"Dá Mais Gosto ir à Escola"

Um dos desafios das nossas crianças em dias de chuva é ter onde brincar,  e nesse sentido duas das nossas escolas do 1ºciclo, EB Fausto Cardoso Figueiredo e EB Raul Lino, candidataram-se à iniciativa do Continente "Dá Mais Gosto ir à Escola" de reabilitação de espaço Exteriores. 
Estamos na fase de votação e podem fazê-lo através da APP do Cartão Continente. Veja AQUI como votar!
Contamos com TODOS os vossos votos! Bem hajam!

Preparar o Digit@l - Calendário das Provas EnsaioNOVO (06.02.2026) 

Conforme o comunicado do MECI de 06/02/2026, as Provas-Ensaio foram reagendadas para abril. Esta decisão decorre da situação de calamidade que "causou danos nas infraestruturas escolares, nas comunicações e na rede elétrica", sendo necessário tempo para que todos possam "cuidar do seu bem-estar e retomar a normalidade". Mais se informa que as datas das provas ModA e das Provas Finais do Ensino Básico se mantêm inalteradas.

Provas Ensaio - Provas ModANOVO (06.02.2026)

Provas Ensaio - Provas Finais NOVO (06.02.2026)

Importante: 

  • As provas-ensaio são obrigatórias para todos os alunos dos 4.º, 6.º e 9.º anos e realizam-se, em suporte digital.
  • Cada prova-ensaio tem a duração de 45 minutos.
  • A escola irá utilizar os resultados destas provas em sede de avaliação interna dos alunos.
  • O EduQA disponibiliza provas digitais realizadas em anos anteriores. Sugere-se aos alunos que consultem estes recursos digitais para preparação das provas. AQUI

          

Campanha #ibnsemtlm

  
Cartaz criado por alunos do 9.ºD na disciplina de TIC

 

"Notícias" Magazibn

Nos dias 1 e 2 de abril, tivemos a visita dos alunos do Agrupamento de Escolas de Ourique no âmbito do projeto MUDA TT (Muda o Teu Território). O grupo foi acompanhado por alguns alunos da turma D, do 12º ano. O objetivo do projeto é promover a partilha da vivência de duas realidades diferentes: o interior, rural/o litoral, urbano. Desta vez, Ourique esteve em Cascais.

O programa foi diversificado e começou na Casa das Artes com dois workshops: um de Cianotipia “Ver através do Sol” (Cianotipia é um processo químico de impressão em tons de azul ciano, que consiste na reação da luz ultravioleta (luz solar) a uma mistura química aplicada em suporte de papel) e o segundo de cerâmica: azulejaria portuguesa (pintura de um azulejo com técnica de azulejo tradicional
português). Estes workshops tiveram a participação de alguns alunos da turma H, do 12º ano.
Do programa fez também parte a prática do surf, momentos bem passados na praia de S. Pedro do Estoril na companhia de alunos da Hungria que se encontravam na nossa escola no âmbito do Erasmus +.
O jantar do dia 1 de abril aconteceu no refeitório da Escola Ibn Mucana, num clima de boa disposição e convívio muito agradável.
A tempestade Nuria impediu a realização do passeio a bordo do galeão “Estou para ver” e obrigou a um plano B: a visita ao Palácio da Cidadela, com muitos pontos de interesse e de que todos gostaram.
O programa terminou com uma visita à redação do Expresso e uma passagem pelos estúdios da SIC que despertou muita curiosidade por parte dos alunos, pois para alguns a área da Comunicação Social pode vir
a ser uma hipótese no percurso académico a seguir.
No final, os alunos das duas escolas fizeram um balanço muito positivo por aquilo que aprenderam e também pela interação que estabeleceram.
Este programa foi possível graças à disponibilidade da direção (professoras Teresa Lopes e Gabriela Neto), das professoras Isadora Pestana e Filipa Spínola que orientaram os workshops realizados na Casa
das Artes e dos professores José Dias e Nuno Pimpão, responsáveis pela atividade de surf.
A todos, muito obrigado!