativo, usando o espaço da biblioteca para a criação de cenários realistas. Os alunos, a partir da pergunta “Qual é o livro que tens de encontrar?” entraram na narrativa apresentada no livro e, trabalhando em equipas, procuraram pistas e foram resolvendo os desafios e enigmas que encontravam.

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  • Para finalizar o ano em grande, realizou-se mais uma vez o Encontro de Principiantes do  Surf do Desporto Escolar, Encontro esse onde os participantes puderam realizar estações de Surf, Stand Up Padle, Bodyboard, Skate Surf e workshops ligados à Segurança e à Cidadania Marítima.

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  • Entre os dias 3 a 5 de Junho os alunos do 6º ano, da turma D, juntamente com as professoras Graça Corte Real, Sofia Neves e Mariana Ramos da Silva, realizaram a sua viagem de finalistas.

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  • O dia 1 de junho, dia da Criança, foi assinalado na Biblioteca da EBSHCM, com a participação dos alunos ao indicarem os livros e jogos da sua infância.

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